Gilberto Gil: conheça a carreira e trajetória de uma lenda da MPB

Se você é uma amante da MPB em todas as suas formas, o nome Gilberto Gil definitivamente despensa apresentações.

Vindo de Salvador e tendo participado de um movimento revolucionário da nossa música, Gil é cantor, compositor e já foi até político, se tornando uma das figuras mais influentes e importantes da nossa cultura.

Conheça um pouco sobre a carreira, a obra e a trajetória desse verdadeiro ícone da música nacional.

Primeiros anos e contato com a música

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 26 de junho de 1942, filho de um médico e de uma professora.

Desde muito criança, Gil já mostrava interesse pela música, tendo aprendido a tocar acordeon antes dos 10 anos, muito por influência de outro grande artista da época: Luiz Gonzaga.

O gosto pela música cresceu, e Gil demonstrava interesse por outros estilos, como a bossa nova, estilo no qual já compunha as primeiras músicas, o jazz e o rock ’n’ roll, mais tarde na vida.

A música, no entanto, não foi a sua primeira escolha de carreira.

Seguindo o caminho de muitos brasileiros, entrou na faculdade para cursar administração, em busca de seguir uma carreira, e foi lá que conheceu um de seus maiores amigos e aliados na música: Caetano Veloso.

A amizade com Caetano e o movimento Tropicalista

Gilberto Gil e Caetano se conheceram nessa época e firmaram uma amizade sincera e uma parceria musical, que fez com que, junto a outros músicos, como Gal Costa e Maria Bethânia, criassem o ambiente e a parceria necessária para que surgisse o embrião de um novo movimento musical brasileiro: a Tropicália.

Tendo surgido como uma iniciativa pessoal dos dois amigos, A tropicália nasceu com canções que criaram para um festival de música popular, como “Domingo no Parque”, de Gil, e “Alegria, Alegria”, de Caetano, e se solidificaria em 1968, com o lançamento do disco Tropicalia ou Panis et Circenses.

O disco trouxe a contribuição de outros nomes de peso, como Gal Costa, Tom Zé, e Os Mutantes, e se tornou um marco na música popular brasileira, dando origem a um novo movimento, o Tropicalismo, e a uma nova forma de se fazer música, que misturava a MPB com toques de crítica política e rock. Uma revolução para a época.

O Exílio e o ativismo político

Com a disrupção do modo de se fazer música e a presença cada vez mais presente da crítica política nas suas letras e na sua vida como artista, não demoraria para que Gilberto Gil sofresse a repressão de um regime que já comandava o Brasil há quatro anos, a ditadura militar.

Com a pressão dos militares, Gil e Caetano acabaram exilados do Brasil em 1969, dando fim ao precoce e já influente movimento da Tropicália, e iniciando uma fase incerta e de muitas experiências na vida dos dois, que acabou criando novos caminhos para a sua arte.

Morando em Londres, na Inglaterra, Gil e Caetano puderam entender o contexto político em que se encontravam com clareza, e fortaleceram ainda mais suas posições, enquanto lamentavam a distância do Brasil, e investiam em se apresentar e fazer parte da cena musical da Inglaterra.

Volta ao Brasil e carreira pós-exílio

Apesar do exílio e da falta que sentia de casa, Gilberto Gil acabaria voltando ao Brasil em 1972, com Caetano e suas esposas, trazendo toda a bagagem do que tinham vivido dentro e fora de solo brasileiro, e com uma nova perspectiva musical.

Mas, mesmo com o prestígio que já tinha conquistado a essa altura, foi apenas após o fim da ditadura, durante a década de 80, que Gil pôde se expressar sem medo de repressão, e é nesse período que passa a se conectar com as suas raízes, investindo em temas ligados à negritude e à representatividade afro-brasileira na música.

Nos anos seguintes, continuaria sendo uma figura de influência e prestígio dentro da MPB, emplacando sucessos com frequência, e se consolidando como um dos grandes ao lado de outros companheiros da Tropicália, como o próprio Caetano, Gal Costa e Maria Bethânia.

Nos anos 2000, Gil também se tornaria ativo na vida política brasileira, sendo ministro da cultura entre 2003 e 2008, e tendo se engajado na promoção de mais diversidade no meio cultural brasileiro.

Maiores sucessos da carreira de Gilberto Gil

Ao longo da carreira, Gil colecionou inúmeros sucessos, com canções que atravessaram as principais fases de sua trajetória musical.

Trazendo letras poéticas, críticas e poderosas, Gil marcou algumas canções na memória cultural brasileira, fazendo disso um atestado da sua grandeza musical.

Entre os maiores sucessos da sua carreira, estão:

  • Sítio do pica-pau amarelo;
  • Aquele abraço;
  • Não chore mais;
  • Andar com fé;
  • Drão;
  • Estrela;
  • Expresso 2222;
  • A paz.

Outras canções, como Palco, Esotérico, e Refazenda também marcaram sua trajetória, além das diversas que fez em parceria com outros músicos, sendo o maior deles, o próprio Caetano.

A variedade e qualidade das suas canções lhe rendeu muito prestígio como músico e letrista habilidoso, fato que acabou resultando na sua entrada para a Academia Brasileira de Letras em 2022.

Legado de Gil para a música e cultura nacional

Com mais de 60 anos de carreira, Gilberto Gil marcou para sempre a história da música brasileira, e conseguiu, junto a poucos, se tornar um ícone cultural, uma figura que representa uma época, um movimento e um jeito de fazer arte.

Ainda na ativa, Gil já deixou um enorme legado para a cultura nacional como um todo, influenciando artistas, ativistas e pensadores com uma música revolucionária e poética, e com uma presença artística que irá moldar os rumos do cenário artístico brasileiro por anos.

Com tantas conquistas, não é à toa que um dos gênios da Tropicália tenha ganhado prêmios importantes, como Grammy Latino e o Prêmio da música Brasileira.

Todos esses são marcos da sua influência e um atestado da qualidade e universalidade de sua música atemporal.

Recentemente, em comemoração aos 80 anos de Gilberto Gil, o Versos e Prosas prestou sua singela homenagem ao artista baiano, com depoimentos de diversos cantores e compositores, falando sobre a importância do ícone da nossa música para a carreira de cada um.

Confira os maiores sucessos do cantor e compositor baiano, no canal de Gilberto Gil no YouTube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *