IZA: conheça a história de uma das maiores do pop brasileiro atual

Com apenas sete anos de duração, a carreira da cantora IZA já é um dos casos mais bem-sucedidos de uma artista do Pop nacional. Com uma voz potente, carisma e uma presença cativante, a cantora ganhou o Brasil em 2016 e nunca mais parou.

Vamos conferir abaixo um resumo da trajetória e dos principais sucessos de uma das grandes musas do pop brasileiro atual.

Acompanhe.

Origens e primeiros passos de IZA na música

Isabela Cristina Correia de Lima Lima, a IZA, nasceu em 3 de setembro de 1990, no Rio de Janeiro, filha de uma professora e de um militar da marinha.

Tendo crescido no bairro de Olaria, no Rio, IZA se destacava desde cedo, mas só começou a se aventurar na música aos 14 anos, quando fazia apresentações na igreja e em eventos esporádicos.

Apesar de ter talento para a música, começou a vida profissional como publicitária, tendo se formado no curso de Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio em 2013, e atuando como editora de vídeos.

Mesmo com uma carreira bem encaminhada, a paixão pela música nunca deixou sua vida, o que fez com que, em 2015, começasse um canal no YouTube, lançando vídeos com covers de outros artistas.

Com os vídeos no ar, IZA, que já tinha uma voz potente, chamou atenção da Gravadora Warner Music, que viu nela um talento a ser aproveitado. Foi então que em 2016 assinou contrato com a gravadora, começando de vez a carreira na música profissional.

O começo da carreira e os primeiros singles

Com o contrato assinado, IZA começou a ganhar espaço no Pop nacional, emplacando singles de sucesso que fizeram parte da trilha de novelas da época, fazendo com que entrasse no radar nacional.

Entre as músicas que lançou nessa época estão os singles “Quem Sabe Sou Eu”, parte da trilha da novela “Rock Story”, da TV Globo, em 2016, e “Vim Pra Ficar”, lançada em 2017, se tornando parte da trilha da novela “ O sétimo Guardião”, também exibida pela emissora carioca.

As músicas ganharam boa repercussão e conquistaram um bom sucesso na mídia e entre o público, transformando IZA rapidamente em uma figura pop com músicas de qualidade. Confira outros perfis de artistas conosco.

Além do material comercial, também investiu em um single para uma campanha promocional da marca L’Oréal , em 2017, compartilhando os holofotes com atrizes como Taís Araújo.

Foi nessa época que também lançou a primeira música de trabalho do seu primeiro álbum, o single “Pesadão” que se tornou um sucesso instantâneo, entrando em todas as paradas nacionais e se tornando uma das músicas brasileiras mais tocadas de 2017.

“Dona de Mim” e a consolidação da carreira no pop nacional

Com a presença musical já consolidada, era a hora de investir na produção de um álbum sólido, e foi isso que IZA fez no ano de 2018, quando lançou “Dona de Mim”, o primeiro disco da carreira.

O álbum contou com participações especiais de outros músicos, como Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, Ivete Sangalo e Thiaguinho.

Nesse primeiro trabalho, IZA misturou o Pop característico do seu estilo com as raízes do R&B, além de trazer batidas de Acid Jazz e Afrobeat.

Com um disco consistente, IZA obteve grande receptividade do público e da crítica pelo trabalho, marcando ainda mais a qualidade musical com a voz limpa e potente que sempre teve.

O disco foi tão bem recebido que acabou sendo indicado ao Grammy Latino daquele ano, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, consolidando de vez o sucesso da cantora na música mainstream nacional.

Carreira fora da música e o lançamento do segundo álbum

Após a boa repercussão do álbum e o sucesso crescente na música brasileira, IZA conquistou espaço no mainstream, se tornando uma das artistas revelação mais bem faladas e populares do momento, o que lhe rendeu uma vaga de técnica no The Voice Brasil em 2019, um dos grandes momentos da sua carreira.

Segundo a própria IZA, foi ao assistir as audições do The Voice que resolveu apostar no sonho de seguir carreira na música, fato que tornou o momento da sua chegada ao programa um dos mais especiais da sua trajetória musical.

Ainda nesse ano, participou da nova versão do filme O Rei Leão como dubladora, dando voz a personagem Nala, interesse amoroso do herói Simba.

Além do trabalho na televisão e no cinema, IZA também teve um papel de destaque como rainha de bateria da escola Imperatriz Leopoldinense em 2019, marcando sua presença como musa no carnaval e consolidando ainda mais sua presença como figura pública.

Principais hits da carreira de IZA

Ao longo dos sete anos de carreira, IZA já acumula sucessos, com músicas que vem desde antes do lançamento do primeiro álbum, e hits que misturam o pop tradicional com ritmos Afro e funk, conquistando o público desde o começo.

Entre os principais sucessos da carreira da cantora, estão músicas como:

  • Pesadão;
  • Dona De Mim;
  • Brisa;
  • Esse Brilho É Meu;
  • Quem Sabe Sou Eu;
  • Te Pegar;
  • Vim Pra Ficar;
  • Sem Filtro;
  • Gueto;
  • Ginga;
  • Meu Talismã.

Além dos sucessos solo, IZA sempre firmou parcerias de peso com grandes artistas nacionais, como Marcelo Falcão em “Pesadão”, mostrando a versatilidade e tranquilidade de uma artista que sempre soube trabalhar com boas parcerias musicais.

Representatividade e empoderamento na música da cantora

Com uma carreira que só tende a crescer, IZA se tornou um símbolo pop da nova geração, mostrando as possibilidades que uma mulher preta pode ter na música mainstream, e sempre chamando atenção para temas como a representatividade e o empoderamento feminino.

Sendo uma mulher negra que buscou seu espaço na música, a Imperatriz nunca deixou de lado sua luta, e trabalhou desde o começo para inspirar e confortar novas jovens que veem na música um caminho de emancipação.

Com muita voz e uma ginga implacável, IZA mostra na música toda a cultura e a história Afro que encanta o Brasil, e que faz parte das raízes do povo brasileiro.

Com isso, a cantora se tornou modelo para muitas mulheres, e continua encantando e movendo o público com um pop cheio de personalidade e sucesso.

Confira os grandes hits da artista carioca, no canal de IZA no YouTube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *