Bruno Gouveia, do Biquini Cavadão, acredita que a poesia leva à verdade

O Biquini Cavadão, que já está há 37 anos na estrada, não para! Com a retomada dos shows presenciais, o grupo, formado por Bruno Gouveia (vocal), Carlos Coelho (guitarrista), Miguel Flores da Cunha (tecladista) e Álvaro “Birita” Lopes (baterista), deu início à turnê de seu mais recente álbum, Através dos Tempos, lançado em novembro do ano passado.

A primeira parada do grupo carioca foi no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (25). Além de canções do mais recente trabalho disponibilizado, tais como Nada É Para Sempre e A Vida, grandes hits da banda não faltaram, tais como Tédio, Zé Ninguém e, é claro, a mais famosa canção do grupo: Vento Ventania. Confira a análise de nossa colunista Nathália Ferreira sobre o show do Biquini Cavadão em BH.

Antes doe espetáculo, o vocalista do Biquini, o mineiro Bruno Gouveia, conversou com o Versos e Prosas, sobre vários assuntos, dentre eles, a mensagem de otimismo passada pelo álbum Através dos Tempos, o relançamento de Quanto Te Encontrar, que virou hit após ser executada em Malhação em 2002, e o que Vento Ventania significa para a banda.

Para começar, Gouveia falou sobre a mensagem de otimismo e resiliência que o álbum Através dos Tempos quer nos passar. De acordo com o artista, outros tempos também complexos foram deixados para trás e, agora, com a pandemia, não será diferente: “Nós já atravessamos outros tempos difíceis: a ditadura, a censura, a inflação galopante, nós já atravessamos tantas crises sanitárias. Eu me lembro que tinha a epidemia de cólera, epidemia de dengue, zika, chicungunha, que todo mundo sabe que ainda está aí. Certamente, vamos superar essa pandemia, temos que ter fé, perseverança, resiliência. Isso foi a base para a gente querer fazer um novo trabalho, um novo disco, e foi assim que a gente foi montando esse repertório”, explica Bruno Gouveia.

Ao ser questionado se a música e a poesia fariam parte desse otimismo dele e de sua banda, o vocalista do Biquini filosofou, afirmando que a poesia traz verdades: “Eu acho que, sempre que a gente coloca uma poesia, sempre que a gente se expressa através de uma letra bonita, de uma poesia, a gente consegue tocar mais fundo na alma das pessoas, no coração das pessoas. Então, é óbvio que, às vezes, é bom você ter um papo reto assim sabe, dizer uma coisa firme, forte assim, eloquente, mas a poesia, ela não suaviza não, mas ela às vezes te faz perceber aquela mesma verdade, mas de uma forma diferente. Às vezes, é através de palavras poéticas que você vai entender, de repente, certos problemas e até achar a solução desses problemas”.

O Biquini Cavadão e seu vanguardismo no digital

O Biquini Cavadão é considerado o primeiro grupo brasileiro a estar efetivamente presente na Internet.

No caso do último lançamento, por exemplo, o disco Através dos Tempos, cinco das nove canções foram disponibilizadas no mundo digital, antes de o álbum ser liberado por completo.

Quando perguntado sobre este vanguardismo da banda, o vocalista Bruno Gouveia, humildemente, disse que não foi bem assim. Apesar disso, ele acredita que, apesar de esse movimento do digital estar cada vez mais rápido, a banda a qual lidera está conseguindo se adaptar bem a estes novos tempos do streaming. Ele volta no tempo e contextualiza essas mudanças:

“A gente, na verdade, já tinha feito isso há dez anos, em 2009, 2010, a gente lançava, só que não existia ainda o Spotify e a gente lançava através de clipes, através de contas no MySpace. Claro que a coisa precisou se desenvolver melhor, para a gente ter um resultado melhor. E hoje nós temos essa condução através das plataformas de streaming, cada um tem a sua, então, isso facilitou bastante”.

Gouveia complementa: “A essência do projeto já existia na nossa cabeça. Na verdade, sendo bem sincero, os Beatles já faziam isso na década de 1960, lançavam muitas vezes, metade do álbum e, depois, completava a outra metade do álbum, lançando ele inteiro. A gente não acha inovador ou vanguardista, a gente apenas seguiu ideias que a gente acha que deveriam ser reaplicadas”, diz. Confira outras notícias conosco.

Bruno Gouveia também falou sobre essas novas mídias e a adaptação, tanto do público, quanto dos fãs, a esse mundo digital tão veloz e, ao mesmo tempo, tão democrático:

“Eu acho que, na verdade, eles é que ditam muito disso, quando a gente faz dessa forma, as pessoas têm uma outra participação, elas conseguem usufruir mais, talvez, de cada música, elas talvez deem mais atenção. É muito difícil a gente acompanhar tudo isso ao mesmo tempo, é algo que vira numa velocidade muito rápida, mas a gente está tentando acompanhar isso tudo, na velocidade da luz, e acho que a gente tem conseguido fazer isso bem”.

O papel do streaming no trabalho do artista

O vocalista do Biquini Cavadão também contou, ao Versos e Prosas, sobre sua impressão sobre as plataformas de streaming. Segundo ele, o serviço democratizou o trabalho do artista que, dependendo da situação, pode atingir um crescimento de forma exponencial:

“Eu acho que é o primeiro de tudo, é a chance de cada artista, mesmo que individualmente, sem a menor condição de chegar a uma grande gravadora, ter o seu trabalho ali publicado. Virou um grande mural. A questão é você fazer com que a pessoa foque na sua música, na sua imagem, naquele mural gigantesco. Aí, você tem chance de fazer isso de várias maneiras, você tem condição de vender a sua ideia, a sua verdade e, através de sua verdade, você ir conquistando pessoas, que conquista duas, que conquista quatro, que conquista oito, e assim vai. Às vezes, exponencialmente, você conquista muita coisa”, acredita ele.

Quando Eu Te Encontrar e seu relançamento 20 anos depois

Uma rápida passagem no YouTube revela que a música Quando Eu Te Encontrar (Alvaro, Bruno, Miguel, Sheik, Coelho, Beni), presente na novela Malhação em 2002,  é uma das músicas mais visualizadas do Biquini Cavadão, superando inclusive sucessos como “Tédio” e “Zé Ninguém” e só perdendo para “Vento Ventania”. Nas plataformas digitais, também não é diferente. Está sempre entre as mais tocadas.

No entanto, essa história começa de um modo bem diferente,  em Fevereiro de 2001, quando o Biquini Cavadão, insatisfeito com o trabalho feito com o disco “Escuta Aqui”, dispensa em comum acordo com a BMG a gravação do terceiro disco de seu contrato. Em seguida, fecha com a Universal Music e lança o disco “80”, embalado pela faixa “Múmias”, com a participação póstuma de Renato Russo. Estavam no meio deste trabalho em 2002, quando “Quando Eu Te Encontrar”,  passa a tocar na novela Malhação, da TV Globo, dois anos após o lançamento do disco anterior. Essa faixa perdida no tempo, era o tema principal do casal jovem Nanda e Gui, interpretados por Rafaela Mandelli e Iran Malfitano.

Sob este contexto, passados vinte anos, o Biquini Cavadão lança agora uma nova versão de “Quando Eu Te Encontrar”, com produção de Paul Ralphes, o mesmo que fez a primeira gravação. Bruno Gouveia comenta: “Quando Eu Te Encontrar é uma música lançada, anos atrás, e a gente pensou em refazer esse trabalho. Na época, a gente não pôde fazer esse lançamento como a gente queria. 20 anos se passaram e a gente, para celebrar o grande sucesso que ela é, a gente falou: ‘vamos fazer um lançamento como deveríamos ter feito naquela época, com a atenção devida e tudo’. Então, a gente pensou muito nisso e considerou fazer esse lançamento”.

Ele ainda adiantou que o relançamento é apenas “a ponta de um iceberg, vem mais coisa boa aí…”, afirmou Bruno que, no entanto, preferiu não adiantar do que se trata.

Vento Ventania e seu significado para o Biquini Cavadão

Para finalizar, Bruno Gouveia comentou sobre o que Vento Ventania, o maior hit da banda carioca, significa para o grupo: “É uma canção que, poxa, nos dá essa ideia de liberdade, que todos nós queremos, de sermos levados para qualquer canto. Tipo, conseguir ter essa capacidade do ir e vir para qualquer lugar, acima de tudo, é uma liberdade que é metafórica, Ás vezes, a pessoa quer ter a liberdade de pensar, a liberdade de se exprimir, a liberdade de fazer as suas coisas e de acreditar nas suas coisas. Então, nesse sentido, o vento carrega todos os seus sonhos”, conclui.

Para entrar ainda mais no clima do Biquini Cavadão, acesse sua plataforma para curtir (Quando Eu Te Encontrar ADA.lnk.to/quandoeuteencontrar), a releitura do hit do Biquini, que fez parte de Malhação, em 2022. Agora, para curtir a mensagem sobre a liberdade, defendida por Bruno Gouveia, em Vento Ventania, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *