Sá e Guarabyra e Orquestra Opus apresentam grandes sucessos da nossa música

A dupla Sá e Guarabyra, que integra o movimento conhecido como rock rural, estará, ao lado da Orquestra Opus, na próxima semana, em Belo Horizonte (MG), para apresentar não apenas seus grandes sucessos, mas também clássicos do estilo, como canções históricas nas vozes do Roupa Nova, Flávio Venturini, dentre outros. É o rock rural aliado à música clássica da orquestra mineira.

Dupla musical formada no ano de 1971 entre um carioca e um baiano, Sá & Guarabyra estão entre os mais influentes nomes do rock brasileiro nos anos 1970 e continuam a encantar gerações de novos músicos e fãs até hoje.

Luís Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Nery Guarabyra Filho eram artistas solo até os dois formarem, juntamente com Zé Rodrix, a banda de rock rural “Sá, Rodrix & Guarabyra”, que alcançou o sucesso a partir de 1971.

Em 1973, Zé Rodrix separou-se do grupo, e então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo.

A dupla esteve no topo das paradas de sucesso nas décadas de 1970 e 80, com as canções Dona e Espanhola. Desde a criação do trio e, posteriormente, da dupla, Sá & Guarabyra já produziram e lançaram 13 álbuns de estúdio juntos, além de 4 com a participação de Zé Rodrix e outros produzidos com grandes parceiros da dupla, como o “Encontro Marcado” com o grupo 14 Bis.

A Orquestra Opus, por sua vez, em seus 15 anos de fundação, realizou mais de 200 espetáculos por oito estados brasileiros, onde pode fomentar a música orquestral, motivo que levou à criação do projeto “Orquestrando Brasil”, iniciado em 2006.

Orquestra Opus, que se apresenta junto a Sá e Guarabyra, em BH
Foto: Naiara Napoli / Divulgação

Além desses concertos onde busca democratizar a música de concerto com uma comunicação mais próxima do público, a Orquestra Opus começou a convidar artistas da MPB para realizar o projeto “Orquestra OPUS convida”.

Com este projeto, realizou espetáculos com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Leo Jaime, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Derico Sciotti, Sandra de Sá e Nando Reis, o que deu uma notoriedade e experiência nessa mistura de música popular com música erudita.

Ao longo desses anos, a Orquestra Opus gravou 2 CDs e levou a música brasileira para outros países, como Alemanha, França e Peru.

Voltando ao espetáculo de BH, rock rural orquestrado é o que promete o próximo show da Orquestra Opus que irá dividir o palco com a dupla Sá & Guarabyra, os precursores desse movimento musical nos idos anos 70.

Sucessos da dupla como Sobradinho, Roque Santeiro, Dona, Tabuleiro, Espanhola, Caçador de Mim, dentre tantos outros, estarão no repertório da apresentação com arranjos exclusivos do maestro da Orquestra Opus, Leonardo Cunha.

O show acontece na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, em Belo Horizonte (MG).

Misturando de forma sensível e criativa o folk, country, rock, música caipira-rural e MPB, Sá & Guarabyra iniciaram o movimento que criou uma nova sonoridade que passou a ser definida como rock rural.

“Sá & Guarabyra e vários outros artistas que fizeram parte desse momento musical no país são responsáveis por obras que se eternizaram na história da nossa música e prosseguem sendo apreciadas e inspirando novos talentos. Juntos, vamos apresentar algumas dessas canções com arranjos especialmente criados pela Orquestra Opus”, diz o maestro Leonardo Cunha. Confira outras notícias conosco.

O repertório também vai trazer Harmonia, Ziriguidum Tchan, Canção dos Piratas, Barulhos, Cinamomo, Medley Jesus/ Jonas e Cheiro Mineiro de Flor.

O show de Sá e Guarabyra com a Orquestra Opus será no dia 20 de maio (sexta-feira), a partir das 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, localizado na Rua Rio de Janeiro, 1046, no Centro, em Belo Horizonte (MG).

Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 45,00 (meia-entrada), no site da Sympla.

A previsão do show é de 90 minutos e a classificação é livre.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *