Fábio Jr – Perfil do artista: tudo sobre a vida e carreira do cantor
Não tem como pensar em Fábio Jr. e não pensar em romantismo. Aqui está um artista completo que marcou a história da música romântica no Brasil.
O artista era uma promessa musical desde menino. Assim, enquanto crescia, crescia também seu envolvimento, sua carreira e seu sucesso.
A história e o perfil do artista Fábio Jr. é cheia de fatos importantes e curiosidades. Então, para descobrir tudo sobre a vida e caminhada artística desse gênio, é só continuar por aqui, com a gente.
Fábio Jr: a infância e os primeiros passos no mundo da música
Nós já adiantamos, mas não custa lembrar que Fábio Jr. é do mundo musical desde muito jovem. Ainda menino, Fábio Ayrosa Correia Galvão, nascido em São Paulo, em 21 de novembro de 1953, já participava de programas infantis da sua época.
O contato musical certamente nasceu em casa, já que sua mãe era pianista. Assim, o menino deu seus primeiros passos em direção à carreira integrando um trio de meninos que teve algum sucesso durante a sua duração.
Como tudo começou
A tentativa de emplacar a carreira também acompanhou a adolescência do artista, que conciliava trabalhos como cantor e também como ator de teleteatro. Enquanto vivia seu sonho, Fábio Jr. também exerceu outras funções, como trabalhos em lojas de departamento e em transportes escolares.
Seus primeiros sucessos foram em inglês, quando o cantor ainda não era “Fábio Jr.”. Isso mesmo, o artista tem singles importantes em língua inglesa, que fizeram sucesso e foram atribuídos a pseudônimos como Mark Davis.
Em algum momento, foi necessário que o artista se apresentasse com seu nome verdadeiro para estabelecer a carreira em português também. Foi quando surgiu o “Jr.” que acompanha o seu nome.
Pois é, seu pai não se chama Fábio como ele. O artista Fábio resolveu adotar o Jr. em algum momento da carreira, apenas para se diferenciar de outros nomes parecidos que também exploravam o mercado artístico na época.
O primeiro grande sucesso de Fábio Jr.
Depois de se estabelecer na carreira, tudo em que Fábio Jr. coloca a mão, acontece. Mas, isso é real apenas depois de uma sequência de letras de sucesso.
A propósito, o primeiro sucesso em português a alcançar dimensões astronômicas foi a canção “Pai”. Enquanto atuava no seriado Ciranda Cirandinha, o ator e cantor pôde mostrar sua composição para o mundo.
E não é que deu certo? A música não só foi aplaudida, como virou abertura de “Pai herói”, e abriu espaço para muitos outros sucessos que viriam a seguir.
Principais sucessos de sua carreira
Além de “Pai”, ao longo de sua carreira Fábio Jr. emplacou muitos sucessos que mudaram o romantismo musical. Com timbre forte e suave ao mesmo tempo, o cantor marcou épocas com letras profundas e super poéticas. Mas, entre tantos hits de sucesso, algumas canções se destacaram ainda mais.
Alma Gêmea
Aos noveleiros de plantão, Alma Gêmea destrava uma série de memórias afetivas. Isso porque foi a principal música da novela que leva o mesmo nome.
A voz é de Fábio Jr., mas a composição é do gênio Peninha. A verdade é que a música já era sucesso antes da novela. Desde seu lançamento, em 1994, ela alcançou números incríveis de audição.
Caça e Caçador
Caça e Caçador também é um grande sucesso na voz de Fábio Júnior. Esse é um dos lançamentos ainda em seus primeiros anos de carreira. Como a maioria de suas músicas, a canção é uma expressão de amor, poesia e romantismo. Aliás, essas características são uma espécie de marca registrada em sua carreira.
Ai que saudade d’ocê
Essa não é uma letra criada por Fábio Júnior. Mas, na voz dele, ela ganhou bastante proporção, inclusive, fazendo parte da novela Renascer.
Além de Fábio Júnior, a letra de Vital Farias também foi gravada por outras vozes importantes. Entre elas estão, por exemplo, Fagner, Zeca Baleiro e Elba Ramalho.
Só você
Uma das especialidades de Fábio é ter seus sucessos em novelas de sucesso. Foi assim também com a música “Só Você”, que explodiu na novela “Por Amor”, da Rede Globo.
Até hoje a canção faz sucesso. Em uma rodinha de voz e violão ou em um salão de dança, tocar essa música é sinônimo de envolver a galera presente.
20 e poucos anos
Ficou surpreso aí? Essa música é super conhecida na interpretação da banda Raimundos. Apesar de ter ficado ótima em uma pegada mais pesada, a primeira interpretação é mais leve, na voz de Fábio Jr. que também é o compositor da canção.
Seja qual for a versão, a letra e a melodia são incríveis. E como prova disso está o sucesso atemporal da canção.
Por onde anda Fábio Jr.?
Aos quase 70 anos, o cantor segue ativo na sua carreira musical. Embora, claro, em ritmo menor de apresentações, Fábio Jr. ainda se apresenta em todo o país e tem agenda cheia.
Romântico incurável, o músico está no seu sétimo casamento. Esse já dura onze anos com Maria Fernanda Pacucci, que um dia foi presidente de fã clube do cantor.
Seu grande legado
Fábio Júnior é uma referência no cenário musical brasileiro, por várias razões. Com alma de artista, ele navega bem tanto na música quanto na atuação. O bom disso é que suas próprias músicas são parte importante do universo de novelas, no qual ele também está envolvido.
Sua carreira mostra que o romantismo não tem prazo de validade. Além disso, letras como as que produziu e interpretou mostram importância atemporal, sendo reproduzido por diferentes vozes ao longo dos anos e replicando a mensagem.
Por aqui, no Versos e Prosas, você vai encontrar muito mais sobre outros artistas que fazem parte da história musical brasileira também.
E, para alimentar um pouco a memória afetiva musical que destravamos, lá vai uma versão linda de “Alma Gêmea”.