Biografia Rita Lee: conheça a vida e a carreira da musa do Rock brasileiro

A rainha do rock mal deixou a gente e já faz muita falta. Afinal, quem nunca se divertiu, foi embalado ou se pegou cantarolando sem parar uma de suas canções? Como você pode ver na biografia de Rita Lee, são muitas as razões pelas quais ela se consagrou como rainha no meio musical.

A cantora e compositora fez uma carreira invejável. Inclusive, seu jeito considerado rebelde deu o tom da liberdade em uma época onde tudo era mais difícil. Muito autêntica, divertida e sem filtro, a cantora e compositora escreveu seu nome na história do rock no Brasil.

Então, se você quer conhecer mais sobre a vida e carreira desse ícone nacional que vai deixar saudades, é só continuar por aqui com a gente.

Rita Lee
Foto: Guilherme Samora / Divulgação

Biografia Rita Lee: infância, inspirações e primeiro contato com a música

Destinada ao sucesso, Rita Lee Jones de Carvalho, que por pouco não foi Bárbara, já nasceu com nome de artista. Nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947.

A rainha nasceu princesa, já em berço musical, já que sua mãe era a pianista Romilda Pádua Jones. Enquanto isso, a herança paterna não foi muito musical, já que Charles Fenley Jones era dentista.

Naturalmente, em um contexto musical familiar, a biografia de Rita Lee indica que seus primeiros contatos com o meio foram ainda bem jovenzinha. Nessa época de sua vida, seus grandes sonhos eram ser atriz ou veterinária.

Embalados por bandas do momento como Rolling Stones e The Beatles, os sonhos foram mudando de caminho e a veia artística voltada para a música foi aparecendo mais.

Foi assim que surgiu sua primeira banda, a Teenage Singers, aindana adolescência, quando cantava com as amigas em festinhas escolares.

Início da carreira

Tudo já se encaminhava para fazer da música o principal evento da Biografia de Rita Lee, mas, não foi com suas amigas que a Rainha do Rock explodiu seriamente. O Teenage Singers se juntou com um trio de garotos e passou a se chamar Os Seis.

Com o tempo, o grupo se reduziu a um trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que passou a se chamar Os Bruxos.

E foi com essa formação que, em 1966, a banda se tornou parte do elenco fixo na TV Record, no programa do apresentador Ronnie Von.

De lá saiu o nome “Os Mutantes”, com a sugestão de Ronnie Von. E, a partir daí, a banda foi dando passos maiores, acompanhando Gilberto Gil no Domingo no Parque e Caetano Veloso no Festival Internacional da Canção.

Primeiro grande sucesso na Biografia Rita Lee

“Panis et Circenses” foi a primeira música de sucesso na Biografia de Rita Lee, ainda em conjunto com os mutantes. Nenhuma novidade na notícia, já que essa surgiu da parceria de composição entre Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Além da própria musicalidade, essa música também traz uma carga cultural enorme. Isso porque sua letra tem influência do movimento tropicalista, que foi uma espécie de resistência à censura cultural da época.

A letra é uma referência ao fato de as pessoas estarem ocupadas demais em uma vida medíocre em seu próprio mundinho. Tudo isso enquanto um movimento tão importante, e coletivo, acontecia lá fora.

Principais sucessos da carreira de Rita

A vida artística de Rita Lee em conjunto com os Mutantes não durou muito. Aliás, ela chegou a ser expulsa da banda por Arnaldo Baptista, seu ex-marido, sob alegação de incompatibilidade técnica.

Outras hipóteses rondam o caso e, apesar de não se saber exatamente o que aconteceu, o fato é que alguns acontecimentos levaram a banda a se separar. Entre eles estão o exílio de Caetano e Gilberto Gil durante a ditadura,que foi um baque para a banda.

Mas a separação não impediu os grandes sucessos da Biografia de Rita Lee. Aliás, em carreira solo a rainha do rock alcançou números incríveis com sucessos inesquecíveis como:

Ovelha Negra

Essa, com certeza, é o principal feito da rockeira. Aliás, uma curiosidade sobre ela é que trata-se de uma espécie de autodescrição da cantora.

Mas, exatamente por causa disso, o pai de Rita se preocupou que ele realmente a tivesse expulsado em algum momento, como a letra diz. A fim de tranquilizá-lo, Rita utilizou a licença poética em sua defesa.

Mania de Você

“Mania de Você” com certeza também está entre os principais feitos de Rita Lee em sua carreira. Uma das principais razões para isso é o fato de fazer referência clara à sexualidade feminina, um assunto tão fechado na época.

Banho de espuma

Com o nome original de “Afrodite”, a música teve que ser transformada antes de ser lançada. Considerando o momento de censura, os motivos são óbvios, como se pode ver no nome. Mas, Rita não desistiu, fez adequações que garantissem a liberação e emplacou mais um sucesso na carreira.

Desculpe o Auê

Como quase tudo em sua carreira, aqui também se tem uma mistura entre arte e vida real. Conforme a própria rainha, a letra dessa canção surgiu após uma crise de ciúmes no seu relacionamento com o amor de sua vida, Roberto de Carvalho.

Depois de uma briga feia, um bilhete com um pedido de desculpas resultou nesse grande sucesso. Eis o verdadeiro significado de “há males que vêm para o bem”.

Lança Perfume

Um dos principais lançamentos da vida artística da cantora, traz à tona todo o espírito que pairava na época de sua composição. Trata-se de um retrato do espírito de liberdade que imperava na cultura do momento.

Rita Lee e seu legado

Claramente, a Biografia de Rita Lee engloba muito mais que boa música. Afinal, a existência e ativismo da cantora sempre foram muito além dos palcos.

Para a música brasileira e mundial, ela deixa um marco na qualidade musical. Afinal, Rita soube utilizar bem a sua capacidade criativa para além do entretenimento.

Rita Lee trouxe à tona a importância de uma flexibilidade artística, passeando bem em diferentes gêneros como MPB, Rock e Punk.

Todos esses ritmos foram usados por ela para carregar músicas com mensagens libertadoras sobre autonomia, liberdade e empoderamento feminino.

Todas as suas letras são um retrato de inteligência, sensibilidade e envolvimento com acontecimentos atuais. Assim, ela não só é uma referência para a sua época, mas será uma eterna influência para as gerações futuras.

Rita faleceu em 8 de maio de 2023, depois de lutar bravamente, por 2 anos, contra um tumor no pulmão. Mas a sua música continua completamente viva.

Você pode conferir sua obra em todos os streamings e plataformas. Mas, para dar um gostinho de quero mais, deixamos aqui um de seus principais sucessos. E, para conhecer mais do mundo da música, você pode descobrir o que quiser, aqui no Versos e Prosas.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *