História da música Tédio, do Biquini

Canção mais importante da trajetória do Biquini Cavadão, Tédio foi a responsável por alavancar a carreira da banda, e se tornou até mesmo fruto de polêmicas muitos anos após seu lançamento.

Quer saber tudo sobre a criação e sucesso da canção? Então continue lendo, preparamos um conteúdo completo sobre a história dessa música tão icônica da banda.

Confira logo abaixo:

História da Música Tédio

Lançada pela primeira vez em 1984, Tédio foi a primeira canção oficial gravada pelo Biquini Cavadão, que recentemente adotou apenas Biquini como nome oficial da banda, e mudaria a trajetória da banda para sempre.

Nascida de um poema escrito por Sheik, ex-baixista do grupo, a música também teve letra de Bruno Gouveia, e ficou pronta ainda em 1984, ano em que seria descoberta pelo produtor musical Carlos Beni, que insistiu em gravar um disco compacto da canção.

Hesitantes em seguir carreira profissional, os amigos não esperavam que a gravação acabasse dando frutos, mas a música foi lançada nas rádios em 1985, fazendo um grande sucesso entre o público, fato que surpreendeu o grupo.

Após o primeiro lançamento, Tédio seria regravada dois anos depois, em Cidades em Torrente, primeiro álbum da banda, e a partir daí se tornaria uma das canções mais conhecidas do grupo, fruto do imenso sucesso que alcançou como hit de verão.

 O Hit que deu início a carreira do Biquini

Antes de despontarem no Brasil inteiro com Tédio, o então Biquini Cavadão custou a se consolidar como banda autoral.

Naquela época, os amigos preferiam se apresentar em saraus com um repertório de músicas de paródia, e não ligavam muito para ter uma carreira. Mas isso mudaria após essa canção.

Foi só após gravarem o primeiro hit e perceberem o potencial da banda que o grupo se organizou e começou a produzir um trabalho autoral. E o resultado do profissionalismo seria visto logo no início, com o lançamento de Tédio.

A música fez tanto sucesso nas rádios e com o público, que acabou ganhando até um clipe oficial em 1985, aumentando a repercussão do grupo, que corria para montar um repertório completo para se apresentar em Shows.

Com isso, a criação e lançamento de Tédio foram fatores decisivos para a trajetória musical do Biquini.

Tédio e os maiores hits de Cidades em Torrente

Após despontarem como banda revelação com Tédio, o sucesso do grupo se repetiria também com o primeiro disco, o álbum Cidade em Torrente, que vendeu 60 mil cópias na época e foi responsável por lançar a banda em turnê pela primeira vez. Confira outras histórias das músicas conosco.

Além da canção principal, o repertório desse álbum já contava com alguns sucessos que marcariam a história da banda a partir dali.

E eles foram:

  • Timidez
  • Múmias
  • No mundo da Lua
  • Inseguro de Vida

Entre os primeiros hits, já se destacam o estilo animado e as letras encorpadas, além da parceria com o cantor Renato Russo na canção Múmias, que contribuiu ainda mais para a popularidade do álbum.

Com tudo isso, o Biquini Cavadão se consagrava como mais uma banda importante para o boom do rock brasileiro nos anos 80, e uma das mais duradouras e criativas, tendo em vista a longa carreira que se seguiu a esse sucesso.

Uma mensagem de monotonia que conquistou o Brasil

Apesar do sucesso repentino, Tédio andava na contramão do que era normalmente aceito pelo público da época, e destoava até mesmo do repertório e estilo tradicional da banda, ao trazer uma letra que falava de monotonia e até mesmo depressão.

Mesmo com isso, a música foi bem recebida pelo público, e conquistou as pessoas com seu ritmo envolvente, mas foi pelo tema que acabou sendo reconhecida no Brasil.

Ao trazer um eu lírico que fala sobre o tédio da vida e a agonia que sentia em meio a monotonia, a canção acabou representando um período político do Brasil, que passava por um momento de desesperança logo após perder o presidente Tancredo Neves, símbolo da luta contra a ditadura militar.

Em um clima de monotonia após a volta sem vigor da democracia, o Brasil se identificou com os versos de Tédio, e de uma forma ou de outra, a canção acabou trazendo um alívio para um momento político que ainda custava a se estabilizar, fato que ainda hoje surpreende a banda.

Analisando a letra de tédio

Em uma análise atenta da letra da canção, vemos que o tema na verdade é muito comum à vida cotidiana, afinal, quem nunca passou um dia inteiro de pijama sem entusiasmo para nada?

Sofrendo de agonia, o eu lírico traz logo nos primeiros versos o seu dilema:

Sabe esses dias

Em que horas dizem nada

E você nem troca o pijama

Preferia estar na cama

O dia, a monotonia

Tomou conta de mim

É o tédio

Cortando os meus programas

Esperando o meu fim

Em outras estrofes, percebemos o tom melancólico do narrador, que parece desolado pelo marasmo que tomou conta da sua vida.

Vejo o programa

Que não me satisfaz

Leio o jornal que é de ontem

Pois, pra mim tanto faz

Já tive esse problema

Sei que o tédio

É sempre assim

Se tudo piorar

Não sei do que sou capaz

E então, no refrão, vemos a frase icônica que traz o ápice da insatisfação do eu lírico, que não consegue encontrar remédio para a monotonia em que vive.

Sentado no meu quarto

O tempo voa

Lá fora a vida passa

E eu aqui à toa

Eu já tentei de tudo

Mas não tenho remédio

Pra livrar-me desse tédio

A regravação polêmica da canção

No começo dos anos 2000, a canção icônica do Biquíni acabaria ganhando repercussões polêmicas.

Acontece que a melodia de Tédio foi usada na música “Adultério” do cantor de Funk Mr. Catra, e a versão acabou sendo um sucesso, revelando Mr. Catra como um dos principais nomes do funk daquela geração. Mas a regravação não agradou nem um pouco os membros da banda.

Em uma entrevista em 2017, o vocalista Bruno Gouveia contou que a banda liberou a regravação pois não achava que deviam censurar nenhum artista, mas não gostaram da versão final da melodia de Mr. Catra.

Apesar da polêmica, Tédio se manteve viva como uma das melhores canções da banda, e a que mais marcou sua trajetória.

Relembre essa canção icônica logo abaixo. Clique no player e escute novamente a melodia envolvente de Tédio.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *