Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay

O filme Eduardo e Mônica, baseado na música homônima da banda brasiliense Legião Urbana, está na plataforma Globoplay. O longa, dirigido por René Sampaio, chegou à plataforma de vídeos da Globo na última sexta-feira (29).

Eduardo e Mônica, interpretados, respectivamente, por Gabriel Leone e Alice Braga, conta a história de um casal que tem as diferenças de comportamentos, ideias e gostos bastante afloradas, mas que o amor tratou de reunir e formar este belo casal, brilhantemente retratado por Renato Russo, compositor da letra e que, agora, após estrear nos cinemas, no início do ano, desembarca no Globoplay.

O longa foi baseado na história da música Eduardo e Mônica, composta pelo líder da Legião Urbana, e lançada pela banda brasiliense no álbum Dois, o segundo trabalho de estúdio do grupo, de 1986. Este, aliás, é o ano em que o longa de René Sampaio se passa.

Ele deixa pistas, ao longo da história, como citações aos telefones da época, os filmes do Gordard, além de pôsteres de atores famosos daquela época.

Aqui, uma curiosidade: Jean-Luc Godard é um diretor francês, famoso por obras como “O Desprezo”, “Acossado” e “O Demônio das Onze Horas”.

Letra e filme baseados em história real

A letra de Eduardo e Mônica, a qual o filme homônimo tomou a história como referência, foi baseada em um casal real da vida de Renato Russo (1960 – 1996). O artista se baseou na paixão de uma de suas melhores amigas, a artista plástica Leonice Coimbra, a Mônica da história, e seu companheiro, o Eduardo, aliás, Fernando Coimbra, que, hoje, é embaixador do Brasil no México, onde o casal, que segue junto, mora atualmente.

Fernando e Leonice conheceram Renato Russo na década de 1980, em Brasília, quando o cantor ainda tentava sobreviver da arte, pelas ruas da capital federal.

Conheça a história da música Eduardo e Mônica conosco.

Referências e personalidades de Eduardo e Mônica

Nos versos: “Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus, de Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud”. Só neste trecho, Renato Russo cita seis grandes referências, nacionais e mundiais, para apontar o gosto refinado de sua Mônica. Vamos a cada uma elas:

Manuel Bandeira: foi um escritor e poeta pernambucano (Recife, 19 de abril de 1886 — Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968);

Bauhaus: banda inglesa de rock, fundada em 1978;

Van Gogh: pintor pós-impressionista neerlandês;

Os Mutantes: banda brasileira, liderada por Rita Lee, e que atuava no rock psicodélico;

Caetano (Veloso): cantor baiano, um dos líderes do movimento Tropicalista;

Rimbaud: poeta francês. Morreu aos 37 anos.

Vale lembrar, ainda, que René Sampaio já havia lançado outro filme, baseado em mais um clássico da Legião Urbana: Faroeste Caboclo, lançado em 2013, e protagonizado por Fabrício Boliveira e Isis Valverde.

Confira o filme “Eduardo e Mônica”, que está disponível desde sexta-feira (29), no Globoplay.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *