Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário
Ney de Souza Pereira, o Ney Matogrosso, nasceu em 1 de agosto de 1941, em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. Ney é cantor, compositor, dançarino, ator e diretor musical.
Ney Matogrosso ganhou notoriedade como cantor, primeiramente, na banda Secos e Molhados, onde ficou entre 1973 e 1974. Depois, já em carreira solo, o artista seguiu com uma trajetória de destaque, que ultrapassam os anos.
Clássicos do nosso cancioneiro, tais como Sangue Latino, Rosa de Hiroshima, Poema e Tanto Amar, dentre tantos outros, foram e seguem sendo interpretados por este ser ímpar da cultura e do cancioneiro brasileiro!
Para não deixar este dia 1º de agosto de 2022, quando Ney Matogrosso completa 81 anos, passar em branco, o Versos e Prosas convidou grandes nomes da nossa música, para reverenciar o artista, falar de sua importância para a música brasileira e mundial, além, é claro, para a carreira de cada um dos entrevistados.
Artistas como Kika Malk e Renan Rodrix, Delia Fischer, Avellar Love, Rodrigo Santos e Chico Aafa abriram o coração, para o canal do YouTube do Versos e Prosas, e prestaram aquela homenagem a Ney Matogrosso, com palavras de muita gratidão e emoção, ao se referirem a este ícone da nossa música!
Kika Malk e Renan Rodrix parabenizam o curador
O casal revelação da MPB, Kika Malk e Renan Rodrix, que consideram Ney Matogrosso muito mais do que um amigo, ou colega de profissão, uma vez que ele é considerado uma espécie de curador da carreira dos dois, deram seu depoimento, para o Versos e Prosas, falando da importância de Ney para a carreira de ambos.
Kika Malk e Renan Rodrix são cariocas. Kika é soprano, dona de uma voz doce com afinação precisa, o que potencializa o romantismo das músicas e do casal. Já Renan é compositor e cantor e foi apresentado para o meio musical por ninguém menos que Ezequiel Neves (1935 – 2010), lendário e saudoso produtor e descobridor da banda Barão Vermelho e de Cazuza.
O casal, que recentemente, lançou o álbum Capítulo de 2, com participações como Bruno Gouviea, do Biquini, Roberto Menescal, além de Ney Matogrosso, conta com o apoio de grandes nomes da nossa música brasileira, dentre eles Ney Matogrosso e Nando Reis. O artista sul-mato-grossense , não só tem sua voz em músicas dos dois, mas também é uma espécie de mentor, e todo o repertório da dupla, antes de ir ao ar, passa pelo crivo dele.
E, não por acaso, Kika Malk e Renan Rodrix abrem a série de depoimentos do Versos e Prosas, reverenciando os 81 anos de Ney Matogrosso.
“Você é muito importante em nossas vidas, a gente agradece a Deus, todos os dias, por você fazer parte das nossas vidas, por você ser a pessoa que você é! É sempre atencioso, carinhoso, tem uma dedicação muito grande com o que você faz! Você é muito especial!”, afirma Kika Malk.
Renan Rodrix complementa: “Ao mesmo tempo que é fácil, é muito complicado falar para o Ney. Complicado porque, eu tenho certeza que, independentemente do quanto tempo eu tenho para dizer, eu não vou conseguir dizer tudo que eu gostaria de falar para ele!”, afirma, emocionado.
Delia Fischer: ‘você é o sol’
A pianista Delia Fischer também fez questão de deixar seu depoimento para o aniversariante do dia.
Delia Fischer é compositora, cantora, pianista, produtora e arranjadora. A artista atua como diretora musical de musicais brasileiros, tendo ganhado prêmios relevantes como diretora musical e arranjadora.
No ano passado, ela participou de um especial do Versos e Prosas, que abordou o outro lado musical do artista, o que ele costuma ouvir, fora do horário de trabalho.
Ao falar sobre Ney Matogrosso, Delia foi bastante poética e o comparou ao nosso Astro-Rei:
“Ney Matogrosso completando mais uma volta em torno do sol! Esse é o motivo de muita alegria, de muita celebração! Ney, você é um ídolo! Você é uma pessoa que nos inspira a ser cada dia mais artista, a seguir a nossa essência como você é! Muito sol para você, que eu sei que você adora! Você é o sol, é o seu elemento leonino! A gente te ama! Tudo de bom!”, filosofa Delia.
Avellar Love: ‘querido, admirável, fantástico, inigualável’
Avellar Love, projetado como vocalista da banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, e que também é um admirador do trabalho e da obra de Ney Matogrosso, tendo inclusive feito trabalhos em parceria com o artista sul-mato-grossense, também o reverencia, no dia de mais um aniversário.
Avellar não economizou nos elogios ao amigo e ídolo: “Hoje é uma data especialíssima: aniversário do meu querido, admirável, fantástico, inigualável Ney Matogrosso! Parabéns para você meu querido, que você continue sendo esta figura iluminada, esse artista especialíssimo, diferenciado, sempre moderno, sempre atual, que você sempre foi!”, diz trecho da mensagem de Avellar Love.
Na sequência, Avellar contou a história da música Calúnias (Telma, Eu Não Sou Gay), que era para o João Penca gravar, juntamente com o Ney, mas ficou tão única na voz dele, que o grupo decidiu que o próprio Ney iria cantá-la sozinho.
Esta história completa, você confere no canal do YouTube do Versos e Prosas.
Rodrigo Santos: ‘um cara que encanta multidões, encanta plateias, encanta corações’
Rodrigo Santos, que ficou conhecido como baixista do Barão Vermelho, onde atuou por 25 anos, também deu seu depoimento sobre Ney Matogrosso e não poupou elogios ao artista aniversariante desta segunda-feira.
Rodrigo, que desde 2007 segue em carreira solo, além de trabalhar na banda Call The Police, exaltou as virtudes e qualidades de Ney:
“Salve, salve, para esse garoto, esse ídolo, esse jovem Ney Matogrosso, um cara que encanta multidões, encanta plateias, encanta corações! Desde que eu me conheço por gente, 1974, 1975, escutando o disco do Secos e Molhados. Um dos discos mais importantes, está entre os três maiores discos, foi o Secos e Molhados, o da bandeja, principalmente, o de Sangue Latino, Rosa de Hiroshima, Flores Astrais, O Vira!”, elogia Rodrigo, destacando as faixas mais marcantes do álbum, para ele.
Rodrigo Santos fez questão de destacar que teve a honra de cantar Sangue Latino, juntos, no DVD Ao Vivo em Ipanema, do músico carioca, gravado em 2010.
Chico Aafa: ‘percebi que cantava na mesma altura que o Ney’
O cantor goiano Chico Aafa, que participou do The Voice +, reality musical da TV Globo para quem tem mais de 60 anos, também falou, com muito carinho, sobre o Ney Matogrosso.
Segundo o artista, ele descobriu que também poderia cantar, após ouvir a interpretação única de Ney Matogrosso:
“É com muita alegria que podemos comemorar 81 anos desse ser intenso, chamado Ney Matogrosso! Acompanho o trabalho do Ney desde 1973, quando do Secos e Molhados, o trabalho como cantor. A partir daquele momento, eu descobri que eu poderia cantar também, eu tinha vontade de cantar, mas não tinha como. Eu queria cantar com uma voz grossa, que eu não tinha. Quer dizer, minha voz não teria aquela projeção! Quando eu vi o Ney cantando, me assustei! Levado por uma melodia, percebi que cantava na mesma altura que o Ney. Desencantei, né?! Aquilo foi belo!”, ressaltou o goianiense de 67 anos.
Para encerrar, Chico Aafa deseja o que, todos nós, que gostamos da boa música, também esperam e mandam aquela energia para o gigante Ney Matogrosso:
“Eu agradeço muito ao Ney, pela sua existência, por tudo que ele fez, por tudo que ele faz, e por tudo que ele fará! Parabéns Ney, por 81 anos de muita luz e que assim seja, por mais tantos e tantos anos!”, finaliza o artista.
Para conferir os depoimentos completos de Kika Malk e Renan Rodrix, Delia Fischer, Avellar Love, Rodrigo Santos e Chico Aafa, reverenciando os 81 anos de Ney de Souza Pereira, o eterno Ney Matogrosso, assista os depoimentos, na íntegra, no canal do YouTube do Versos e Prosas, no player abaixo.