Alcione e Elza Soares são homenageadas no musical Vozes Negras

O enredo da cultura nacional ganha mais um capítulo chamado ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’, quarto espetáculo do musical em série Vozes Negras – A força do canto feminino. Alcione e Elza Soares vão ter suas histórias contadas no palco do Teatro Prudential, no Rio de Janeiro (RJ), de 9 a 12 de junho. Ester Freitas e Roberta Ribeiro são as atrizes que vão interpretar os grandes sucessos destas duas mestres da música. A produção da Aventura e a direção de Gustavo Gasparani.

As personagens desta semana souberam superar os desafios que a vida lhes apresentou. Natural de São Luís do Maranhão (MA), Alcione se mudou para o Rio de Janeiro atrás do sonho de ser cantora profissional. De lá pra cá, a Marrom se firmou no samba e celebra os 50 anos de carreira com uma turnê internacional em 2022.

Elza, a eterna Mulher do Fim do Mundo, por outro lado, faleceu recentemente, aos 91 anos. Sua trajetória até ser consagrada como ícone da história do país não foi fácil. Foi obrigada a casar ainda muito jovem e aos 21 já era viúva. Dizia que vinha do planeta fome. Sua fome, de alimento pro corpo e pra alma, movimentaram a sua vida e conquistaram admiradores de sua arte pelo país.

O espetáculo Vozes Negras – A força do canto feminino é a primeira produção teatral seriada do País, inaugurando uma tendência mundial no Brasil. A cada semana, duas cantoras negras brasileiras são homenageadas em cena: ‘A Era de Ouro do Rádio’: Carmen Costa & Elizeth Cardoso, ‘Samba, Terreiro e Ancestralidade’: Clementina de Jesus & Dona Ivone Lara; ‘Samba-canção e Bossa-nova’: Dolores Duran e Alaíde Costa; ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’: Alcione & Elza Soares; ‘Do Soul ao Afropop’: Margareth Menezes & Sandra de Sá; ‘Novas Gerações’ Tati Quebra Barraco, Ludmilla & Iza.

O musical é fruto da parceria entre Gustavo Gasparani, que assinou musicais que exaltam a cultura popular, como “SamBRA”, “Otelo da Mangueira” e “Samba Futebol Clube”, e Rodrigo França, um dos responsáveis por expressivas produções como “Oboró – Masculinidades Negras” e “Contos Negreiros do Brasil”. A produção é da Aventura com o patrocínio da Enauta. Confira outras notícias conosco.

Retomando as homenageadas desta semana, Alcione e Elza Soares, para acompanhar histórias tão sensíveis e que se repetem entre pessoas ordinárias, uma banda impecável vai dar o tom da apresentação. Assim, a plateia pode imergir nos enredos de tantos carnavais que vão preencher o Teatro Prudential. Além disso, debates interativos vão fechar com chave de ouro os encontros desta semana.

As debatedoras convidadas são Fátima Lima, Jaqueline Jesus, Aza Njeri e Leilane Ribeiro, sempre mediados pela Verônica Bonfim, que também apresenta o musical. Sandra de Sá também vai fazer uma participação especial no espetáculo. Os dias de cada debatedora não são revelados, bem como a participação de Sandra. Assim, o público tem sempre uma boa surpresa garantida.

Alguns grandes nomes da música já tiveram as histórias contadas na temporada carioca do Vozes Negras – A força do canto feminio: Dolores Duran, Dona Ivone Lara e Alaíde Costa, para citar apenas algumas. Alcione e Elza, estes ícones da música feminina negra brasileira, vão trazer toda sua glória para o espetáculo ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’, o quarto do musical em série. Suas vozes reverberam para não deixar o samba morrer e o jazz ser esquecido.

Os ingressos e a programação completa do musical estão disponíveis no site do Teatro Prudential.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *