Djavan – Perfil: Biografia, trajetória e maiores sucessos

Se você vive nesse mundo, especialmente no Brasil, é impossível que não conheça esse ícone da música brasileira chamado Djavan. Afinal, faz parte do currículo de todo bom brasileiro saber as principais informações sobre Djavan, biografia e contribuição de sua carreira para o mundo musical.

Aliás, para sair desta página sabendo disso, e muito mais, é só ficar por aqui com a gente. Nós separamos as informações mais importantes sobre o assunto para nutrir sua cultura musical.

Djavan
Foto: Arte de Giovanni Bianco

Djavan Perfil: Origem e primeiros contatos com a música

Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió, em 27 de janeiro de 1949. Filho de uma família pobre, o cantor conta com uma história nada fácil, tendo sido criado apenas pela mãe, depois de o pai abandonar a família.

Seu primeiro contato com a música veio de uma influência natural. Embora tivesse a profissão de lavadeira, e não musicista, a mãe de Djavan já ensinava as canções ouvidas no rádio, inclusive, enquanto cumpria seu trabalho na beira do rio.

As principais referências da mãe também se tornaram as referências musicais de Djavan ainda muito jovem. Entre seus ídolos estavam nomes como Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Luiz Gonzaga e outros artistas da época.

Como tudo começou

 O contato de Djavan com a música foi estimulado desde muito cedo. Mais que isso, sua mãe já percebia seu talento e fazia muito gosto que o menino fosse cantor de rádio. Mas, para Djavan, a biografia poderia ter corrido para outros lados.

Por muito pouco o menino não se tornou jogador de futebol, já que também era muito talentoso com a bola. Chegou a jogar no principal time local e teria sido um grande jogador, se quisesse.

Ainda bem, para nós, que o multitalento puxou para a musicalidade. Sorte nossa, que agora temos um arsenal de música boa para esta geração e para as próximas.

Djavan só começou a se apresentar mesmo aos 18 anos. Autodidata no violão, o jovem artista embalava alguns bailes de Maceió. 

Com o tempo, claramente, o talento sentiu a necessidade de explorar ainda mais. Então, vieram as composições próprias e a mudança para o Rio de Janeiro, aos 23.

Apesar de não ser nenhuma novidade para Djavan, o começo foi difícil. Mas, após conseguir se estabelecer como músico em boates importantes de São Paulo, o músico é descoberto por um produtor da Som Livre. Aí, sim, foi quando a chave do sucesso virou e a carreira começou a decolar.

Primeiro grande sucesso na biografia de Djavan

Apesar de já ter tido um bom resultado com outras canções, inclusive sendo bem posicionado no Festival Abertura, da Globo com uma de suas composições, o primeiro grande sucesso de Djavan veio mesmo em 1982.

“Flor-de-Lis” foi o primeiro grande estouro do artista. A propósito, essa canção também o consagrou fora do país e colocou o cantor entre os compositores brasileiros com músicas gravadas no mundo todo.

Principais sucessos do cantor Djavan

Essa é uma questão difícil na Biografia de Djavan. Isso porque, suas músicas sempre foram sucesso e todas têm história. Como prova disso, inúmeras delas têm sido parte da trilha sonora de novelas, alvos de regravações de grandes nomes no mundo todo, e razão para títulos importantes no mundo musical.

Mas, aqui vão alguns desses exemplares que não só consagraram o Djavan na música, mas marcaram a sua história.

Oceano

Essa cresceu tanto que passou a ser a referência do disco em que está gravada. Após o estouro, o CD passou de ser chamado pelo título para se chamar “Oceano” na boca dos fãs.

O curioso sobre essa música é que ela havia sido descartada muito tempo antes de sua produção. Foi por um pedido da filha adolescente que o autor da música resolveu terminá-la e presentear o público. E, que presente!

Flor-de-Lis 

“Flor-de-lis”, como já adiantamos, foi o primeiro grande sucesso na carreira de Djavan. Essa é uma história de um amor que chegou ao fim.

Essa letra também despertou curiosidade e, há muito tempo, os fãs conjecturam sobre o seu significado.

Há até uma história sobre a perda de uma esposa e filha terem inspirado a canção. Mas, isso é boato. O próprio Djavan afirma que não se trata de uma música autobiográfica.

Eu te devoro

Essa música também está entre os grandes sucessos de Djavan. Por causa de uma letra romântica e profunda, essa é uma daquelas opções para embalar um romance.

Como sempre, existem especulações diversas sobre a letra. Enquanto alguns veem apenas romance, outros apostam que os termos fazem referência ao enigma da esfinge, famoso na mitologia grega.

Se

Com certeza você já se pegou cantarolando “Se” por aí. Aliás, se ela não está na sua playlist do cotidiano, você está sendo fã de maneira errada.

“Se” é um marco na biografia de Djavan; uma daquelas que todo mundo sabe cantar ou já ouviu em algum lugar, mesmo que na voz de outro artista. 

E a história dessa canção é profunda e romântica, como boa parte do repertório do mestre. A ideia é de uma tentativa de conquista onde, enquanto um se esforça, o outro tem dúvidas sobre a entrega.

Meu bem querer

Como muitas outras, “Meu Bem Querer” já foi tema de novelas. Sim, no plural. 

Além disso, essa letra também costuma ser marco de relacionamentos e alvo de regravações de grandes vozes, como a de Zizi Possi. 

A canção traz bastante romantismo e uma espécie de amor ideal. Apesar do sofrimento que é comum aos apaixonados, o resultado é uma jura de amor eterno.

Por onde anda Djavan?

É bem verdade que o cantor esteve distante dos palcos entre 2019 e 2022. Mas, nada de polêmico no assunto, já que a reclusão foi bem comum durante esse tempo pandêmico. 

Em 2022 o ícone voltou aos palcos com uma apresentação que teve de ser adiada desde 2020. Como sempre, um sucesso.

Apesar dos rumores notados pelos fãs e dos burburinhos sobre uma possível doença de Parkinson, Djavan garante que sua saúde vai muito bem, obrigado. Inclusive, a carreira está a todo vapor, com turnê acontecendo na Europa e tudo o mais.

Djavan e seu legado

A biografia de Djavan é muito mais do que uma história de uma virada de jogo. Na verdade, a fama era mesmo o caminho natural para o gênio artístico que o cantor sempre foi.

No mundo da música, o artista revolucionou a maneira de fazer letras e ratificou a cultura de um bom “voz e violão”. Assim, letras profundas, melodias elaboradas, poesia e técnica são um marco da sua carreira e um exemplo a ser replicado sem moderação.

Passeando pelo Versos e Prosas você encontra muito mais da carreira desse artista único. E, claro, além da Biografia de Djavan, você vai poder explorar muito mais sobre outros artistas importantes para a história musical.

Enquanto isso, pode ir se deliciando com um dos grandes sucessos atemporais do nosso gênio da MPB.

Aperta o Play:

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *