Trilha sonora de O Rei do Gado tem muito sertanejo, mas não apenas

A trilha sonora de O Rei do Gado foi um sucesso de vendas, especialmente em seu volume 1, e, sem dúvidas, colaborou sobre maneira para o sucesso inconteste da trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida, pela primeira vez, em 1996, pela TV Globo.

A trilha sonora de O Rei do Gado consagrou ou revelou algumas das mais famosas duplas sertanejas do Brasil, como Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e Chitãozinho e Xororó.

A TV Globo começa a exibir, a partir desta segunda-feira (7), em Vale a Pena Ver de Novo, pela quarta vez em sua programação, O Rei do Gado, devido ao sucesso de Pantanal e a busca dos telespectadores por temas rurais nas novelas.

Confira, com o Versos e Prosas, a trilha sonora de O Rei do Gado e alguns dos grandes clássicos que o folhetim de Benedito Ruy Barbosa inseriu, para sempre, no cenário da música brasileira.

A sinopse de O Rei do Gado

O Rei do Gado foi exibida, originalmente pela TV Globo, no clássico horário da Novela das Nove, entre 17 de junho de 1996 e 14 de fevereiro de 1997, em 209 capítulos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama teve a direção geral de Luiz Fernando Carvalho.

Sucesso incontestável durante a sua exibição original, O Rei do Gado também não decepcionou quando reexibida em Vale a Pena Ver de Novo, em 1999 e em 2015. O folhetim é o primeiro a ganhar três exibições no Vale a Pena Ver de Novo.

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, conta-se a história de do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazzi. Eles fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café, respectivamente.

A novela, que foi dividida em duas fases, levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na mídia e na sociedade em geral.

Trilha sonora de O Rei do Gado: álbum foi o mais vendido

Além dos recordes e recordes de audiência que batia na época de sua exibição, em 1996, O Rei do Gado alçou, também, grandes nomes da música sertaneja do Brasil, uma vez que a trilha sonora de O Rei do Gado, em seu volume 1, foi o álbum mais vendido de todos os tempos.

De acordo com números da gravadora Som Livre, responsável pela distribuição do disco, na época, foram vendidos 2.122.093 exemplares, apenas do primeiro volume da trilha da novela.

Esse número ajudou, sobremaneira, a impulsionar a carreira de duplas clássicas da música sertaneja no Brasil, tais como Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo, que contaram com canções marcantes na trama de Benedito Ruy Barbosa.

Além das duplas, nomes como Zé Ramalho, Jair Rodrigues e Renato Russo também fizeram parte da trilha sonora de O Rei do Gado. Confira:

Rei do Gado – Orquestra da Terra

A faixa foi o tema de abertura de O Rei do Gado.

Composta por Luiz Schiavon, Marcelo Barbosa e Nil Bernardes, a canção, que integra a trilha sonora de O Rei do Gado, deu, de certa forma, o tom do que viria a ser a história narrada por Benedito Ruy Barbosa.

“Sou desse chão

Onde o rei é peão

Com o laço na mão

Laça, fere, marca

Deixando a ilusão

De que tudo é seu

Com coragem de quem

Vive, luta, sonha”, diz trecho da música.

Trilha sonora de O Rei do Gado: Coração Sertanejo – Chitãozinho e Xororó

A canção integrou o álbum Clássicos Sertanejos, de Chitãozinho e Xororó, assim como a novela, lançado em 1996.

A faixa é tema de Bruno Mezenga, interpretado por Antônio Fagundes e, logo que estourou na novela, já se tornou um dos maiores sucessos da música sertaneja.

Coração Sertanejo foi composto por Neuma Morais e Neon Morais.

“Andei, andei, andei até encontrar

Esse amor tão bonito que me fez parar

Nesse pedaço de chão

No coração do sertão encontrei meu lugar”.

Admirável Gado Novo – Zé Ramalho

A trilha sonora de O Rei do Gado, embora tenha como tema predominante o sertanejo, não apenas este estilo tem lugar de destaque nas músicas escolhidas.

Admirável Gado Novo, clássico de Zé Ramalho lançado em 1979, composto por ele mesmo, e que segue sendo tocado nos shows do artista paraibano até os dias atuais, ganhou ainda mais vida, ao integrar o núcleo dos sem-terra, na novela O Rei do Gado.

“Eh, oh, oh, vida de gado

Povo marcado, eh!

Povo feliz!

Eh, oh, oh, vida de gado

Povo marcado, eh!

Povo feliz!”, diz o marcante refrão.

Trilha sonora de O Rei do Gado: Doce Mistério – Leandro e Leonardo

A música integra o álbum Leandro e Leonardo Vol. 10, lançado em 1996, e que tem como um dos destaques Doce Mistério, ao lado de Horizonte Azul e Eu Sou Desejo, Você é Paixão.

A faixa foi tema do casal Lia e Pirilampo, vividos, respectivamente, por Lavínia Vlasak e Almir Sater. Confira outras listas musicais conosco.

Doce Mistério foi composta por Nill Bernardes, Luiz Schiavon e Marcelo Barbosa.

“Diz pra mim se é você

Esse alguém que eu tanto quero

Eu preciso descobrir

Se é você meu doce mistério de amor”.

Sem Medo de Ser Feliz – Zezé di Camargo e Luciano

A trilha sonora de O Rei do Gado traz, ainda, a dupla Zezé di Camargo e Luciano, que segue com vários hits no sertanejo até os dias atuais.

Sem Medo de Ser Feliz foi composta por Zezé di Camargo e é o tema de Ralf, interpretado por Oscar Magrini.

“Tira essa paixão da cabeça

Tira essa tristeza do olhar

Já não faz sentido essa busca

Já não vale a pena chorar

Tempo perdido, amor bandido”.

Trilha sonora de O Rei do Gado: Vaqueiro de Profissão – Jair Rodrigues

A faixa, lançada em 1996, também fez grande sucesso devido ao estouro de O Rei do Gado.

Vaqueiro de Profissão, composta por Mário Maranhão e Iranfe Maciel, foi o tema de Zé do Araguaia, interpretado por Stênio Garcia.

“Minha vida tem dois amores

Dois rebanhos e dois senhores

Dois destinos na minha mão

Vivo sempre com o pé na estrada

Tomo conta de uma boiada

Sou vaqueiro de profissão”.

À Primeira Vista – Daniela Mercury

A trilha sonora de O Rei do Gado também contou com um grande hit de Daniela Mercury.

À Primeira Vista foi composta por Chico César e lançada em seu álbum Aos Vivos, de 1995. No entanto, foi no ano seguinte, quando a cantora baiana a regravou para seu álbum Feijão com Arroz (1996(, que a canção estourou de vez, após integrar a trilha sonora de O Rei do Gado.

A música é tema de Marcos e Liliana, vividos por Fábio Assunção e Mariana Lima.

“Quando não tinha nada, eu quis

Quando tudo era ausência, esperei

Quando tive frio, tremi

Quando tive coragem, liguei

Quando chegou carta, abri

Quando ouvi Prince, dancei

Quando o olho brilhou, entendi

Quando criei asas, voei”.

Trilha sonora de O Rei do Gado: La Forza della Vita – Renato Russo

A faixa, italiana, que ganhou a releitura de Renato Russo em 1995, foi composta por Paolo Vallest e Beppe Datti.

La Forza della Vita é o tema do senador Caxias, vivido por Carlos Vereza.

“Anche quando ci buttiamo via

Per rabbia o per vigliaccheria

Per un amore inconsolabile

Anche quando in casa”.

Trilha sonora de O Rei do Gado: Mia Gioconda – Chrystian e Ralf, Agnaldo Rayol

A faixa integrou o álbum Sozinho em Nova York (1996), de Chrystian e Ralf, e contou com a participação mais do que especial de Agnaldo Rayol.

A canção, integrante da trilha sonora de O Rei do Gado, foi composta por Vicente Celestino, e é tema de Geremias Berdinazzi, interpretado por Raul Cortez.

Confira a interpretação de Chrystian e Ralf, com a participação de Agnaldo Rayol, para Mia Gioconda (ou Minha Gioconda).

Vale lembrar que a reprise de O Rei do Gado, na TV Globo, no Vale a Pena Ver de Novo, estreia nesta segunda-feira (7), por volta das 17h.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *