• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home História da Música

História da música Encontros e Despedidas de Milton Nascimento

Falando sobre o fluxo da vida com uma metáfora sobre a chegada e partida das pessoas em uma estação, a canção reflete sobre os caminhos que tomamos nas nossas próprias vidas, sugerindo a ideia de que chegadas e despedidas são parte da mesma coisa.

Alison Pitangueira POR Alison Pitangueira
13 de maio de 2022
Em História da Música
Tempo de Leitura: 5 mins para ler
Encontros e Despedidas de Milton Nascimento

Foto: Facebook Oficial

Siga o Versos e Prosas no Google News

Com uma interpretação ambígua de cunho espiritual, Encontros e Despedidas é uma das canções mais famosas de Milton Nascimento, mas seu sucesso só veio pela voz de outra artista.

Quer saber como isso aconteceu e conhecer a história por trás dessa canção? Então está no lugar certo. Preparamos um conteúdo completo sobre os bastidores dessa música para você.

Artigos Relacionados

Pai, de Fábio Junior, com seu filho Fiuk, representando este dia especial

História da música Pai, de Fábio Junior

Roberto Carlos, intérprete de Lady Laura

História da música Lady Laura, de Roberto Carlos

Acompanhe:

Índice

  • História da música Encontros e Despedidas
  • Um sucesso tardio na voz de Maria Rita
  • As diferentes  regravações de Encontros e Despedidas
  • Uma mensagem ambígua sobre  vida e  morte
  • Encontros e Despedidas: Análise da letra
  • A resposta de Fernando Brant à interpretação espírita

História da música Encontros e Despedidas

Composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, Encontros e Despedidas foi lançada em 1985, no álbum de mesmo nome da canção, disco muito lembrado de Milton que contou com grandes sucessos como “Sentinela” e “Caçador de Mim”.

 

A canção marcou os ouvintes com ritmo e melodia originais, típicos do trabalho do cantor, e chamava atenção pela presença de um som de  flauta e pela letra cantada em um tom de voz apagado, fato que engrandece ainda mais sua mensagem.

 

Falando sobre o fluxo da vida  com uma metáfora sobre  a chegada e partida das pessoas em uma estação,  a canção reflete sobre os caminhos que tomamos nas nossas próprias vidas, sugerindo a ideia de que chegadas e despedidas são parte da mesma coisa.

 

No fim das contas, a canção se tornou um grande hino sobre migração, e curiosamente ganharia  repercussão nacional muitos anos depois, na voz de outra artista.

Um sucesso tardio na voz de Maria Rita

Se você já ouviu os primeiros versos de Encontros e Despedidas, com certeza lembra da melodia icônica, e provavelmente reconhece a canção de algum lugar. Isso acontece porque ela foi um sucesso nacional na voz da cantora Maria Rita, em 2004.

Cantada pela filha de Elis Regina, a música fez parte da trilha sonora da novela Senhora do Destino, lançada pela TV globo em junho daquele ano, e estourou no Brasil inteiro junto ao sucesso da trama.

Fazendo parte da abertura do folhetim, a canção tinha tudo a ver com o enredo central, e as imagens que apareciam durante o tema de abertura faziam referência à ideia principal da letra, representando os caminhos cruzados de pessoas pelo mundo.

A interpretação de Maria Rita foi tão popular, que se tornou praticamente a versão oficial da música, e certamente foi  a que mais ficou guardada na memória dos brasileiros, apesar de não ter sido a única regravação da canção.

As diferentes  regravações de Encontros e Despedidas

Apesar de ter se tornado popular na voz de Maria Rita, Encontros e Despedidas teve outras versões ao longo dos anos, algumas delas ao vivo, feitas pelo próprio Milton Nascimento em parceria com vozes femininas, ou mesmo por artistas de outros países, o que reforça ainda mais a trajetória peculiar dessa canção. Confira outras histórias das músicas conosco.

Confira abaixo as principais regravações de Encontros e Despedidas:

  • Milton Nascimento e Parceiras – Como não podia deixar de ser, o próprio cantor   já regravou a  música em dueto com  duas artistas diferentes, a cantora Portuguesa Carminho, em uma versão acústica, e em um Show ao vivo com a artista Marina Machado.
  • Simone – Mais uma voz feminina a gravar a canção, a cantora Simone lançou sua própria versão de Encontros e Despedidas em uma apresentação ao vivo, além de também já ter cantado ao lado do próprio Milton Nascimento em 2005.
  • Johan Christer Schütz – O Cantor Sueco Johan C. Schütz, conhecido por cantar Jazz e Bossa Nova, fez a sua própria versão da música em seu idioma nativo, que acabou sendo chamada de “Möten och avsked”.

Uma mensagem ambígua sobre  vida e  morte

Na trajetória musical de Encontros e Despedidas, muito foi dito sobre a sua mensagem e sobre a letra cheia de significados, fato que a tornou uma das canções com interpretações mais diversas de Milton Nascimento.

Apesar das diferentes visões, algumas interpretações acabaram permanecendo ao longo dos anos, como a visão ambígua  sobre a  trajetória da vida terrena em contraste com a vida após a morte, alimentada, veja só, pela própria letra da canção.

Para quem escuta atentamente a letra, pode perceber que os versos falam em sentido literal sobre os fluxos da vida, o curso natural dos encontros e desencontros que todos nós encaramos de alguma forma.

Porém, a letra também abre espaço para uma interpretação espiritual, e pode ser lida como uma metáfora para a vida após a morte, falando sobre vidas que se foram e estão presentes em outro mundo, ou mesmo sobre o fluxo terrestre e espiritual do próprio viver.

Por conta disso, a canção chamou a atenção de muitos adeptos do espiritismo, que dizem que a letra é carregada de significados dessa religião, fato que gera discussões até hoje entre os amantes ferrenhos da canção.

Encontros e Despedidas: Análise da letra

Com versos de interpretação ambígua, a letra da canção abre com uma mensagem do eu lírico para alguém que se foi, pedindo notícias de outro lugar, e também avisando da sua chegada, o que dá a ideia de que também está partindo, sem planos ou data para voltar.

Confira os primeiros versos:

Mande notícias do mundo de lá

Diz quem fica

Me dê um abraço, venha me apertar

Tô chegando

Coisa que gosto é poder partir

Sem ter planos

Melhor ainda é poder voltar

Quando quero

 

Em seguida, vemos a referência ao fluxo da vida, com versos que descrevem o vai-e-vem das pessoas, cada uma com seus motivos e caminhos a trilhar.

Todos os dias é um vai-e-vem

A vida se repete na estação

Tem gente que chega pra ficar

Tem gente que vai pra nunca mais

Tem gente que vem e quer voltar

Tem gente que vai e quer ficar

Tem gente que veio só olhar

Tem gente a sorrir e a chorar

 

Por fim, o eu lírico entende que a chegada e a partida são apenas dois lados da mesma viagem, na estação de todos nós, que é a vida:

E assim, chegar e partir

São só dois lados

Da mesma viagem

O trem que chega

É o mesmo trem da partida

A hora do encontro

É também despedida

A plataforma dessa estação

É a vida desse meu lugar

É a vida desse meu lugar

É a vida

A resposta de Fernando Brant à interpretação espírita

Com toda a discussão dos fãs em torno das diferentes interpretações dessa canção, restaria apenas para o compositor  Fernando Brant decidir qual a melhor visão de sua canção.

Em uma entrevista ao programa café filosófico, Brant comentou que a inspiração para a letra veio de uma estação de trem que ligava Minas Gerais à Bahia, e os versos foram feitos tendo ela como referência.

O compositor também revelou que o trecho“ mande notícias do mundo de lá” se referia apenas à “cidade de lá”, o lugar de destino de um trem, e nada tinha a ver com o mundo espiritual  tão referenciado pelos adeptos do espiritismo.

Apesar disso, a música mantém sua força interpretativa até hoje, se tornando uma canção enigmática e poética como poucas do gênero.

Que tal relembrar os versos dessa música tão cheia de personalidade?

Clique no Player abaixo e escute de novo a melodia de Encontros e Despedidas.

 

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Os Barões da Pisadinha lançam Paredão Explode, álbum com sucessos em Versão Grave
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d'Além-mar, vencedor do Grammy Latino
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Gabi da Pele Preta lança seu primeiro EP

Matérias Relacionadas

Pai, de Fábio Junior, com seu filho Fiuk, representando este dia especial
História da Música

História da música Pai, de Fábio Junior

Roberto Carlos, intérprete de Lady Laura
História da Música

História da música Lady Laura, de Roberto Carlos

Sérgio Reis, intérprete de O Menino da Porteira
História da Música

História da música O Menino da Porteira de Sérgio Reis

Os Tribalistas, que colaboraram para Grão de Amor, canção de um álbum de Arnaldo Antunes
História da Música

História da música Grão de Amor de Arnaldo Antunes, dos Tribalistas

Elza Soares, intérprete de Mulher do Fim do Mundo
História da Música

História da música Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares

Marina Lima, intérprete de Fullgás
História da Música

História da música Fullgás de Marina Lima

Comments 1

  1. Luiz Carlos Neves de Oliveira says:
    2 dias ago

    A música de Nascimento e Brandt é muito linda e nos remete a nossa própria história misturada em nossos corpos , alma, espírito, terra, céu., Enfim trazendo emoções e sentimentos de vida início e falecimento-fim, sequência e finalização, amor alegria e sentimentos, paz e agonia, esperança e aleatoridade, final desconhecido e a esperança da felicidade.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Capa do novo álbum de Tiago Araripe, Terramarear

Novo álbum de Tiago Araripe reúne nomes do Brasil e do mundo

André Marques vai apresentar a segunda temporada do The Voice+, que teve troca de jurados e pode ser adiada

Globo troca membros do The Voice+ e cogita adiar estreia

Música e Futebol

Futebol em alta também na nossa Música Popular Brasileira

Capa do single O Infalível Zen

Single O Infalível Zen inicia parceria entre Benito di Paula e seu filho, Rodrigo Vellozo

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Os Barões da Pisadinha lançam Paredão Explode, álbum com sucessos em Versão Grave
  • Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar, vencedor do Grammy Latino
  • Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Capa do álbum Paredão Explode, d’Os Barões da Pisadinha

Os Barões da Pisadinha lançam Paredão Explode, álbum com sucessos em Versão Grave

Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar

Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar, vencedor do Grammy Latino

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
.
Configurações de CookiesACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR