Chico César: conheça a vida, carreira e sucessos de um dos cantores mais consagrados da MPB

Para os fãs da MPB da nova geração, lembrar ou conhecer o nome de Chico César pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, com tantos nomes de peso dominando o cenário atual, alguns medalhões que fizeram história no passado acabam restando apenas na lembrança dos fãs saudosistas. E esse é o caso do cantor Paraibano Chico César.

Dono de uma das canções mais famosas da década de noventa, Chico é um dos nomes mais criativos e relevantes da música e da cultura brasileira, e um que vale a pena ser conhecido pelas novas gerações.

Confira nesse artigo a história, trajetória e vida de um dos maiores nomes da nossa MPB.

Origem e primeira fase da vida

Francisco César Gonçalves, o Chico César, nasceu em Catolé do Rocha, na paraíba, em 26 de janeiro de 1964.

Ainda na infância, Chico começou a ter contato com grandes nomes da música e da literatura mundial, quando começou a trabalhar em uma loja de discos e livros aos 8 anos.

A diversidade de estilos e ideias com que se deparou abriram sua mente para o mundo, mostrando o que era possível ser feito no meio artístico, e criando uma verdadeira formação cultural para o menino, que ainda nem tinha chegado à adolescência.

Foi com essa escola que Chico começou a se interessar pela música e pelas letras, começando suas primeiras aventuras como músico ainda aos 13 anos, quando participou de um festival de música, conquistando o quarto lugar.

A influência literária e artística era tão forte, que aos 16 anos deixou a cidade natal e foi cursar Jornalismo em João Pessoa, sem nunca deixar de lado o gosto pela música.

Aos 21 anos, já formado, acabou se mudando para São Paulo, onde começou a seguir uma carreira como jornalista, e a reaprender a tocar e cantar, buscando se aventurar novamente como artista.

O começo da carreira na música

Com a carreira de jornalista encaminhada, Chico César também mantinha vivo o sonho de ser artista, tendo participado desde cedo de grupos musicais.

Foi nessa época que começou a compor e se apresentar como músico, acumulando seu próprio público e mostrando toda a qualidade musical e poética que uma formação cultural, desde a infância, tinham dado ao artista.

E foi em 1991 que sua carreira mudou.

Tendo sido convidado para fazer uma turnê na Alemanha, Chico encontrou uma nova percepção de mundo, e enxergou sua música de outra maneira, o que fez com que, ao voltar para o Brasil, resolvesse largar tudo para viver dessa paixão.

Nessa época, formou seu primeiro grupo de grande importância, a banda Cuscuz Clã, e começou a se apresentar nas casas noturnas de São Paulo.

Mas foi só em 1995 que lançou seu primeiro disco solo, o CD “ Aos Vivos”, entrando de vez no cenário musical como um artista solo, escolha que daria frutos muito em breve.

Primeiro grande hit e reconhecimento no meio musical

Foi em 1996 que Chico César viu sua carreira decolar por completo. Lançando o segundo disco de estúdio que levou o mesmo nome da primeira Banda, Chico trouxe suas primeiras canções de sucesso, ganhando reconhecimento no meio musical, e estourando internacionalmente com o Hit “Mama África”, a canção de maior sucesso da sua carreira.

A música virou um sucesso completo, rendendo a Chico o primeiro grande estouro da carreira e uma repercussão que virou o Brasil, chegando até outros continentes, o que abriu portas para o seu trabalho em países como a Espanha, a Alemanha e a Finlândia.

O clipe de “Mama África” foi um grande sucesso, ganhando o prêmio MTV Video Music Brasil como Melhor Clipe de MPB em 1997, sendo um dos marcos da presença da Emissora no Brasil.

Com Mama África, Chico mostrou seu talento e sua qualidade musical para todo o Brasil, se tornando um nome conhecido e apreciado entre o público e os artistas da MPB, e logo virando um dos cantores mais culturalmente ricos da cena nacional.

Maiores sucessos da carreira de Chico César

Após o sucesso de Mama África no Brasil e no mundo, Chico César continuou a carreira na música com muitos trabalhos de relevância para a cena nacional, lançando novos discos autorais e emplacando composições nas vozes de outros artistas, além de também ter músicas suas tocadas em novelas e programas de TV.

Entre os hits da carreira do cantor que mais conquistaram o público, podemos citar:

  • Mama África;
  • À primeira vista;
  • Deus Me Proteja;
  • Mand’ela;
  • Onde Estará O Meu Amor;
  • Respeitem Meus Cabelos, Brancos;
  • Felicidade;
  • Estado de Poesia;
  • Da Taça.

Trabalhos fora da música

Com uma formação multicultural de berço e uma personalidade inquieta e criativa, Chico César seguiu caminhos artísticos e culturais diversos, trabalhando não só na sua música, mas também em projetos literários e poéticos. Confira outros perfis de artistas conosco.

Com uma qualidade poética visível em suas canções, Chico também buscou se mostrar como autor, lançado livros e trabalhos de poesia, como as obras “O Agente Laranja e a Maçã do Amor”, “Cantáteis” e “Versos Pornográficos”, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti, na categoria de Melhor Livro de Poesia, em 2016.

Além da carreira artística, Chico também já seguiu carreira Política, presidindo a Fundação Cultural de João Pessoa, em 2009, e sendo Secretário da Cultura da Paraíba , de 2011 a 2014.

Todas as etapas da carreira mostram a competência e qualidade que sempre teve como figura artística e movimentador cultural, fato que lhe rendeu não apenas reconhecimento nacional, mas uma importância cultural para o Brasil.

Importância do cantor para a cultura brasileira

Com composições ricas, poéticas e críticas, e uma qualidade musical e artística ímpar, Chico César continua sendo um dos principais nomes de importância para a MPB nacional, mesmo estando fora do pop e da música de massa.

Com um trabalho dedicado minucioso e poético, Chico entrou para a história dos grandes nomes do Nordeste que revolucionaram a música brasileira, e vai ser sempre lembrado pelo legado musical e literário que trouxe para o meio cultural do país, e pelas belas músicas que entraram para o panteão de sucessos dessa arte tão brasileira.

Confira os grandes sucessos do artista paraibano, no canal de Chico César no YouTube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *