• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Diversidades

Gilberto Gil completa 80 anos e artistas o reverenciam, em depoimentos emocionantes

Evandro Mesquita, Lobão, Leoni, Henrique Portugal, Maurício Barros, Kiko Zambianchi, Delia Fischer, Vitor Queiroz, Beto Ehong, Vanessa Moreno, Tuia, Gustavo Macacko, Leila Maria, Carlos Malta, Pedro Cini e Osvaldo Reis Pequetito homenagearam o ícone da MPB.

Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira POR Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira
26 de junho de 2022
Em Diversidades
Tempo de Leitura: 10 mins para ler
Gilberto Gil, que completa 80 anos neste domingo (26), e é reverenciado por artistas

Foto: Instagram Gilberto Gil

Siga o Versos e Prosas no Google News

“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”. “A paz invadiu o meu coração”. E com o coração cheio de fé, o Versos e Prosas celebra, neste domingo, 26 de junho de 2022, os 80 anos de um dos nomes mais icônicos da Música Popular Brasileira: Gilberto Passos Gil Moreira ou, simplesmente, Gilberto Gil.

Nascido em 26 de junho de 1942, em Salvador, na Bahia, Gilberto Gil é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. Gil recebeu diversas premiações e condecorações, ao longo da carreira, tais como Grammy Awards, Grammy Latino e galardoado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito, em 1997.

Artigos Relacionados

Ney Matogrosso, que completa 81 anos nesta segunda (1)

Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário

Renan Rodrix, que se declarou para sua amada, Kika Malk

Renan Rodrix se declara de forma poética. Landau e Gabi Roncatti demonstram o amor, com descontração

Em 1999, o cantor foi nomeado Artista pela Paz, pela Unesco. Em 2021, ele foi eleito para ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Gil ainda foi embaixador da ONU para a Agricultura e Alimentação, além de Ministro da Cultura, entre 2003 e 2008, durante o Governo Lula.

Gilberto Gil tem mais de 50 álbuns lançados e mais de 500 composições, de passeiam por diversos estilos, tais como o rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco e reggae.

É claro que um mestre deste tamanho, com uma contribuição única para a Música Popular Brasileira, merece todas as homenagens e honrarias possíveis! Por isso, o Versos e Prosas, preparou um ´video especial, para o nosso canal do YouTube, com depoimentos de artistas e personalidades que admiram Gilberto Gil há anos e anos e anos!

Dentre os nomes que conversaram conosco, estão Evandro Mesquita, Lobão, Leoni, Henrique Portugal, Maurício Barros, Kiko Zambianchi, Delia Fischer, Vitor Queiroz, Beto Ehong, Vanessa Moreno, Tuia, Gustavo Macacko, Leila Maria, Carlos Malta, Pedro Cini e Osvaldo Reis Pequetito, que utiliza frases do mestre baiano, em suas narrações esportivas, especialmente uma de um de seus vários clássicos!

Leoni chama Gil de entidade e inventor

O cantor, compositor e escritor carioca Leoni abriu os depoimentos, para o canal do YouTube do Versos e Prosas, e falou da importância de Gilberto Gil para a música brasileira e para a sua carreira, como artista.

Para Leoni, o artista baiano revolucionou a música brasileira: “Gil é muito mais do que um artista. Ele é um inventor, ele modificou a Música Popular Brasileira, como ele modificou a música mundial. Ele é um cara sem fronteiras, que é capaz de misturar o reggae, o rock, o forró, botar Luiz Gonzaga com reggae, e trazer a música africana. Ele é uma potência!”, destacou o ex-integrante do Kid Abelha e Heróis da Resistência, que ainda o chamou de “entidade, uma força da natureza”.

Beto Ehong enxerga Gil ligado às causas populares

Beto Ehong, cantor, compositor e produtor cultural maranhense, também reverenciou os 80 anos de Gilberto Gil e falou, com bastante irreverência, sobre a carreira do baiano e da importância dele não apenas para a sua carreira, mas para as causas populares, às quais Gil divulga e defende:

“Esse garoto, inquieto, inovador, que há gerações, vem propondo ao povo brasileiro, tanta alegria, tanta beleza. Eu, como artista, me sinto muito contemplado, tenho muito orgulho, de ter Gilberto Gil como uma das minhas mais importantes referências musicais. Um artista conectado com as causas populares, que sente as dores e os amores do povo brasileiro”, disse o maranhense que, recentemente, participou de um especial do Versos e Prosas, falando sobre seu gosto musical, que vai muito além do reggae, estilo com o qual mais se identifica.

E por falar em reggae, Beto Ehong encerra seu depoimento, citando o trecho de um grande sucesso de Gil. Confira lá no ´vídeo.

Delia Fischer: ‘Gilberto Gil é o Brasil’

Dando sequência às homenagens a Gilberto Gil, este ícone da Música Popular Brasileira, a cantora, compositora, pianista e arranjadora carioca Delia Fischer também homenageou Gilberto Gil e afirmou que ele representa o Brasil:

“Gilberto Gil é o Brasil, Gilberto Gil representa o que há de mais lindo na poesia, na música, no violão, na letra, na melodia. O Gil mora no meu coração”!

A pianista ainda fez questão de agradecê-lo por tudo: “Obrigada Gilberto Gil, por você dá o norte da saudade, dá o norte da poesia, dá o norte da música pra gente! Muito obrigada por toda a colaboração que você nos deu e ainda vai nos dar”!

Evandro Mesquita: ‘Gil sempre foi um farol’

O cantor, compositor e ator Evandro Mesquita, vocalista da banda Blitz há 40 anos, falou com muito carinho sobre Gilberto Gil e destacou o apoio que o artista baiano deu à banda carioca, lá em seu início. Para o líder da Blitz, Gil é luz:

“Caramba, que prazer e que honra, e que dificuldade falar do Gil, para qualquer pobre mortal! Gil sempre foi um farol, sempre lançou essa luz, em temas tão preciosos da nossa vida”!

Evandro Mesquita deu exemplos de obras de Gilberto Gil que perpassaram por sua vida, como cidadão e como artista.

Vitor Queiroz, do LS Jack, agradece a Gil pela existência

O baixista do LS Jack, que recentemente retomou às atividades com Vinny nos vocais, Vitor Queiroz, também prestou sua homenagem a Gilberto Gil, que completa 80 anos neste domingo (26). O artista iniciou seu depoimento interpretando um trecho de A Paz, composta por Gilberto Gil e João Donato em 1986, e lançada, primeiramente, por Zizi Possi:

“’A paz, invadiu o meu coração, de repente me encheu de paz, como a força de um tufão’. O que falar de Gilberto Gil, a não ser agradecer por sua existência, por nos brindar, durante tantos anos, com sua obra, com suas músicas, que fazem parte da trilha sonora, da vida de tanta gente!”, exaltou o baixista do LS Jack.

Lobão: ‘o que prevalece é o amor’

O cantor, compositor e escritor carioca Lobão, autor do hit Me Chama, famoso na voz de vários intérpretes, falou, ao Versos e Prosas, com muito carinho sobre Gilberto Gil. Apesar de destacar as divergências de ideias que tem com o cantor baiano, o aniversariante no dia, Lobão deixou claro que o que prevalece é o respeito pela obra e pelo cidadão:

“Embora haja uma série de divergências entre nós, em termos de ideias, comportamentos, etc., o que prevalece, o que eu acho mais lindo nisso tudo, é o amor forte que eu tenho pelo Gil, e um respeito muito grande pelo trabalho dele, e pela obra, pelo talento que ele tem. E creio que seja essa a conduta que todos nós tenhamos que adotar, um para com o outro, no cenário da música, da cultura brasileira em geral”, disse Lobão, ao canal do Versos e Prosas no YouTube.

Henrique Portugal também agradece a Gil por tudo

Henrique Portugal, tecladista projetado nos anos 1990 ao lado do Skank, e que agora segue carreira solo, com o anúncio do fim da banda mineira, falou, ao Versos e Prosas, da importância de Gilberto Gil para a música brasileira e para a sua carreira, como músico. Ele agradeceu a baiano por tudo que já fez e segue fazendo por nossa música:

“Eu só posso agradecer: por tantas composições maravilhosas, por tantas interpretações super sensíveis, falando de assuntos variados, um cara que antecipou a Internet, a tecnologia, ele tem essa relação. Eu acho muito bacana”!

Tuia: ‘o Gil é um artista emblemático’

O cantor e compositor Tuia Lencioni, do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, que atua na vertente do chamado rock rural, também deu seu depoimento sobre Gilberto Gil e seu legado para a Música Popular Brasileira e mundial. Tuia chama o artista baiano de emblemático e o compara com outras duas bandeiras da nossa música que, coincidentemente, também farão 80 anos neste 2022:

“O Gil para mim é um artista emblemático, eu acho que ele está numa trinca aí dos grandes, Gil, Caetano e Milton, são os alicerces da nossa música. E o Gil é um cara que sempre teve essa coisa de misturar a influência da Bossa Nova, com ritmos regionais, nordestinos. Ao mesmo tempo, trouxe o reggae para a música brasileira, o rock and roll nos anos 80. Enfim, o Gil é uma enciclopédia!”, afirma.

Gustavo Macacko: ‘falar de Gil é falar de um orixá’

O cantor e compositor capixaba, descendente de família cearense, Gustavo Macacko, que hoje mora no Rio de Janeiro, deu seu depoimento, ao YouTube do Versos e Prosas, sobre a importância de Gilberto Gil para a sua carreira, bem como para a música brasileira como um todo. Para o artista capixaba, Gil é um orixá:

“Falar do Gilberto Gil para mim é falar de um orixá, falar de um patrimônio da música brasileira! De alguém que, através de sua música, consegue colocar nós todos para nos elevarmos espiritualmente! Isso são poucos que conseguem!”, destaca Gustavo Macacko.

Vanessa Moreno considera Gilberto Gil uma referência na música

A cantora, compositora e instrumentista paulista Vanessa Moreno, considerada uma das revelações da MPB dos últimos tempos, conversou conosco sobre os 80 anos de Gilberto Gil e se sua trajetória na música brasileira e mundial. Para a artista, de São Bernardo do Campo, Gil atinge projetos gigantes, na simplicidade:

“Gilberto Gil, para mim, é uma das maiores referências na música brasileira, na música mundial! Algumas das coisas, eu sinto que ele faça com um tamanho, assim, gigantesco! Conseguir acessar as memórias da gente, sensações e complexidades, com poucos elementos, na simplicidade”, destaca Vanessa Moreno.

Maurício Barros: ‘falar do Gil é uma alegria’

O tecladista, cantor e compositor do Barão Vermelho, Maurício Barros, que recentemente lançou seu primeiro álbum solo, também deixou sua homenagem a Gilberto Gil, para celebrar, junto ao Versos e Prosas, os 80 anos do artista baiano. Segundo ele, falar de Gil é uma alegria:

“Falar do Gilberto Gil é uma alegria, porque ter a sorte de conviver com ele, na mesma época, vê-lo lançando ideias novas, coisas novas, músicas novas, é uma alegria, ter o bom senso dele, sempre, falando e opinando, e representando a classe artística, é uma alegria. Tive o prazer de conhece-lo pessoalmente nos estúdios, ou nos palcos da vida, pelo Brasil”, destacou o único remanescente do Barão, desde a fundação da banda.

Leila Maria

A cantora Leila Maria, que encantou a todos ao participar da primeira edição do The Voice +, em 2021, e que, recentemente, lançou um álbum dedicado às composições de Djavan, falou ao Versos e Prosas sobre a importância de Gilberto Gil para a Música Popular Brasileira. De acordo com a artista carioca, as letras de Gil são filosofia pura, mas trazidas de forma que todos possam entender:

“De todos os mestres que tive, naquilo que eu chamo de minha informal educação musical, Gilberto Gil é um dos mais importantes! O violão, muito apurado, harmonizando melodias riquíssimas e deliciosas de se ouvirem cantar, e as letras? Essas foram e são aulas de vida, filosofia pura, mas trazidas de maneira coloquial!”, destacou.

Carlos Malta: ‘a música popular brasileira ficou ainda mais popular após Gil’

Multi-instrumentista e compositor carioca, Carlos Malta, que está na música há mais de 40 anos, trabalhou com Gilberto Gil de 2000 a 2004 e, este ano, prepara para agosto, o lançamento do álbum Carlos Malta e Pife Muderno em Gil, em homenagem a grandes composições do artista, tais como Expresso 2222 (1972), Refazenda (1975) e Toda Menina Baiana (1979).

Vale lembrar que Gil participa de oito das 40 canções interpretadas por Malta e sua banda Pife Muderno.

Carlos Malta disse que a MPB ficou ainda mais popular após Gilberto Gil: “A Música Popular Brasileira ficou muito mais popular depois do surgimento de Gilberto Gil! Na minha forma de ver, desde os festivais, isso era na década de 60, o Gil imprimiu a sua marca, com aquele violão inconfundível, com as suas reflexões, dentro das suas letras, e que traziam uma mensagem, e que não eram só para aquele momento, mas era como se fosse um testamento para o futuro”.

Pedro Cini: ‘acho o Gil um cantor do mundo’

O cantor e compositor de Curitiba, Pedro Cini, deu seu depoimento sobre os 80 anos de Gilberto Gil. Para ele, que recentemente, também falou sobre sua carreira, ao nosso canal do YouTube, Gil nunca escondeu suas origens nordestinas, mas é um cantor do mundo:

“O que falar de Gilberto Gil? Acho que o título de imortal é muito válido, para descrever a obra e a pessoa que ele expressa por meio dessa obra, tão enriquecedora para todos nós, habitantes do mundo! Eu acho o Gil um cantor do mundo! Primeiramente brasileiro, que não nega as raízes do Nordeste, as raízes do Brasil, mas que faz música para o mundo”!

Kiko Zambianchi: ‘um poeta, um grande músico’

O cantor, compositor e guitarrista Kiko Zambianchi, autor de vários sucessos, dentre eles, Primeiros Erros, famoso também na voz do Capital Inicial, falou sobre a importância de Gil para a música brasileira e mundial. Para ele, Gil é um poeta, um grande músico:

Gilberto Gil, para mim, é um dos maiores artistas que o Brasil já teve, é uma pessoa maravilhosa, como pessoa, como artista. Ele é um poeta, ele é um grande músico. Então, falar de Gilberto Gil é muito fácil”.

Zambianchi ainda completa que está na música por causa de Gil.

Osvaldo Reis Pequetito: ‘tenho uma relação com a música do Gil há anos’

O narrador esportivo Osvaldo Reis, o Pequetito, que apesar de não ser musico, tem uma relação intensa com a nossa música, também reverenciou Gilberto Gil e com autoridade!

O locutor, que brilhou nas rádios Globo e CBN, e na Super Notícia FM, e que agora empresta todo o seu talento e reverência à Rádio Itatiaia, todas elas da capital mineira, Belo Horizonte, costuma citar trechos de clássicos da nossa MPB, em suas transmissões esportivas e, é claro, a poesia de Gil não poderia ficar de fora.

Para o Pequetito, como Osvaldo Reis é conhecido há tempos, Gil o acompanha desde a década de 1960. Ele ainda nos brinda, com um trecho de Andar com Fé, que costuma citar em suas narrações esportivas: “Olha, falar de Gilberto Passos Gil Moreira é muito fácil! Eu tenho uma relação com o Gil, com a música do Gil, há muitos anos. Eu me recordo menino: ‘Olha lá, vai passando a procissão, se arrastando quinem cobra pelo chão’, anos 64, 65, 66. Depois vem Aquele Abraço, que é um ícone e, nas minhas narrações de futebol, eu sempre usei uma frase de uma bela canção do Gil: ‘Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá’”.

Então, para concluir esta homenagem a Gilberto Gil, nos resta concordar com um dos artistas que falou conosco. O cantor e compositor curitibano Pedro Cini disse o que o Brasil e o mundo, que conhecem a riquíssima obra de Gilberto Passos Gil Moreira gostaria de dizer, neste dia 26 de junho de 2022, em que o artista completa 80 anos: “Viva o imortal! Salve Gil”!

Para conferir, na íntegra, os depoimentos dos artistas e personalidades que falaram conosco sobre Gilberto Gil, acesse o player abaixo.

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    História da música A Lógica da Criação, de Oswaldo Montenegro
Nathalia Ferreira
Website | + posts

Poetisa mineira, Nathália Ferreira, apaixonada por Versos e Prosas, sempre gostou da Música Popular Brasileira, bem como de acompanhar tudo sobre seus bastidores. Para ficar mais perto dos artistas, decidiu criar um blog para falar sobre o assunto. Agora, para ampliar os horizontes, resolveu transformá-lo em um site, o Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Tânia Alves e Altemar Dutra Jr se apresentam em São Paulo
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Single Terror da Vizinhança, da Blitz: parceria inédita entre Evandro Mesquita e João Suplicy
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    25 anos de LS Jack, a parceria com Vinny e o amor de todos pela música

Matérias Relacionadas

Ney Matogrosso, que completa 81 anos nesta segunda (1)
Diversidades

Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário

Renan Rodrix, que se declarou para sua amada, Kika Malk
Diversidades

Renan Rodrix se declara de forma poética. Landau e Gabi Roncatti demonstram o amor, com descontração

Gabriel Sá e sua inseparável viola
Diversidades

Salve o Pantanal, de Gabriel Sá: um grito pela preservação ambiental

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira
Diversidades

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira

Vinny, que curte as antigas e já compôs hit no chuveiro
Diversidades

Cantor Vinny curte as antigas e já compôs hit da carreira no chuveiro

Rodrigo Borges, que tem gosto musical bastante variado
Diversidades

Rodrigo Borges curte de Clube da Esquina a samba enredo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Carlinhos Brown e Fernanda Takai se unem para discutir doença rara em single e clipe

Carlinhos Brown e Fernanda Takai se unem em single sobre doença rara

Capa do álbum Paredão Explode, d’Os Barões da Pisadinha

Os Barões da Pisadinha lançam Paredão Explode, álbum com sucessos em Versão Grave

Thiaguinho faz show da turnê Infinito em BH

Thiaguinho faz show da turnê Infinito em BH

Rogério Flausino e Marcus Paschoalin inauguram galeria de artes na capital mineira

Rogério Flausino e Marcus Paschoalin inauguram galeria de artes em BH

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PERFIL
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas
  • Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay
  • Ney Matogrosso é o sol de todos nós! Artistas o reverenciam, em mais um aniversário

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PERFIL
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Murilo Huff inaugura nova casa em São Paulo

Murilo Huff se apresenta em São Paulo e fala do show, ao Versos e Prosas

Gabriel Leone e Alice Braga, protagonistas de Eduardo e Mônica

Filme Eduardo e Mônica chega ao Globoplay

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.


Usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tais condições..

Configurações de CookiesACEITO

Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR