História da música Sem Radar, do LS Jack
Uma das canções mais bonitas do início dos anos 2000, Sem Radar consolidou o sucesso da banda LS Jack na cena nacional, com uma mensagem ambígua que falava sobre fé e esperança em Deus.
Que tal conhecer os bastidores de um dos maiores hits das rádios brasileiras no começo do século? Se quer saber mais, continue lendo, vamos te contar tudo sobre a criação, repercussão e sucesso dessa canção que marcou uma geração.
Veja logo abaixo:
História da música Sem Radar
Sem Radar foi a faixa de abertura de Tudo Outra Vez, quarto álbum de estúdio do LS Jack, tendo sido composta por Marcus Menna, ex-vocalista da banda, que trouxe uma mensagem pessoal sobre desamor e fé.
Na esteira do sucesso da banda com os hits Carla e Uma Carta, que fizeram com que estourassem no Brasil inteiro, Sem Radar consagrou o grupo de vez na cena da música brasileira, se tornando mais um sucesso no repertório inovador da banda.
A canção se tornou mais um sucesso comercial, e chamava atenção pela melodia única e letra de simplicidade reflexiva, marcando um ponto de maturidade no repertório dos artistas, que acabaria se repetindo em todo o álbum.
Apesar de parecer falar sobre um amor não correspondido, a canção na verdade conversa sobre a fé em Deus, segundo o próprio compositor, fato que a torna um sucesso incomum na trajetória do Pop Rock brasileiro.
Um dos maiores hits do Pop Rock nacional
Ao ganhar as rádios e o gosto do público em 2003, Sem Radar destacava o LS Jack como uma das bandas de maior talento na cena musical da época, fato que já tinha se comprovado com o sucesso estrondoso de Carla, a canção mais famosa da banda.
Em Sem Radar, assim como em todo o álbum, o grupo mostrava a criatividade melódica de um estilo original, se destacando rapidamente entre os artistas do gênero no início dos anos 2000. Confira outras histórias das músicas conosco.
Trazendo um som forte, melancólico e, por vezes angustiado, a canção também chamava atenção pelo tom quase romântico, que passava aos ouvintes a sensação de um amor triste, marcado pela desilusão de um abandono.
Com isso, a canção acabou se tornando um dos maiores Hits do Pop Rock brasileiro em todos os tempos, e ainda hoje é cantada e lembrada pelos amantes da banda e até por artistas de outros gêneros.
Regravações de Sem Radar por outros artistas
Com o sucesso merecido, Sem Radar se tornou tão famosa que acabou ganhando outras versões ao longo dos anos, feitas por cantores consagrados da música nacional, mantendo o legado do LS Jack mesmo após o hiato do grupo em 2004.
Confira os principais artistas que fizeram sua própria versão da canção:
- Marcos & Belutti – A Dupla do Sertanejo Universitário gravou sua versão em um DVD ao vivo de 2016, mantendo toda a qualidade melódica mesmo e com traços de outro gênero.
- Jeito Moleque e IZA – O grupo de pagode Jeito Moleque fez sua interpretação de Sem Radar em conjunto com a cantora IZA, em um Show no programa Música Multishow, além de também terem gravado a canção em apresentação solo.
- Renato Vianna – Campeão do The Voice Brasil em 2015, o cantor Renato Vianna também lançou uma versão acústica da canção em seu canal no YouTube em 2018.
Além de ter feito sucesso na voz de outros artistas, a canção também acabou ganhando uma versão acústica lançada como faixa bônus do mesmo álbum de origem.
Uma canção reflexiva de melodia robusta
Além de um hit incontestável de melodia atraente, o grande mérito de Sem Radar está em grande parte na profundidade da sua mensagem, que aliada a melodia melancólica provoca um momento de reflexão, algo muito difícil de dar certo em canções desse tipo.
Com uma letra ambígua, a música ganhou o coração dos fãs pelo tom romântico do refrão chamativo, mas é com a interpretação atenta de sua letra que ela se revela atemporal.
Falando nas entrelinhas sobre a devoção em um ser divino, a canção ganha novos sentidos, crescendo em profundidade sem nunca perder a qualidade de um hit comercial, o que reforça o grande talento da banda para a composição técnica.
Com tudo isso, não é à toa que a canção se consolidou como um sucesso, e até hoje seus versos despertam emoções em qualquer um que os escute com mais atenção, se tornando um verdadeiro tesouro da música brasileira.
Analisando a letra de Sem Radar
Já nos primeiros versos, Sem Radar traz um tom de desolação que já mostra os primeiros sinais de uma mensagem de fé.
É só me recompor
Mas eu não sei quem sou
Falta um pedaço teu
Preciso me achar
Mas em qualquer lugar estou
Voando sem direção eu vou
Na estrofe seguinte, o eu lírico fala sobre a busca incessante que faz para encontrar algum indício de fé ou esperança, e é nessa parte que percebemos todo o tom religioso da canção.
Eu sigo sem radar
Voando a procurar
Um sábio indício teu
Queimando toda fé
Seja o que Deus quiser eu sei
Que amargo é o mundo sem você
E então, no refrão, vemos a angústia do eu lírico em perceber que está mais uma vez sozinho, e tudo que lhe resta é esperar a volta de quem lhe arrebatou.
Você me entorpeceu
E desapareceu
Vou ficando sem ar
O mundo me esqueceu
O sol escureceu
Vou ficando sem ar
Esperando você voltar
Um pouco sobre a trajetória do LS Jack
Formada em 1997, o LS Jack foi uma das bandas mais influentes e bem-sucedidas do Brasil no início dos anos 2000.
Apesar de só terem conseguido o sucesso com o seu terceiro álbum, a banda ganhou as rádios e gosto do público com sucessos como Sem Radar e Carla, mas isso duraria pouco.
Em 2004, o vocalista Marcus Menna acabaria sofrendo uma complicação em uma cirurgia de lipoaspiração que o deixaria em coma por 2 meses, trazendo sequelas que o afastaram dos palcos por mais de 6 anos, enterrando o sucesso da banda precocemente.
Apesar do problema, o grupo voltaria a se reunir anos depois, e em 2020, tendo Vinny como novo vocalista, retornou à cena do rock nacional, para a alegria dos fãs e amantes da boa música que sempre fizeram. Recentemente, Marcus Menna retomou a carreira solo, com o lançamento de alguns singles.
Que tal relembrar um dos maiores sucessos do LS Jack? Clique no Player abaixo e escute novamente a melodia de Sem Radar.