Maria Bethânia libera sua releitura para Pantanal

A espera finalmente acabou! Estreia nesta segunda-feira (28), na faixa da tradicional Novela das Nove da TV Globo, o remake de Pantanal, exibida originalmente pela extinta TV Manchete, lá em 1990.

Após muito mistério sobre qual seria a canção-tema de abertura da trama e quem a interpretaria, foi revelado, na semana passada, que a música seria a mesma da trama original, também denominada Pantanal, e composta pelo cantor, multi-instrumentista e compositor mineiro, Marcus Viana, mas com (Maria Bethânia dando sua releitura à clássica canção.

Além dela na interpretação, Almir Sater, cantor e compositor bastante identificado com a região pantaneira, também participa, com toques de viola caipira na releitura gravada por Bethânia.

Maria Bethânia agradeceu pela oportunidade de ter podido regravar a icônica canção: “É uma honra esse convite, fiquei bastante contente de fazer uma música poderosa, uma música forte”, diz a artista baiana.

A cantora baiana também falou sobre voltar a cantar ao lado de Sater. Segundo ela, isso a comoveu: “Ele é um dos maiores músicos do Brasil, um grande compositor”, afirma.

Almir Sater relembra de sua ligação antiga com a novela e não apenas como ator. Há 32 anos, o músico, juntamente com Renato Teixeira, escreveu Tocando em Frente, que fez parte da trilha da novela da Manchete. Naquela época, Bethânia ligou, perguntando se ele tinha alguma música nova. O próprio Almir dá o desfecho da história:

“Falei sobre essa [‘Tocando em Frente’] e ela pediu que eu cantasse por telefone. Cantei e na mesma hora ela disse que a música era dela. E assim foi. Ela gravou bonito”, diz.

Almir emenda, agora comentando sobre o prazer de gravar outra histórica canção ao lado de Bethânia, Pantanal: “Agora participarmos juntos dessa regravação fechando nosso ciclo Pantanal. Fiquei feliz”, completa o músico.

O compositor de Pantanal, a canção, Marcus Viana, comentou, com o Versos e Prosas, da emoção que sentiu ao ficar sabendo da escolha de Bethânia pela regravação e ainda com o toque da viola de Almir Sater:

“A alegria que eu tive de ouvir Maria Bethânia foi indizível, porque, primeiro, Bethânia é um símbolo de qualidade, poética e musical. A vida inteira, essa mulher deu honradez à MPB, a Bethânia é símbolo de qualidade, de sobriedade, de beleza poética. Então, vocês imaginem a alegria que eu estou de ouvir a Bethânia e a violinha do Almir ali, no meio daquelas cordas lindas, aquelas percussões, aqueles tambores, tão muito lindos!”, celebra Marcus Viana.

Vale lembrar que Pantanal, a original da TV Manchete, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, e exibida em 1990. Agora, 32 anos depois, o remake da TV Globo, que estreia nesta segunda-feira (28), foi escrita pelo neto de Barbosa, Bruno Luperi, e tem a direção artística de Rogério Gomes.

Pantanal, composição de Marcus Viana, contou, além da interpretação de Maria Bethânia, e da participação de Almir Sater com a viola caipira e Charango, com a produção musical de Marcio Arantes e arranjo de orquestra de David Campbell.

Para conferir como ficou a sempre brilhante interpretação de Maria Bethânia para Pantanal, tema de abertura do remake de Pantanal, que estreia nesta segunda-feira (28), na TV Globo, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *