• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Diversidades

O Micróbio do Samba, Adriana Calcanhotto e suas impressões após 10 anos

Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira POR Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira
20 de abril de 2021
Em Diversidades
Tempo de Leitura: 8 mins para ler
O Micróbio do Samba Adriana Calcanhotto

Foto: Divulgação

Siga o Versos e Prosas no Google News

Índice

  • O Micróbio do Samba e as impressões de Adriana Calcanhotto dez anos depois
  • “O Micróbio do Samba”: afinal, o que significa?
  • A força de Adriana Calcanhotto, a força da mulher
  • “O Micróbio do Samba” e a liberdade feminina
  • Influências do tal “Micróbio do Samba” na veia de Adriana Calcanhotto
  • Adriana Calcanhotto em novelas
  • “O Micróbio do Samba” e Lupicínio Rodrigues
  • Marisa Monte também colaborou com “O Micróbio do Samba”
  • Filho de Moraes Moreira também foi peça fundamental no “Micróbio do Samba”
  • O sol nascerá
  • Qualquer maneira de amor vale a pena
  • O amor e a música mudam o mundo?
  • Esses passarão, nós passarinho

O Micróbio do Samba e as impressões de Adriana Calcanhotto dez anos depois

Acostumada a interpretar canções mais românticas e lentas, Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965) se “reinventou” no álbum “O Micróbio do Samba”, que completa dez anos neste ano de 2021. Artista de sucessos consagrados como “Devolva-me”, “Mentiras”, “Esquadros” e “Vambora”, a cantora gaúcha falou, em entrevista ao Versos e Prosas, sobre uma década deste trabalho, bem como de suas impressões dez anos depois. E então, o que será que mudou?

Durante nossa conversa, Adriana Calcanhotto sempre fez questão de ressaltar nomes de grandes personalidades, não só da música, mas da cultura brasileira de forma geral. Dentre os agraciados por ela, estão seu conterrâneo, o também cantor Lupicínio Rodrigues, passando por Milton Nascimento, Caetano Veloso e Cartola. Além disso, o grande poeta e escritor Mário Quintana também foi citado por Calcanhotto.

Artigos Relacionados

Gilberto Gil, que completa 80 anos neste domingo (26), e é reverenciado por artistas

Gilberto Gil completa 80 anos e artistas o reverenciam, em depoimentos emocionantes

Renan Rodrix, que se declarou para sua amada, Kika Malk

Renan Rodrix se declara de forma poética. Landau e Gabi Roncatti demonstram o amor, com descontração

“O Micróbio do Samba”: afinal, o que significa?

O Micróbio do Samba Adriana Calcanhotto
Foto: Divulgação

Para começar, o que seria então este tal “O Micróbio do Samba”? Nome, digamos, um pouco diferente, não? A própria cantora e compositora Adriana Calcanhotto nos explica o porquê da escolha do nome. Segundo ela, houve uma forte influência de um também cantor conterrâneo, de Porto Alegre: Lupicínio Rodrigues (Porto Alegre, 16 de setembro de 1914 — Porto Alegre, 27 de agosto de 1974).
“A escolha do nome ‘O Micróbio do Samba’ veio porque, justamente, onde eu começo a investigar a influência do Lupicínio Rodrigues na minha obra, na minha vida já conhecia, por Porto Alegre, por ouvi-lo, Desde a infância e tal. Mas a coisa do samba nesse disco, no ‘Micróbio’, nele, eu me aproximo mais da influência, das coisas dele.

E aí, lendo um livro muito importante sobre ele, escrito pela Rosa Dias, ela fala isso, que ele usa a expressão que ele nasceu com o micróbio do samba. E eu achei tão bonitinho e como diz o que tem a ver com ele, a expressão é muito boa, eu me identifico com isso. Ter ‘O Micróbio do Samba’ não te transforma num sambista, mas também não te transforma num doente do pé qualquer, entendeu? Eu acho que é lindo esse nome, ‘O Micróbio do Samba’”, explica, empolgada, Calcanhotto.

A força de Adriana Calcanhotto, a força da mulher

Ao comentar sobre uma das 12 músicas do álbum “O Micróbio do Samba”, “Mais Perfumado”, composta pela própria cantora, que fala sobre um homem que pensa estar enganando sua companheira, a artista manda um recado claro e direto a quem, mesmo dez anos depois, acha que consegue enganar sua fiel parceira.

“Acho que as mulheres tão mais conscientes, mais engajadas, mais unidas, né? A sororidade acontece, mas tudo, tudo isso é mais do que há dez anos atrás. Agora, a letra de mais perfumado, esse samba, quando o micróbio saiu, muita gente falou: ‘Nossa, que coisa moderna, né? A mulher que está sacando tudo que o homem tá fazendo e ele acha que tá enganando, mas ela não se engana em tudo’.

Só que eu não acho isso, eu acho isso a coisa mais antiga que tem, é uma forma feminina de lidar, né? Com os homens, com certas coisas que os homens precisam tomar conta da ideia, tá na frente e é uma certa sabedoria das mulheres. Então, ele acha que ele tá enganando, ele acha que ele tá traindo e ninguém tá vendo, mas não. E eu não acho isso moderno não, eu acho isso antigo, ancestral”, desabafa Adriana Calcanhotto.

“O Micróbio do Samba” e a liberdade feminina

Adriana Calcanhotto
Facebook Oficial

Já ao falar da música “Beijo Sem” (Adriana Calcanhotto), outra faixa de “O Micróbio do Samba”, a cantora gaúcha diz sua opinião, sincera e sem medo, sobre o que pensa da liberdade feminina, após uma década do lançamento da música.

“Vejo mais liberdade do que há dez anos, mas o que eu acho que é mais importante ainda nesse momento, eu vejo luta e vejo as mulheres se unindo e vejo a gente juntando forças em nome de nós, em nome dos homens, das crianças, e lutando contra a ignorância, o racismo e isso eu acho mais importante. E, nós teremos ainda mais liberdade do que agora, mas eu devo dizer, acho que estamos melhores do que dez anos atrás”, acredita a artista.

Influências do tal “Micróbio do Samba” na veia de Adriana Calcanhotto

Ao retomar sua ligação com o samba, Adriana Calcanhotto fez questão de ressaltar que não se importava de ser conhecida como “a cantora de músicas românticas”, mas quis mostrar, também, que poderia (e pode) sim dar vida a um outro tipo de interpretação, com o qual o grande público não estava acostumado.

“Eram coisas ali por Toquinho e Vinícius. Era meio nesse momento. São coisas assim, quando eu comecei a tocar um pouco mais de samba, no violão, O álbum ‘Micróbio’, o álbum era um show, na verdade, eles (o público), falava não sobre o samba em si, mas sobre o samba em mim”, brinca, de maneira irreverente, Calcanhotto.

Adriana Calcanhotto em novelas

Adriana, que ficou conhecida como uma compositora e cantora de canções românticas de músicas de novela, que, aliás, disse fazer também com prazer e com alegria. Dentre as várias canções, integrantes de novelas, destacam-se: “Devolva-me” (Lilian Knapp e Renato Barros), de “Laços de Família”, exibida em 2000, e “Não Demora” (Adriana Calcanhotto, 2016), da novela “A Lei do Amor” (2016), ambas exibidas pela Rede Globo.

“O Micróbio do Samba” e Lupicínio Rodrigues

Voltando ao samba, a cantora faz questão de ressaltar (e com orgulho) suas principais influências, incluindo Lupicínio Rodrigues.
“Mas aí quando apareceu o samba, as pessoas estranharam um pouco, né? Esse lugar, mas esse lugar aí era sobre o samba no meu violão, na minha obra, na minha vida e a figura que é o emblema disso tudo é o Lupicínio, por nós sermos conterrâneos e porque nós viemos pro Rio de Janeiro, série de coisas e pela genialidade dele.

O momento dele na história da música é um momento incrível, porque as pessoas estavam começando a cantar, rente a fala, a lá João Gilberto, mas ainda era muito novo e ele não era da Bossa Nova, ele é anterior, mas ele (Lupicínio) já cantava então ele cantava de uma maneira muito quase falada, letras absurdas de uma pessoa ter coragem de dizer essas coisas.

Então, ele é um grande achado. Agora, pra mim, que nasci, já na barriga da minha mãe, ouvi a Lupicínio, eu tive que me afastar um pouco dele, da obra dele, eu não morava mais em Porto Alegre, quer dizer, só em dois mil e onze, eu fui investigar a importância desse gênio total que era Lupicínio na minha vida”, reforça a compositora.

Marisa Monte também colaborou com “O Micróbio do Samba”

Outro nome de suma importância na Música Popular Brasileira, Marisa Monte, também deu sua colaboração para este lado mais sambista de Calcanhotto.
“Quando eu comecei, eu fiz um samba, depois fiz outro e depois não era intenção, entendeu? Vou sentar e vou fazer um samba. Não, vou tocar, vou fazer uma música, talvez eu vou só tocar, ou errar. E aí, começaram a sair sambas.

E a Marisa Monte já tinha feito o disco dela de sambas e, afinal de contas, ela tem essa ligação com a Portela e de muito tempo. A Marisa também é do mundo do samba, né? E ela me disse assim: ‘Você vai ver como o samba é fluido, você senta com as pessoas numa mesa, batuca numa mesa, não precisa de nada, um violão e uma garrafa e o samba, ele diz, ele vem, ele diz o que ele tem pra dizer, ele faz o que ele tem pra fazer. É, é muito, muito fluido’. E isso ela me avisou e eu, de fato, constatei”, admite Calcanhotto, ao nos contar sobre a importância do samba em sua vida.

Filho de Moraes Moreira também foi peça fundamental no “Micróbio do Samba”

Adriana também faz questão de valorizar quem a apoia e a ajuda, na carreira, nos bastidores, como foi no caso do “Micróbio”, com o violonista Davi Moraes, também grande guitarrista e filho do saudoso e eterno Moraes Moreira, da banda “Novos Baianos”. Segundo a cantora, um cisto a impedia de tocar e, assim, ela acionou um violonista profissional para “amaciar” o violão, o que a aproximou, para sempre, deste exímio guitarrista.

Na nossa categoria Diversidades você encontra outras diversas matérias.

“Então, a solução para fazer show de um disco que eu gravei todos os violões, foi chamar gente grande, um violonista de verdade, que é o Davi Moraes, com quem eu adorei trabalhar, viajar. Ficamos amicíssimos, amo ele e ainda por cima, esse violão meu de show que ele usou no ‘Micróbio’, ele amaciou pra mim, hoje em dia o meu violão de show foi amaciado pelo Davi Morais, isso pode parecer nada? Mas não é. É muita coisa e eu tenho muita gratidão por ele ter aceito o projeto. Enfim, ele é um príncipe, todo mundo sabe”, ressalta Calcanhotto.

O sol nascerá

Ao comentar sobre mais uma bela canção de “O Micróbio do Samba”, “Eu Vivo a Sorrir” (Adriana Calcanhotto), a cantora cita outra histórica música do samba brasileiro: “O Sol Nascerá”, de Cartola e Elton Medeiros (1961), que traz o seguinte trecho:

“A sorrir,
Eu pretendo levar a vida,
Pois chorando,
Eu vi a mocidade,
Perdida”.

“É a ideia de viver, a sorrir, né? Eu vivo a sorrir e tudo, primeiro é um comentário sobre um samba muito conhecido, um samba tradicional e é também minha forma de viver o mundo assim, não no sentido de viver, sorrir sem motivo, de um sorriso bobo.

Mas o que essa canção fala é: ‘Eu vivo a sorrir pro caso de o acaso estar num bom dia, pro caso de Virar a esquina e adentrar a livraria’, ou seja, eu já estou sorrindo, considerando que as coisas boas podem acontecer. Devo confessar que hoje tá mais difícil sorrir do que há dez anos, com tudo que a gente tá vivendo, mas como tudo é cíclico, a gente vai voltar a sorrir já, já”, acredita, esperançosa, a artista.

Qualquer maneira de amor vale a pena

Já quando comentou sobre o tema tratado em “Tá Na Minha Hora” (Adriana Calcanhotto), que fala de quando um relacionamento efêmero chega ao fim, tipo aqueles de “amor de Carnaval”, Calcanhotto se valeu de mais uma valorosa canção de nossa MPB, esta composta por Milton Nascimento e Caetano Veloso, “Paula e Bebeto” (1975):

“Qualquer maneira de amor vale a pena,
Qualquer maneira de amor vale amar”.

“Bom, no momento sem carnaval é difícil responder, mas eu sou a favor. Qualquer maneira de amor, vale a pena! No carnaval ou não, um dia, vinte anos, meia hora: tudo vale”, cravou a gaúcha.

O amor e a música mudam o mundo?

Para Adriana Calcanhotto, sim. Ao ser questionada se vale a pena mudar por amor, tomando como base a música “Vem Ver” (Adriana Calcanhotto e Dadi Carvalho), ela nos trouxe esta bela mensagem. “Eu não sei se vale a pena mudar pôr amor, depende do amor, depende de uma série de coisas. O que eu sei, a outra face dessa moeda, é que o amor muda, gente! O amor muda o mundo. Duas coisas podem mudar o mundo: o amor e a música”, relata Calcanhotto, ao abordar mais uma faixa de “O Micróbio do Samba”.

Esses passarão, nós passarinho

Para finalizar, Adriana Calcanhotto acredita que, tudo isso que estamos vivendo, este período de pandemia, vai passar. Para ilustrar seu sentimento, ela se vale de um poema pequeno, mas histórico, do grande escritor Mário Quintana, também gaúcho como ela.

Poeminho do Contra
Mário Quintana

“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho”!

“Acredito muito que vai passar, acredito que tudo passa, as coisas boas passam porque as ruins não passariam, se a gente olhar pra história com mais ou menos tempo pra resolver a parada, sempre tivemos pandemias, epidemias, peste. É parte também da natureza isso.

E eu não sei, acho que já passou, na verdade, aquele mundo que a gente vivia no ano retrasado, já passou, ele já não existe mais. E vai passar. Assim, eu acho, as coisas que acontecem no Brasil, mal intencionadas, que desprezam as pessoas, que desprezam a ciência, a cultura, a saúde e sobretudo o Brasil, esses passarão, e nós passarinho”, finaliza, com a classe de sempre, Adriana Calcanhotto.

Para se deliciar com “O Micróbio do Samba”, clique aqui e curta suas 12 faixas, cada uma mais especial que a outra!

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Cantora Claudya faz show de novo álbum em São Paulo, destacando a Bossa Nova e a Jovem Guarda
Nathalia Ferreira
Website | + posts

Poetisa mineira, Nathália Ferreira, apaixonada por Versos e Prosas, sempre gostou da Música Popular Brasileira, bem como de acompanhar tudo sobre seus bastidores. Para ficar mais perto dos artistas, decidiu criar um blog para falar sobre o assunto. Agora, para ampliar os horizontes, resolveu transformá-lo em um site, o Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Gilberto Gil completa 80 anos e artistas o reverenciam, em depoimentos emocionantes
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Em noite com sol, Orquestra Opus e Flávio Venturini iluminam a capital mineira
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    A luz de velas, Grupo DoContra convida trio Amaranto e cantam juntos o perfume da música mineira
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Em noite fria Belo-horizontina, Orquestra Opus e Sá e Guarabyra aquecem o coração de todos

Matérias Relacionadas

Gilberto Gil, que completa 80 anos neste domingo (26), e é reverenciado por artistas
Diversidades

Gilberto Gil completa 80 anos e artistas o reverenciam, em depoimentos emocionantes

Renan Rodrix, que se declarou para sua amada, Kika Malk
Diversidades

Renan Rodrix se declara de forma poética. Landau e Gabi Roncatti demonstram o amor, com descontração

Gabriel Sá e sua inseparável viola
Diversidades

Salve o Pantanal, de Gabriel Sá: um grito pela preservação ambiental

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira
Diversidades

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira

Vinny, que curte as antigas e já compôs hit no chuveiro
Diversidades

Cantor Vinny curte as antigas e já compôs hit da carreira no chuveiro

Rodrigo Borges, que tem gosto musical bastante variado
Diversidades

Rodrigo Borges curte de Clube da Esquina a samba enredo

Comments 11

  1. Rejane Ferreira says:
    1 ano ago

    Parabéns pelo projeto.
    Texto ótimo.
    E viva a música popular brasileira.

    Responder
    • Nathalia Ferreira says:
      1 ano ago

      Obrigada 🥰

      Responder
    • Alison Pitangueira says:
      1 ano ago

      Muito obrigado! Continue por aqui! Ah, e claro, viva a Música Popular Brasileira, sempre!!!

      Responder
  2. Lívia says:
    1 ano ago

    Música é vida!
    Belo projeto.

    Responder
    • Nathalia Ferreira says:
      1 ano ago

      Obrigada 🥰

      Responder
  3. deta says:
    1 ano ago

    Não tem como não gostar de Adriana pra mim ela é uma das melhores cantoras que conheço entre tantas Micróbio do samba fantástico. Abraço. Seus projetos são fantásticos. Adoro ❤🎶🎵

    Responder
    • Nathalia Ferreira says:
      1 ano ago

      Obrigada 🥰💜🎶

      Responder
  4. Carolina Mariante de Abreu says:
    1 ano ago

    Amo esse disco, adorei o show! E ouvi-lo segue sendo muito prazeiroso, no melhor estilo “eu nao ando só, só ando em boa companhia”…

    Responder
    • Nathalia Ferreira says:
      1 ano ago

      🥰💜🎶

      Responder
  5. Luís Gustavo Carboni says:
    1 ano ago

    Arrasaram. Consumir Adriana é sempre o máximo, seja ouvindo um álbum, assistindo um show ou lendo uma entrevista (ou o Saga Lusa). Confesso que estranhei muito O micróbio do samba na primeira audição, depois fui infectado sem volta e me apaixonei, principalmente após o show.

    Responder
    • Nathalia Ferreira says:
      1 ano ago

      Adriana é maravilhosa e o micróbio do samba só veio para reafirmar isso 🥰🥰🥰

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Live Gal Costa 2021

Live Gal Costa 2021 terá músicas de grande sucesso da cantora

Capa single Hit

Single Hit retoma parceria entre Lulu Santos e o produtor Liminha

Clipe de Via Láctea dá pontapé inicial para estreia de álbum de Christine Valença

Clipe de Via Láctea dá pontapé inicial em álbum de Christine Valença

Os Paralamas do Sucesso, intérpretes de Alagados

História da música Alagados, d’Os Paralamas do Sucesso

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles, nos Estados Unidos

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum

Arnaldo Antunes se junta à Orquestra Opus, para show em BH

Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
.
Configurações de CookiesACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR