Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto se unem para muito samba e MPB

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto se juntam, este fim de semana, para uma apresentação muito especial, com a música clássica se unindo à MPB e ao samba.

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto dão continuidade a série de eventos do projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions, que vai misturar boa música e informação. A série de encontros, que ao todo terá cinco apresentações, uma a cada mês, foi aberta em agosto, com a participação de Fernanda Takai, com o espetáculo O Tom da Takai, no qual a líder da banda Pato Fu homenageou Tom Jobim.

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto é a segunda apresentação, que ainda contará com nomes como Ana Carolina, Alceo Valença e Lulu Santos.

Saiba todos os detalhes do encontro entre Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto, que traz a todos esta parceria entre a música clássica e o samba, na sequência, com o Versos e Prosas.

A trajetória da Orquestra Ouro Preto

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda.

Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade, a Orquestra Ouro Preto atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.

Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD e sete DVDs.

Criada em 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto é um projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica que propõe o desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto.

Atualmente, o projeto conta com 42 bolsistas, com idades entre 18 e 28 anos. Os alunos têm em comum a paixão pela música e enxergam nela um futuro promissor como porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.

A carreira de Diogo Nogueira

Diogo Nogueira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de abril de 1981. Diogo é cantor, compositor e apresentador de TV.

Diogo esteve nas rodas de samba do pai, o também cantor e compositor João Nogueira (1941-2000), ao longo de toda a infância e adolescência, mas virou jogador de futebol, seguindo uma vontade do pai.

Diogo Nogueira chegou a atuar pelo Cruzeiro de Porto Alegre, em 2005, após se destacar em jogos da várzea carioca. Ele assinaria um contrato com o empresário Baidek, mas teve uma lesão no joelho e voltou ao Rio de Janeiro.

De volta para casa, no Rio, Diogo Nogueira passou a frequentar rodas de samba e formou uma banda própria. Também assinou contrato com a gravadora EMI. Com o álbum “Diogo Nogueira Ao Vivo”, Diogo se lançou na carreira de cantor solo. O álbum conta, em sua maioria, com sambas compostos por João Nogueira, como “Espelho”, “Poder da Criação” e “Clube do Samba”. Apesar disso, o disco possui também canções compostas pelo próprio Diogo, como “Samba pros Poetas”.

Diogo Nogueira conseguiu o que seu pai nunca havia conseguido na Ala de Compositores da Portela: emplacou o samba que foi cantado na avenida no Carnaval 2008.

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto prometem bastante samba e MPB

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto se unem, este fim de semana, para uma apresentação muito especial, para celebrar o encontro entre a música clássica com a MPB e o samba. Confira outras notícias conosco.

A Orquestra Ouro Preto, de Minas Gerais, segue promovendo apresentações memoráveis em 2021, com patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Depois da cantora Fernanda Takai, ocorrido em 22 de agosto, o projeto Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions recebe o cantor e compositor Diogo Nogueira, em um espetáculo que mistura boa música e informação.

No próximo fim de semana, Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto vão interpretar um repertório que vai de pérolas do samba a sucessos de Djavan, Ivan Lins e Cazuza.

Série prossegue com grandes nomes até o fim do ano

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto é a segunda apresentação do grupo mineiro com um convidado de peso da Música Popular Brasileira. A série de cinco apresentações com grandes nomes da música brasileira faz parte do Circuito SulAmérica de Música e Movimento. Depois de Fernanda Takai e Diogo Nogueira, passarão pelos concertos virtuais Ana Carolina (outubro), Alceu Valença (novembro) e Lulu Santos (dezembro).

“A música nos traz bem-estar e saúde e estamos muito felizes em poder levar alegria para todos. A nossa primeira session, que trouxe Fernanda Takai junto com a OOP, foi um sucesso. Temos certeza que com o Diogo Nogueira não será diferente e teremos um concerto maravilhoso, em um grande encontro de gerações. A SulAmérica busca incentivar, por meio do projeto, o equilíbrio entre as saúdes física, emocional e financeira para todos os envolvidos: tanto os alunos que apoiamos e para os profissionais que fazem o espetáculo acontecer. É nosso papel fomentar a arte e a cultura brasileira”, afirma Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica.

Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto: unindo o clássico ao popular

Maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo também vai conduzir bate-papos descontraídos com os convidados. “Serão ao todo cinco concertos com presenças ilustres, um mapa da música brasileira com grandes estrelas. Depois da Fernanda Takai cantando Tom Jobim, em setembro, teremos a participação de Diogo Nogueira. É um projeto ousado que está levando até o público o melhor da música brasileira, com o tempero da Orquestra Ouro Preto. Espero que todos nos prestigiem e nos acompanhem”, convida o maestro.

Diogo Nogueira, por sua vez, comenta da emoção de cantar com a orquestra. “É um grande prazer fazer esse projeto com a incrível Orquestra Ouro Preto. Já fiz trabalhos com outras orquestras, é muito emocionante: as canções ganham novos arranjos, novos ares e para um cantor isso é um presente. Cantei músicas do meu repertório e do cancioneiro popular brasileiro, pra todo mundo se identificar e cantar junto comigo”, acredita o artista carioca.

O encontro entre Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto será transmitido pelo canal 500 da Claro TV (Canal Like), nos canais do YouTube da Orquestra Ouro Preto e de Diogo Nogueira, e ainda na programação da rádio carioca e do app SulAmérica Paradiso. A transmissão será neste sábado (18), a partir das 20h30. Não perca!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *