Como uma onda – Lulu Santos: História da música

Alguns cantores e canções marcam a gente, não é? Isso acontece porque uma letra ou uma melodia, ou os dois, têm o poder de trazer à memória épocas, lembranças e até sensações bem particulares. 

E Músicas como a canção Como Uma Onda, de Lulu Santos fazem até mais do que criar memórias individuais. Músicas como essa marcam de maneira coletiva e despertam sensações sempre que são tocadas.

Já está muito mais do que provado que músicas nunca são só músicas. E algumas delas atravessam gerações com uma mensagem que poderia ter sido escrita ontem. Aliás, elas também têm histórias, e é disso que falaremos aqui.

Antes de fazer sucesso e tocar corações, a música de Lulu Santos teve um significado. Para descobrir tudo sobre o assunto, é só ficar por aqui até o final desta leitura.

FOTO: Freepik.

Quem é o compositor de Como uma onda?

Sem nenhuma surpresa, sim, linkar Lulu Santos com Como Uma Onda é justo em todos os sentidos. Afinal, ele não apenas deu à letra uma maravilhosa interpretação, mas também participou da construção de cada estrofe, juntamente com Nelson Motta.

Em tempos difíceis para o meio cultural, os dois nem imaginavam o quanto Como uma Onda revolucionaria o mundo da música. Além de uma letra super profunda, o hit reúne uma série de aspectos que fazem a experiência de curtir o som ainda melhor.

Lulu Santos – Como uma onda: História da canção

O mais engraçado da história da música é que, à época, apenas Lulu acreditava no sucesso da canção. Aliás, nem seria essa a aposta do cantor no disco em que foi lançada. Mas, em tempos de censura, ele não pôde lançar o single que tinha preparado para a ocasião. 

Ainda bem que ele acreditou em “Como uma Onda no Mar”, diferente da gravadora. Não fosse isso, nós não teríamos esse belo exemplar do pop rock animando toda e qualquer roda de violão.

Depois de apresentar o projeto de substituição, Lulu enfrentou a resistência da sua gravadora. Tudo porque a melodia não seria o padrão de pop rock a que o meio musical estava acostumado.

Mas, a insistência valeu a pena e a canção não só foi bem aceita, como impulsionou a carreira do cantor e compositor. No fim de tudo, temos uma música com letra sempre atual e melodia super gostosa de ouvir. 

Principais regravações de Como uma Onda

Além de passar pela voz de Lulu Santos, Como uma Onda mereceu outras regravações. Afinal, o que é bom a gente replica e propaga, não é mesmo?

No caso de Como uma Onda, Lulu foi o primeiro, claro. Mas, depois dele, a canção ainda passou pelas vozes consagradas de Tim Maia e Diogo Nogueira.

De tão eclética, a canção também foi gravada por Bruninho e Davi, que cantam música sertaneja universitária. E a música também ultrapassou as fronteiras geográficas e ganhou uma versão incrível na voz do cantor mexicano Diego Gonzales.

Qual é o sentido de “Como uma Onda”?

Provavelmente essa tenha sido a melhor ideia de estalo que um cantor teve na vida. 

Para Lulu Santos, Como uma Onda não foi apenas uma saída de escape para o problema com a censura da primeira música. Mais do que isso, essa foi uma sacada de mestre que, com o feeling do artista, deu mais do que certo.

Em primeira instância, quando se fala de uma onda no mar, a ideia é do quão curta é a vida. Afinal, as ondas representam um ciclo contínuo de nascimentos, crescimentos e mortes, que se enquadram perfeitamente em analogia com a nossa vida na terra.

Da mesma forma, as ondas nunca são iguais e não são as mesmas. Assim como não é possível que um surfista, por exemplo, pegue a mesma onda por duas vezes.

Analisando a letra de Como uma Onda

Como sempre, uma letra carrega uma história e geralmente traz algo como uma experiência ou significado. Com Lulu Santos e Como uma Onda não é diferente. Assim, a letra não só oferece entretenimento, mas uma boa oportunidade de crescimento e reflexão.

Nada do que foi será
do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Como o que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Nas duas primeiras estrofes, o que se vê é uma descrição daquilo que é a vida e os seus acontecimentos. Claramente, a vida é transitória, assim como as oportunidades e as relações. As coisas acontecem e terminam para que outras coisas aconteçam

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar.

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Exatamente por ser efêmera e passageira, tudo na vida precisa ser aproveitado ao máximo, exatamente no momento em que se vive. Mas, a boa notícia é que, mesmo que as coisas boas sejam um sopro, as ruins também passam. 

Lulu e sua canção

Lulu Santos vê Como uma Onda exatamente como os espectadores a veem; um grande sucesso. Aliás, nas falas do próprio cantor e compositor da canção, foi ela quem permitiu que ele se tornasse, naquele momento, um sucesso absoluto. Errado não tá, não é mesmo?

De lá para cá, o cantor continuou – e continua – emplacando sucessos e enriquecendo o mundo da música. Inclusive, participando de programas musicais que alavancam carreiras. Tudo isso, claro, enquanto presenteia os fãs com apresentações em todo o país.

Se você curtiu saber os detalhes sobre esse símbolo da música nacional, vai gostar de saber que tem muito mais de Lulu Santos aqui no Versos e Prosas

Não só dele, a propósito, mas os maiores nomes da música e os acontecimentos de suas carreiras estão aqui.

Etão, enquanto aproveita isso, aí vai uma chance de você ouvir de novo Como uma Onda. Não dá para desperdiçar a energia de uma canção como essa.

Dá o play:

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *