Projeto de dupla de violeiros traz clássicos do rock à moda de viola

O projeto Moda de Rock, desenvolvido pelos professores e violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, retoma suas atividades, de 15 anos na estrada, com um show presencial em São Paulo (SP), na próxima semana.

O Moda de Rock juntou a boa viola caipira ao som do bom e velho rock and roll. E para quem pensa que a mistura não combina bem, continue conosco, você vai ver que não é bem assim!

Os professores e violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder desenvolveram o Moda de Rock, em 2007, em uma brincadeira com seus alunos, e a ideia deu tão certo, que a dupla já fez parcerias na música e segue há 15 anos na estrada.

Confira, com o Versos e Prosas, mais detalhes do projeto, bem como do show Moda de Rock, que os violeiros e professores Ricardo Vignini e Zé Helder farão, na próxima semana, na capital paulista.

O projeto Moda de Rock e seu surgimento

O projeto Moda de Rock nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os dois violeiros, também professores, Ricardo Vignini e Zé Helder, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da adolescência de ambos. A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida.

Em 2011, surgia o CD “Moda de Rock – Viola Extrema”, que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas e lotou shows em todas regiões do Brasil, México, EUA, Canadá e Argentina. Ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico.

Moda de Rock mostrou a que veio e trouxe gravações de clássicos que incluíram os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e compositor Renato Teixeira.

Em 2016, foi lançado o CD “Moda de Rock II”, que recebeu o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção do disco e circulação pelo Estado. Versões de bandas como Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura e novidades como Queen, Dire Straits, Slayer e Ramones fizeram parte do álbum.

Também foi produzido um DVD ao vivo com participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira (feito via crowdfunding). A dupla também se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Renato Teixeira.

Em 2018, lançam seu 3º álbum gravado em estúdio, “Moda de Rock toca Led Zeppelin”, com 15 faixas, sendo que duas incluem vocais pela primeira vez desde o lançamento do primeiro CD em 2011. Ana Deriggi canta “Thank You” ao lado do flautista Zé da Flauta. Zé Helder canta a faixa “Going to California”. Destacam-se também neste terceiro álbum a viola erudita de Fábio Tagliaferri em “Friends” e “Four Sticks”, e Sergio Duarte, na gaita blues em “Black Dog”. Há ainda a faixa-bônus” Kashmir”, gravada ao vivo com participação do percussionista Marcos Suzano.

Moda de Rock e o show em São Paulo

Para quem ainda acha que os universos da Viola Caipira e do Rock não dão uma boa mistura, certamente não ouviu ainda o trabalho de Ricardo Vignini e Zé Helder.

Depois de 15 anos de intensa atividade, o Moda de Rock teve sua agenda de apresentações pausada a força em janeiro de 2020 devido a pandemia, agora finalmente Ricardo Vignini e Zé Helder, voltam no dia 15 de junho, quarta-feira, a se apresentar ao vivo no Bleu Note SP, mostrando mais uma vez, toda a potencialidade da viola caipira no show Moda de Rock. Confira outras notícias conosco.

Para a noite do dia 15 de junho, Ricardo Vignini e Zé Helder elaboraram um repertório baseado em um resumo dos álbuns Moda de Rock – Viola Extrema, Moda de Rock II, Moda de Rock toca Led Zeppelin, e ainda o público terá a oportunidade prévia de conhecer o 4º álbum Moda de Rock Brasil, dedicado exclusivamente ao rock nacional com arranjos para bandas como Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos, Pitty, Ira!, Plebe Rude, Dorsal Atlântica, Cólera, Camisa de Vênus, do projeto contemplado pelo ProAC 2021 pelo Estado de São Paulo.

O show da Moda de Rock, liderado pelos professores e violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, será na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, a partir das 22h30, no Blue Note São Paulo, localizado na Av. Paulista, 2073, 2° andar, no Conjunto Nacional, em São Paulo (SP).

Os ingressos custam R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Blue Note São Paulo ou no site da Eventim.

A classificação é de 18 anos e a duração é de aproximadamente 70 minutos.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *