Michel Teló: vida, carreira e trajetória

Vindo do Paraná, Michel Teló ganhou o Brasil e o mundo no início dos anos 2010, trazendo hits e uma qualidade sertaneja que o alavancaram para o palco dos mais relevantes artistas do gênero.

Quer saber mais sobre a origem, sucesso e carreira do loirinho do sertanejo? Então não pare de ler.

A infância e o início da carreira de Michel Teló

Criado no Mato Grosso do Sul, mas nascido no Paraná, Michel Teló nasceu em 21 de janeiro de 1981, e desde cedo já tinha contato com a música sertaneja, ao escutar as sanfonas tocadas pelo avô.

Desde os dois anos, Teló morou em Campo Grande, sendo lá que acabou começando a carreira musical.

Fez a primeira apresentação como cantor aos sete anos, cantando “Meu querido, meu velho, meu amigo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, numa festa de dia dos pais na escola.

Sanfonista desde cedo, também estudou piano por cinco anos, e manteve sempre consigo a tradição e o respeito trazido pelo sertanejo raiz.

Em contato com a música desde sempre, Teló também participou de alguns grupos musicais na década de 1990, e chegou até a lançar, muito antes, discos autorais, trabalhando de forma amadora em um estúdio improvisado na própria casa.

Influências musicais e formação de um estilo

Trazendo Influências do Sertanejo Raiz e, sendo ele cria de um novo modo de se fazer sertanejo, Michel Teló uniu muito bem as duas veias artísticas, sendo influenciado por grandes artistas do sertanejo clássico, mas também por nomes da MPB e do rock nacional.

Foi com o Sertanejo Universitário, no entanto, que fez sua trajetória na música, ao se lançar em carreira solo em 2009, após 11 anos fazendo parte de uma banda musical de nome “Grupo Tradição”.

A partir daí, Michel Teló lançou um álbum solo e dois discos gravados ao vivo, ganhando já no ano seguinte, um Grammy Latino pelo álbum “ Michel Teló – Ao Vivo”.

O prêmio, e o sucesso de algumas músicas do primeiro álbum, já anunciavam o começo do seu sucesso, mas a fama chegou como uma avalanche dois anos depois, quando emplacou dois hits de sucesso total.

“Fugidinha e Ai se eu te pego”: rumo ao sucesso nacional

Lançadas em 2011, as canções “ Fugidinha”, regravação de Teló de um hit que já ganhava força nacionalmente, e “ Ai se eu te pego”, fizeram sua carreira decolar.

Com “Ai se eu te pego”, Michel alcançou um sucesso poucas vezes visto na história do gênero, ganhando o número 1 no Top 100 da Billboard Brasil em 2011, recebendo indicações a prêmios e se tornando uma febre internacional. Confira outros perfis de artistas conosco.

A canção ganhou o mundo e virou top das paradas em diversos países da Europa, colocando a fama do cantor ainda mais no alto, e decolando de vez sua carreira solo que havia apenas começado.

Turnês internacionais e a carreira na televisão

Com o sucesso internacional repentino, Michel Teló saiu em turnê internacional para consolidar ainda mais seu trabalho, passando pela Europa, América do Norte e América do Sul.

Um pouco depois, Teló voltou às raízes com o projeto “ Bem Sertanejo”, que começou como um programa de Televisão na TV Globo, e virou um projeto musical, com reinvenções e novas abordagens para clássicos do Sertanejo raiz.

Nessa época, o cantor se aproximou ainda mais da televisão, virando técnico do programa The Voice Brasil, em 2015, tendo integrado várias temporadas, sendo o heptacampeão do talent musical, além de participar do derivado do programa, o The Voice Kids, em que também atuou de forma expressiva.

Mesmo com a carreira na televisão, Teló continuou presente e ativo na música sertaneja, lançando mais discos Ao vivo e trabalhos solo, sendo os mais recentes deles o disco “Pra ouvir no fone “ e o trabalho “ Churrasco do Teló Vol. 2”, ambos de 2020.

Maiores sucessos da carreira do cantor

Apesar de ter sido alçado ao sucesso com dois hits mais populares, Michel Teló já coleciona sucessos na carreira, que garantiram sua posição como representante digno do sertanejo, seja na vertente moderna, ou seguindo o sertanejo raiz.

Entre os maiores sucessos da carreira do cantor, estão músicas como:

  • Ei Psiu! Beijo me liga;
  • Fugidinha;
  • Ai Se Eu Te Pego;
  • Humilde Residência;
  • Casal Modão;
  • Implorando Pra Trair;
  • É Nois Faz Parapapá;
  • Bará Bere.

Sem contar os sucessos em carreira solo, Teló também emplacou canções com outros artistas, além de todo o trabalho feito com os clássicos da música Sertaneja raiz no projeto “Bem Sertanejo”.

Capaz de transitar entre dois mundos, Teló ganhou o Brasil com seus hits chiclete, e nunca perdeu a qualidade de um artista que conhece as raízes e presta homenagem aos grandes ídolos do passado, sem perder de vista os sucessos do presente.

Presença e influências na música brasileira e sertaneja

Mesmo não tendo tanta presença musical quantos outros nomes do sertanejo atual, Michel Teló conquistou seu lugar no gênero como poucos, trazendo carisma, versatilidade e relevância para a música no Brasil.

Com a bagagem sul-mato-grossense, carregou a responsabilidade de honrar a tradição, resgatando as raízes para uma geração e um público ávido pelo sertanejo universitário, e unindo de forma única o moderno e o antigo.

Esse feito, e a capacidade de conquistar milhões com hits de sucesso, mostrando que também pode ser pop, transformaram o cantor em um dos maiores do gênero, com influência no meio e na cultura sertaneja como um todo, e um legado que está longe de se encerrar por aí.

Confira os grandes sucessos, bem como o que vem por aí de novidade, no canal de Michel Teló no YouTube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *