Flor de Lis, de Djavan, não foi feita para esposa e filha falecidas

Flor de Lis, de Djavan, foi lançada em 1976, no primeiro álbum do artista alagoano, “A voz, o violão, a música de Djavan”.

Flor de Lis é uma das melhores músicas do cantor, além de ser uma das mais ouvidas por fãs e admiradores, até os dias de hoje.

Flor de Lis tem um boato a seu respeito, com o qual Djavan tem que lidar e desmentir por várias e várias vezes. Circula pela Internet, desde 2008, que a canção teria sido feita após o cantor e compositor perder a esposa (Maria) e a filha (Margarida), durante o parto da amada, o que, repito, não é verdade.

Continue a leitura, para conhecer a verdadeira história de Flor de Lis, de Djavan, com o Versos e Prosas.

O boato sobre a história da música Flor de Lis

Muitos espalham boatos pela Internet, em sites, blogs e correntes de redes sociais, de que Djavan teria escrito Flor de Lis em homenagem à esposa e à filha falecidas.

Isso se dá devido ao refrão que diz: “Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu”.

De acordo com o tal boato, o artista teria que escolher entre salvar a vida de uma ou da outra, durante o suposto parto. Ele teria pedido ao médico que salvasse as duas, mas isso, segundo a história fantasiosa, não foi possível e ambas acabaram falecendo.

A verdadeira história por trás da canção

Flor de Lis, na verdade, não foi baseada em nada disso, que os tumultuadores da Internet disseminaram por aí! Em 2010, o próprio Djavan comentou sobre o boato, durante sua apresentação no programa Palco MPB, da antiga Rádio MPB FM, do Rio de Janeiro.

“Existe uma explicação na internet, completamente falsa, nada daquilo jamais aconteceu, não é uma experiência pessoal, é uma invenção. De um modo geral, as minhas composições não falam de mim mesmo. É claro que eu não posso negar que estão embutidas ali coisas da minha experiência de vida, até coisas que realmente aconteceram, mas não são autobiográficas, de modo algum, essa não é a intenção”, reforça Djavan.

Djavan refuta o boato

Os boatos fantasiosos da Internet, de que Flor de Lis teria sido feita para esposa e filha falecidas, foram, mais uma vez, desmentidos pelo cantor e compositor alagoano. “E a explicação que deram pra Flor de Lis, que eu tive uma mulher que deu à luz a uma criança, e a mulher morreu no parto, isso é de uma imaginação incrível. Muitas vezes minhas canções, embora tenham algo de mim, não possuem intenção autobiográfica”, reforça Djavan, que ainda complementa:

“A primeira vez que eu li isso fiquei muito assustado. As pessoas realmente têm muita criatividade”, desabafa o cantor e compositor, sobre a alta capacidade de alguns para se espalhar fake news por aí! Confira mais sobre a história da música conosco.

Flor de Lis: o que diz a letra?

Após acompanharmos o desmentido sobre o forte boato sobre Flor de Lis (Djavan, 1976), confira o que realmente a letra quer nos dizer.

“Valei-me, Deus

É o fim do nosso amor

Perdoa, por favor

Eu sei que o erro aconteceu”.

No início da canção, o personagem de Flor de Lis faz uma súplica a Deus, arrependido de algo que teria feito com sua amada, mas que não fica claro o que ouve, através da letra. De qualquer maneira, ele se confessa arrependido e pede perdão.

“Mas não sei o que fez

Tudo mudar de vez

Onde foi que eu errei?

Eu só sei que amei

Que amei, que amei, que amei”.

Neste trecho, o eu lírico reconhece, mais uma vez, seu erro, embora não saiba apontar onde teria cometido tal equívoco. E o personagem ainda garante que, apesar do erro, garante que amou, intensamente, o que fica claro na repetição: “Eu só sei que amei, Que amei, que amei, que amei”.

A dúvida pelo fim do amor persiste

Em Flor de Lis, o personagem segue tentando buscar explicações do porquê do fim da relação:

“Será, talvez

Que minha ilusão

Foi dar meu coração

Com toda força

Pra essa moça me fazer feliz”.

Aqui, o homem questiona se não teria amado demais e não percebido, talvez, algo que pudesse fazer diferente, para não ter que chegar ao ponto e perder a amada de vez!

“E o destino não quis

Me ver como raiz

De uma flor de lis

E foi assim que eu vi

Nosso amor na poeira, poeira

Morto na beleza fria de Maria”.

Neste ponto, Djavan chega ao nome da canção: Flor de Lis. Ele se refere a uma planta fria e seca, que vive de forma solitária.

Quanto à expressão “Morto na beleza fria de Maria”, o compositor se refere tão somente e apenas à insensibilidade da amada, que se chamava Maria, mas que não se curvava ao forte amor do personagem.

Aqui, vale lembrar que, de fato, Djavan foi casado com uma mulher que se chama Maria e ainda está viva. Eles se separaram em 1998. No entanto, ele se casou com ela em 1972, quatro anos antes da composição da música, o que reforça que, a letra de Flor de Lis, não coincide em nada com sua então esposa, Maria Aparecida dos Santos Viana.

Além disso, vale ressaltar, para derrubar de vez qualquer boato, não há qualquer esposa ou filha falecida na biografia de Djavan Caetano Viana.

Flor de Lis e o refrão que confundiu muita gente

O refrão da música deu munição para que o tal boato de que Djavan fez Flor de Lis para esposa e filha falecidas. A letra diz:

“E o meu jardim da vida

Ressecou, morreu

Do pé que brotou Maria

Nem margarida nasceu

E o meu jardim da vida

Ressecou, morreu

Do pé que brotou Maria

Nem margarida nasceu”.

Ao comentar sobre o significado da música, dessa vez em 2013, Djavan contou ao programa Viva Voz sua verdadeira intenção com a letra e falou, ainda, sobre o refrão, para alguns, polêmico.

“Eu nunca tive por essa música uma impressão de tristeza, embora ela fale sobre um grande amor que não aconteceu. É uma música que conta uma história, de maneira leve, e a confusão é isso (com o refrão), mas ele não está se lamentando. Ele (o personagem) está concluindo a história que acabou de contar”, explica, de forma clara e objetiva, o cantor e compositor.

Portanto, a verdadeira e real história da canção é simplesmente o seguinte: o personagem cometeu um erro que, na visão de sua amada, foi muito grave e imperdoável.

E aí? Gostou de nossa análise de “Flor de Lis”, de Djavan? Ficou surpreendido ao saber que toda aquela história criada não passava de uma bela fantasia da imaginação de alguns? Então, acesse, através do player abaixo, a canção e curta a letra, novamente, agora sabendo da verdadeira história por trás de Flor de Lis!

Marcos Aurélio

8 comentários sobre “Flor de Lis, de Djavan, não foi feita para esposa e filha falecidas

  1. Gostei da explicação e serve pra gente ter cuidado, filtros e critérios quando usamos internet, pois ali se pública o que quiser porém, tem muita gente falando m…….

  2. Um equivoco é que esse boato vem desde os anos 1980 e não de 2010, e ele não falou nada porque ajudava alavancar o seu primeiro trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *