Trilha sonora de Amor Perfeito traz clássicos da MPB com grandes artistas
A trilha sonora de Amor Perfeito, nova Novela das Seis da TV Globo, que estreia na próxima segunda-feira (20), é bastante eclética e apresenta grandes nomes da Música Popular Brasileira, interpretando verdadeiros clássicos do nosso cancioneiro.
Entre os nomes que compõem a trilha sonora de Amor Perfeito estão Sandy, que defende o tema de abertura, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulinho Moska, Ney Matogrosso, dentre outros grandes artistas.
Confira, com o Versos e Prosas, a trilha sonora de Amor Perfeito, novela de época que promete agitar o horário das 18h na TV Globo, a partir do dia 20 de março.
A trama de Amor Perfeito
Amor Perfeito, a nova Novela das Seis da TV Globo, que estreia na próxima segunda (20), se passa entre as décadas de 1930 e 1940. Tem como protagonistas os atores Camila Queiroz, Diogo Almeida e Levi Asaf.
Criada e escrita por Duca Rachid e Júlio Fischer, com direção artística de André Câmara, a novela de época se passa na fictícia cidade de Águas de São Jacinto, que se localiza no interior de Minas Gerais.
Na trama, desde os primeiros dias de vida pelos religiosos da Irmandade de São Jacinto dos Clérigos, Marcelino (Levi Asaf), de apenas oito anos, sonha em conhecer sua mãe, a jovem Maria Elisa, a Marê, interpretada por Camila Queiroz. A matriarca, por sua vez, vê seu sonho de cuidar do filho destruído pela ambição da madrasta Gilda (Mariana Ximenes).
Não bastasse tudo isso, a protagonista viu seu grande amor, o médico Orlando,, vivido por Diogo Almeida, partir para o Canadá, atingido por mentiras e revelações que atingiram suas duas famílias.
Apesar disso, o enredo nos mostra que, nem mesmo a distância e a mentira, vencem o amor verdadeiro.
Trilha sonora de Amor Perfeito: O Amor É Um Ato Revolucionário – Sandy
O tema de abertura de Amor Perfeito será interpretado por Sandy e se trata de O Amor É Um Ato Revolucionário, composição do músico paraibano Chico César.
O single é homônimo ao álbum do artista, O Amor É Um Ato Revolucionário, lançado no dia 13 de setembro de 2019. O disco foi eleito entre os 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre daquele ano, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
“O amor é um ato revolucionário
Quem vive amando dando amor e sendo amado
Colhendo o que lhe é oferecido
E a si mesmo se coloca ofertado
Se este está nu veste-o manto sagrado
Que ao que ama o infinito faz vestido
De deus e os deuses sim é o mais querido
Mesmo no escuro seu sentir é iluminado”, diz trecho da canção.
Bola de Meia, Bola de Gude – Milton Nascimento
A trilha sonora de Amor Perfeito conta com vários clássicos em sua composição. Bola de Meia, Bola de Gude, composta por Milton Nascimento, em parceria com Fernando Brant, é um destes clássicos.
A faixa, tema do protagonista mirim Marcelino (Levi Asaf), foi lançada por Milton em 1988 e é apenas um dos sucessos da parceria da dupla Milton / Brant, que integram o famoso movimento vanguardista mineiro Clube da Esquina.
Bola de Meia, Bola de Gude ficou bastante famosa também na gravação do grupo mineiro 14 Bis.
Além de Bola de Meia, Bola de Gude, outra faixa que acompanha o personagem Marcelino na trama é Estrela Estrela, de Vitor Ramil.
“Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um Sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão”.
Trilha sonora de Amor Perfeito: Un Vestido y Un Amor – Caetano Veloso
A canção, em espanhol, foi composta pelo músico argentino Fito Páez e lançada o álbum El amor después del amor, de 1992.
A faixa foi dedicada à Cecilia Roth, com quem Páez se casaria, tempos depois.
Após grande sucesso, não apenas na Argentina, o cantor e compositor Caetano Veloso decidiu regravá-la aqui no Brasil, para seu álbum Fina Estampa, de 1994.
Um Vestido y Um Amor vai embalar o casal de protagonistas Marê (Camila Queiroz) e Orlando (Diogo Almeida), em Amor Perfeito.
“Te vi
Juntabas margaritas del mantel
Ya sé que te traté bastante mal
No sé si eras un ángel o un rubí
O simplemente te vi
Te vi
Saliste entre la gente a saludar
Los astros se rieron otra vez
La llave de mandala se quebró
O simplemente te vi”.
Amendoim Torradinho – Ney Matogrosso
Na trilha sonora de Amor Perfeito não poderia faltar a irreverência e interpretação única de Ney Matogrosso. Amendoim Torradinho foi a canção escolhida para embalar a nova Novela das Seis da TV Globo. Confira outras listas de músicas conosco.
Composta por Henrique Beltrão e lançada em 1955 pela cantora portuguesa Vera Lúcia, a faixa ganharia a voz de Ney, anos depois. Alcione, Dóris Monteiro e Ivon Curi, também regravaram a canção.
“Meu bem…
Este teu corpo parece
Do jeito que ele me aquece
Amendoim torradinho
E a gente
Nestes teus braços esquece
Do ponteirinho que desce só
Prá impedir teus carinhos
Eu sinto uma vontade louca
De gritar pela rua
Que eu já colei minha boca na boca que é tua”.
Trilha sonora de Amor Perfeito: Tempo Rei – Gilberto Gil
A clássica canção foi lançada por Gilberto Gil no álbum Raça Humana, de 1984. Tempo Rei foi sucesso absoluto do disco, bem como as faixas Pessoa Nefasta e Vamos Fugir.
Composta pelo próprio Gil, Tempo Rei representará os religiosos da Irmandade de São Jacinto, na trama de Duca Rachid e Júlio Fischer.
“Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Oh Tempo Rei!
Transformai
As velhas formas do viver
Ensinai-me
Oh Pai!
O que eu, ainda não sei
Mãe Senhora do Perpétuo
Socorrei!…”.
Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor – Paulinho Moska
A trilha sonora de Amor Perfeito ainda conta com a releitura incrível de Paulinho Moska para a clássica Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, um dos vários hits do Clube da Esquina.
Composta pelos Irmãos Márcio Borges e Lô Borges, e gravada por Lô em 2003, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor é uma das canções mais bonitas da dupla, que emplaca grandes sucessos desde o surgimento do Clube da Esquina.
Apesar de ter sido cantada por Lô e gravada no disco Um Dia e Meio, de 2003, a canção ganharia o Brasil na voz única de Milton Nascimento, quando a lançou um ano antes, no álbum Pietá, de 2002, fazendo com que se tornasse uma das músicas mais queridas de sua carreira, antes mesmo de ser cantada na voz do seu compositor.
Paulinho Moska gravou a clássica canção em 2015, para o álbum Mar Azul, que revisitou clássicos de membros do Clube da Esquina, com nomes da nova geração da MPB.
“Cheguei a tempo de te ver acordar
Eu vim correndo, à frente do Sol
Abri a porta e, antes de entrar
Revi a vida inteira
Pensei em tudo que é possível falar
Que sirva apenas para nós dois
Sinais de bem, desejos vitais
Pequenos fragmentos de luz”.
Nomes como o duo Anavitória, Negra Lee e Ceumar também estão na trilha sonora de Amor Perfeito, que estreia na próxima segunda-feira (20), na faixa das 18h30, na TV Globo.
Há tempos que as novelas não contemplam trilha sonora salutar aos ouvidos… Bom saber que temos autores e cantores que merecem ser lembrados , e sua arte inclusive.
👏🎶