História da música Monte Castelo da Legião Urbana

Monte Castelo, da Legião Urbana, se vale de trechos bíblicos e de um poema de Luís de Camões, para conceituar o amor. Canção foi lançada em 1989, no disco As Quatro Estações.

Monte Castelo utiliza trechos da bíblia e de um poema de Camões, para tentar explicar o amor. Saiba mais, com o Versos e Prosas.

O grupo de rock Legião Urbana é um dos mais celebrados da música brasileira nas últimas décadas. Sendo assim, a música Monte Castelo desponta como um dos seus grandes sucessos.

Por acaso, você conhece a história relacionada a essa canção? Provavelmente, boa parte dos brasileiros já escutou a música Monte Castelo de Legião Urbana, mas nem sequer desconfia dos detalhes de sua criação.

Quer saber mais detalhes? Então, Monte Castelo faz parte do disco Às Quatro Estações, lançado pela Legião em 1989. A autoria do sucesso é do cantor e compositor Renato Russo, que utilizou citações do poeta português Luís de Camões no seu soneto 11. O vocalista da Legião Urbana ainda acrescentou algumas partes dos evangelhos da Bíblia para escrever a letra.

História da canção Monte Castelo

Cabe ressaltar que Monte Castelo é o nome de uma área situada ao norte da Itália, onde aconteceu a famosa Batalha de Monte Castelo. Nesse local, integrantes das forças armadas do Brasil e dos Estados Unidos lutaram contra militares da Alemanha nos últimos momentos da Segunda Grande Guerra.

A música recebeu esse nome para fazer uma menção direta a esse período histórico, mas especificamente, a esse combate da Segunda Guerra Mundial. Além disso, Monte Castelo possui outra curiosidade. O autor utiliza trechos de poesias de Luís de Camões e de passagens da Bíblia Sagrada.

A partir dessas duas referências, Renato desenvolveu uma ideia totalmente nova. As mesmas palavras, que anteriormente apresentavam um significado, receberam uma conotação diferente conforme a visão do vocalista do grupo.

É importante frisar que o autor alegava não gostar de conflitos militares, algo que a maioria das pessoas também abomina atualmente. De acordo com Renato Russo, nenhuma guerra pode ser santa. Por isso, há quem acredite que o nome Monte Castelo é uma espécie de ironia.

Isso porque a canção apresenta a paixão de duas maneiras, apontando como ela atua, ao que pode ser comparada, frisando ainda que essa é uma sensação distinta, recorrendo a jogos de palavras. Isso tudo para deixar claro que conhece genuinamente o que é paixão. E que esse amor, o que há de mais importante na vida, não é o que se passava em Monte Castelo.

Composição e curiosidades

Inicialmente, Monte Castelo contava tanto com bases de violão quanto de teclado simulando o som de um acordeão. Nessas primeiras tentativas, Renato Russo buscava cantar em cima dessas bases musicais. No entanto, o artista encontrou muita dificuldade para achar um padrão para a sua melodia e acabou adotando diversos canais com a sua voz, fazendo com que a canção ganhasse uma letra e composição caóticas.

O resultado ficou tão bizarro que o músico Dado Villa-Lobos e a sua companheira chegaram a sair do estúdio de gravação nos primeiros ensaios. Esse processo de mixagem também foi extremamente complicado, já que Renato jamais concordava com a atuação do produtor musical.

O caso ficou tão sério que Renato Russo chegou a desligar o áudio, resultando em discussões e brigas, a ponto de quase não participar da parte final de produção da música. Nesse momento, o cantor mudou de postura e afirmou ter, enfim, apreciado o resultado de Monte Castelo. Enquanto Dado Villa-Lobos se emocionou muito ao escutar a versão final da música.

Em 1999, Jerry Adriani gravou uma nova versão em italiano da música para o álbum Forza Sempre, que possui somente hits da Legião Urbana no idioma estrangeiro. Dez anos depois, o cantor Jay Vaquer fez parte de uma atração especial do Som Brasil, produção da TV Globo que homenageou Renato Russo. Vaquer deu voz a algumas canções, incluindo Monte Castelo.

Já em 2012, o sucesso ganhou uma nova roupagem. Porque o padre Reginaldo Manzotti interpretou a música no seu DVD, intitulado Paz e Luz. O especial foi realizado na igreja da Candelária, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Sobre a Legião Urbana

Legião Urbana é um dos grupos de rock nacional mais lembrados da história. A banda foi criada no começo da década de 80, em Brasília, idealizada por Marcelo Bonfá e Renato Russo. Dado Villa-Lobos e Renato Rocha também integraram a formação mais popular do grupo.

Em função do falecimento de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, a banda optou por finalizar as suas apresentações poucos dias depois. No entanto, o grupo apresenta uma discografia com oito álbuns gravados em estúdios, três compilações e três discos produzidos ao vivo.

O último show da Legião Urbana foi promovido em janeiro de 1995, na casa de eventos Reggae Night, localizada em Santos, no litoral de São Paulo. No mesmo período, todos os álbuns de estúdio da Legião Urbana até 1993 passaram por um processo de remasterização, em Londres, na Inglaterra.

Coincidentemente, o estúdio responsável por essa tarefa realizou as gravações para outro fenômeno da música mundial, The Beatles. Com o nome de Por Enquanto 1984 – 1995, o álbum contava ainda com um livreto, com texto de autoria do antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.

A Tempestade ou O Livro dos Dias, anunciado em setembro de 1996, foi a última obra do grupo a contar com Renato Russo ainda em vida. É importante frisar que esse álbum chama a atenção por apresentar composições depressivas e muito introspectivas.

Em 2015, o jornal O Estado de São Paulo divulgou que a Legião Urbana vendeu cerca de 25 milhões de discos ao longo dos seus 14 anos de existência. Tornando-se, então, a segunda banda nacional que mais vendeu cópias no mundo, além de integrar o denominado quarteto sagrado do rock nacional, ao lado do Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.

Marcos Aurélio

3 comentários sobre “História da música Monte Castelo da Legião Urbana

  1. Olá,
    Li em algum lugar q o Renato teve essa inspiração ao se hospedar em um hotel e folhear a bíblia q fica nas cabeceiras das camas de hotel. Coincidência do destino, ele abriu justamente na Epístola aos Coríntios 13 que fala sobre o amor. E daí, foi dado o pontapé inicial pra essa música maravilhosa, dentre todas as outras que esse GÊNIO criou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *