Pro dia nascer feliz – Cazuza: história da música

Apesar de ser uma faixa obrigatória na playlist dos 30+, “Pro Dia Nascer Feliz”, de Cazuza, é também uma música atemporal. A canção embala momentos e destrava memórias toda vez que é tocada.

Assim que a introdução toca, o frenesi é geral. E a história por trás dessa música é, no mínimo, curiosa. Afinal, ela não é a descrição de um amor, romance ou algo parecido. Ao contrário, ela é exatamente sobre alegrias passageiras e que, como o nome diz, fazem com que o dia nasça mais feliz.

Ficou curioso? Pois, acompanhe aqui toda a história e curiosidades sobre um dos hits mais conhecidos do país.

Pro dia nascer feliz
FOTO: Freepik.

Quem compôs Pro dia nascer Feliz?

É bem verdade que Pro dia nascer feliz explodiu mesmo após ser gravada por Ney Matogrosso. Mas, a origem da canção se deu nas experiências que faziam parte do conceito de Frejat e Cazuza de pro dia nascer feliz.

Cazuza, você sabe bem, é um dos maiores poetas da história da música brasileira. E também, em parceria com Frejat, é o autor dessa letra incrível.

O cantor foi descoberto e indicado para vocalista da banda Barão Vermelho, para quem apresentou suas letras que tiraram o grupo dos covers para as produções autorais.

Frejat foi seu principal parceiro na criação de letras que marcaram a história, tanto na Barão Vermelho como na sua carreira solo. E na música Pro Dia nascer Feliz não poderia ser diferente. Juntos, eles alavancaram a banda para o nível de outros nomes importantes da época, como Legião Urbana.

Cazuza – Pro dia nascer feliz: História da música

Como já introduzimos acima, a letra dessa canção é a descrição de uma boa noitada. E é aí que a história da música começa.

Além da noitada e da diversão, a letra tem uma ideia de despreocupação com o que vem a seguir. Ao invés de um dia cheio, agitado e cheio de obrigações, o dia seguinte seria de descanso e relaxing.

E foi depois de uma noite dessas que nasceu a ideia de Frejat e Cazuza de Pro Dia Nascer Feliz. Após a diversão que durou a noite inteira, nascia também uma letra de música que seria um sucesso.

Dizem por aí que, em um curto relacionamento com Ney Matogrosso, Cazuza teria presenteado o artista com um disco. Depois disso, Ney se encantou pela música Pro Dia Nascer Feliz e se ofereceu para gravá-la. Bom, o resto da história é a explosão e o sucesso estrondoso da canção.

Principais sucessos de Cazuza

Obviamente, com tanto sucesso, Pro Dia Nascer Feliz seria objeto de gravação de outros cantores. Aliás, grandes nomes da música brasileira tiveram a canção em seus trabalhos desde a década de 80, quando foi composta.

E em companhia dessa, outras canções de Cazuza e Barão Vermelho são sucesso até hoje.

São elas:

  • O Tempo Não Para;
  • Exagerado;
  • Codinome Beija-For;
  • Ideologia;
  • Por você.

E quando o assunto é regravação de Pro Dia Nascer Feliz, o primeiro exemplo você já conhece. Ney Matogrosso não só gravou a canção como deu maior visibilidade para a banda.

Em 1985, o hit fez parte da apresentação do cantor no Rock in Rio. Esse é um destaque que levou a Banda Barão Vermelho para o topo das paradas no Brasil.

Depois, em 1997, o ícone Cassia Eller também incluiu a música em seu álbum Veneno Antimonotonia. A propósito, a versão é um grande sucesso na voz da autora de Malandragem e muitos outros sucessos do mundo do rock.

Além de Ney e Cássia, os Titãs também regravaram a canção, em 2016, mais de 15 anos após a morte de Cazuza. Na ocasião, a música foi a música de abertura do folhetim jovem da Globo, Malhação. A propósito, a novela também levava o nome da música em seu título.

Pro Dia Nascer Feliz e a vida de Cazuza

A vida e rebeldia de Cazuza sempre foram muito famosas. Inclusive, a forma irreverente de levar a vida é sua marca registrada até hoje.

E foi esse contexto de aproveitar a vida que o cantor apresentou como autor da música Pro Dia Nascer Feliz. Se livrar da caretice de uma vida totalmente programada e cheia de compromissos era a missão de Cazuza.

Então, para o cantor, nada melhor do que uma boa noite bem aproveitada a dois (ou mais), para fazer um dia seguinte muito mais feliz. Quando o dia amanhece, ao invés de horários, ternos e pastas, um dia feliz começa com uma razão para descansar de uma boa noite.

Analisando a letra de Pro Dia Nascer Feliz

Todo dia a insônia me convence que o céu
Faz tudo ficar infinito
E que a solidão é pretensão de quem fica
Escondido fazendo fita

Essa é uma prática que retrata a vida do próprio Cazuza, para quem a vida acontecia durante a noite.

Na estrofe acima, Cazuza e Frejat ainda fazem uma referência a quando tudo começa. É quando a noite se inicia que a diversão também começa.

Estamos, meu bem, por um triz
Pro dia nascer feliz
Hum, pro dia nascer feliz
O mundo acordar, e a gente dormir, dormir

Depois de uma noite movimentada, a visão de dia perfeito para o autor é o descanso, enquanto todos trabalham. A irreverência de Cazuza era uma grande demonstração dessa ruptura com o modelo engessado de casa, trabalho e casa.

Cazuza e Frejat reforçam o que seria, para eles, a projeção perfeita de um dia feliz. É o que acontece durante a noite, conforme o contexto, que determina como um dia pode nascer feliz.

Nadando contra a corrente
Só pra exercitar
Todo o músculo que sente

Sobre a carreira de Cazuza

Um artista completo, Agenor de Miranda Araújo Neto, marcou a história da música brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, em 4 de julho de 1958, o autor de Pro Dia Nascer Feliz construiu uma carreira incrível.

Fez sua história no rock, mostrando seu talento na banda Barão Vermelho. Depois disso, se aventurou em carreira solo, onde também marcou seu nome. Morreu jovem, aos 32 anos, em 1990. Mas, antes disso, deixou seu legado em registros incríveis de músicas completamente atemporais.

Frejat e Cazuza, em Pro Dia Nascer Feliz, não fazem mais do que expressar um reflexo de suas próprias vidas naquele tempo. Aliás, é o próprio Cazuza que indica, sobre a música:

“A noite é uma opção de vida. Gosto de acordar tarde e dormir com o sol nascendo. Por isso, ‘Pro Dia Nascer Feliz’ é a história da minha vida.”

Para Frejat, o retrato de uma noite da qual não se lembra quando e nem com quem, tinha tudo para dar certo: “Mas nós dois sabíamos que essa música ia ser boa. Já pela letra no papel, sabíamos que ela iria funcionar.”

E não é que funcionou mesmo? A música Pro Dia Nascer Feliz se tornou um dos maiores sucessos do rock nacional, sendo tocada até hoje.

Aliás, você também pode ouvi-la em vários streamings e plataformas.

Para facilitar, já adiantamos o caminho. Para relembrar o sucesso e matar a saudade, no player abaixo está uma boa versão para você ouvir.

Dá o play.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *