Anjos Tronchos, de Caetano Veloso, traz uma reflexão sobre a tecnologia

Anjos Tronchos, de Caetano Veloso, já está disponível, desde quinta-feira (16), em todas as plataformas de áudio digitais.

Anjos Tronchos é o primeiro single do álbum Meu Coco, que o artista baiano vai lançar, pela Sony Music, no último trimestre deste ano. O disco de inéditas de Caetano já tem outros singles revelados.

Anjos Tronchos, que inaugura a promoção do álbum, bem como a estreia do cantor e compositor baiano na gravadora Sony Music, faz uma reflexão sobre a tecnologia e a internet.

Acompanhe os detalhes de Anjos Tronchos, bem como do que já se sabe sobre o álbum Meu Coco, de Caetano Veloso, com o Versos e Prosas.

A trajetória de Caetano Veloso

Caetano Veloso é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais respeitados nomes da nossa Música Popular Brasileira (MPB)!

Um dos fundadores do movimento tropicalista, Caetano soube se reinventar ao longo dos anos, mantendo-se relevante tanto na cena musical quanto no debate intelectual.

Em 2004, Caetano Veloso foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodovar e Frida, de Julie Taymor.

Ao longo dos mais de 50 anos de uma vitoriosa carreira, Caetano Veloso também se converteu numa das personalidades mais polêmicas no Brasil. É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX. Caetano Veloso chegou a ser comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney.

Caetano Veloso foi eleito pela revista Rolling Stone o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra e pela mesma revista o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos. Saiba tudo sobre a carreira de Caetano com o Versos e Prosas.

Anjos Tronchos integra o álbum Meu Coco, de Caetano Veloso

Anjos Tronchos é o primeiro single disponibilizado por Caetano Veloso de seu mais novo álbum, Meu Coco, programado para ser lançado no último trimestre de 2021.

O álbum Meu Coco, o primeiro de Caetano pela Sony Music Brasil, contém 12 músicas inéditas e foi gravado no primeiro semestre de 2021.

Antes de divulgar seu mais recente álbum, Meu Coco, o artista baiano havia gravado Abraçaço, disco lançado em 2012. Confira outros lançamentos com o Versos e Prosas.

Contando com 12 canções, o álbum foi gravado com os toques de músicos como o ritmista Marcelo Costa, o acordeonista Mestrinho e Vinicius Cantuária, multi-instrumentista que tocou com Caetano de 1978 a 1983 como integrante de A Outra Banda da Terra.

Algumas possíveis faixas

Além de Anjos Tronchos, nenhuma outra música foi oficialmente confirmada no repertório do novo álbum de Caetano, Meu Coco, mas sabe-se que Pardo (2019) – composição feita pelo artista para o quinto álbum de estúdio da cantora Céu, APKÁ! (2019) – integra esse repertório autoral do artista baiano.

Em live feita quando ainda gravava o disco, Caetano se referiu a uma música intitulada Nave mãe, composição que teria sido a mola propulsora para a criação da atual safra autoral do artista, impulsionada na Bahia durante o verão de 2019.

É provável que o cantor também tenha registrado Autoacalanto, composição feita para o neto caçula de Caetano – Benjamim, nascido em maio de 2020 – e apresentada pelo autor em show transmitido em 20 de dezembro. Acompanhe mais detalhes conosco.

Anjos Tronchos e a reflexão sobre a tecnologia

Anjos Tronchos, primeiro single disponibilizado pelo cantor e compositor Caetano Veloso, de seu mais recente álbum, Meu Coco, já está disponível, desde quinta-feira (16), em todas as plataformas de streaming.

Com versos densos e uma reflexão sobre a tecnologia e internet, Caetano Veloso lançou Anjos Tronchos, na última quinta-feira (16). Este é o seu primeiro single, lançado pela gravadora Sony Music, e que fará parte do seu álbum de inéditas, Meu Coco, previsto para os próximos meses deste ano.

O cantor e compositor explica como veio a inspiração: “É uma canção que pensei que não ia poder fazer por inteiro, por causa do meu desconhecimento da matéria, do assunto. Eu prometi a mim mesmo que se eu quisesse fazer uma coisa dessas, precisaria saber muito mais. Para saber mais, eu precisaria usar mais a internet, saber mais o que acontece nas redes sociais”.

Caetano completa: “Embora eu não conheça muito a questão da tecnologia e das suas consequências, eu fiz uma canção que parece mexer em questões muito maiores do que seu autor é capaz de dominar. Tem muitas canções que tiveram resultados políticos, na formação da cabeça de gerações, de áreas da sociedade, e que não foram feitas por uma pessoa que conhecesse teoricamente a complexidade daquele assunto. Eu terminei pensando: ‘Deu para fazer uma canção que pode ser como uma dessas’”.

O videoclipe da canção

O clipe de Anjos Tronchos, dirigido por Fernando Young e Del, foi lançado nesta sexta-feira (17), no canal do Youtube do artista baiano.

O videoclipe transmite a densidade da música em imagens que trazem Caetano, entre sombras e espelhos. “Buscamos produzir efeitos reais, de maneira artesanal, sem pós produção ou efeitos que tirassem o foco da performance do Caetano. Assim veio a ideia de construir cenários super minimalistas que contrastam com a multiplicação dos reflexos e algoritmos, um link direto ao vazio digital”, explicam Fernando e Del.

Anjos Tronchos é o primeiro lançamento desde que Caetano Veloso assinou com a Sony Music. Há diversas ações previstas para os próximos meses, incluindo o próximo álbum, que promete ser uma viagem por dentro da cabeça do artista, mostrando como funciona seu cérebro durante a criação de canções.

Para conferir “Anjos Tronchos”, canção interpretada e composta por Caetano Veloso, é só acessar a plataforma de áudio de sua preferência. Agora, para assistir ao clipe de Anjos Tronchos, acesse o canal de Caetano no Youtube, no player a seguir.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *