Evidências – Chitãozinho e Xororó: a história por trás da música

Se você nunca curtiu uma sofrência ouvindo Chitãozinho e Xororó – Evidências, você está vivendo errado. 

Já se vão mais de 30 anos desde a sua composição, e ainda assim, não tem quem não pare o papo para cantar o refrão sempre que a música toca.

Mas, você sabe, por trás de uma boa música tem sempre uma boa história. 

Então, se você quer conhecer o que há por trás desse clássico, é só ficar por aqui com a gente. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o segredo por trás desse sucesso.

Acompanhe.

Evidências
FOTO: Freepik.

Quem compôs Evidências?

A gente sabe que, ao pensar nesse assunto, a sua mente já une Chitãozinho e Xororó e Evidências. Mas, não, a música não é originalmente da dupla. A letra é, na verdade, fruto de uma parceria entre José Augusto e Paulo Sérgio Valle.

À beira dos 70 anos, José Augusto tem uma história incrível na música. Isso porque já são mais de 400 letras compostas por ele, e muitas gravadas por vozes emblemáticas, como Alcione, Fafá de Belém e Simone.

Enquanto isso, Paulo Sérgio Valle também tem um currículo invejável na música. Suas parcerias na composição reúnem nomes importantes, como Eduardo Lages e Nelson Mota, além de José Augusto, claro. 

Chitãozinho e Xororó – Evidências: História da música

Como nós já adiantamos, Chitãozinho e Xororó – Evidências, tem muita história. Uma delas, por exemplo, é o fato de a música ter sido rejeitada antes de ser gravada pela dupla. 

Isso mesmo! Os autores da canção não a escreveram especialmente para os sertanejos mais famosos do país e ela chegou a ser barrada antes que a conhecessem.

Depois de ser apresentada a várias pessoas, apenas uma delas demonstrou interesse. E, apesar de ter sido incluída no repertório de Leonardo Sullivan, em 1989, a música não alavancou. Ao que tudo indica, a canção não foi sucesso por falta de aposta por parte da gravadora.

Mesmo assim, os autores não se deram por vencidos. Já no ano seguinte a sugestão foi enviada para Chitãozinho e Xororó. Na voz dos dois, a música não foi só foi bem aceita como virou uma espécie de hino no país inteiro. Como é, Aliás, até hoje.

Principais sucessos de Chitãozinho e Xororó

Obviamente, separar a dupla Chitãozinho e Xororó de Evidências é praticamente impossível. Mas, esse não foi o único sucesso dos sertanejos. A propósito, os mais de 50 anos de carreira levaram muitas músicas ao sucesso. 

Entre elas estão, por exemplo:

Sinônimos

Esse é um desses exemplos de fenômeno musical da dupla Chitãozinho e Xororó. Aliás, “Sinônimos” é sinônimo de sucesso absoluto. Como prova disso, você já deve tê-la ouvido em diversas novelas, além de uma versão incrível na voz de Zé Ramalho.

 Fio de cabelo

Sofrência raiz é pouco para descrever o que “Fio de Cabelo” é para a música sertaneja. E ela também tem um “quê” de romantismo. Antes da gravação, a letra recebeu um toque da dupla, embora não seja dela a composição. 

E o resultado final foi excelente, como podemos ver pelo sucesso.

Página de amigos

Impossível não cantar alto quando essa toca. Não é à toa que se tornou um dos maiores sucessos da dupla Chitãozinho e Xororó. 

A música fala sobre um término dolorido e uma sugestão de migrar de amor para amigo. 

Por isso, talvez o fato de ser algo que acontece comumente tenha aproximado tanto os ouvintes. Seja qual for a razão, essa é uma das músicas mais expressivas no mundo sertanejo.

60 dias apaixonado

Figurinha carimbada nos rodeios, 60 dias apaixonado também marcou muito a história da dupla Chitãozinho e Xororó. Aliás, a letra foi uma espécie de encomenda da dupla, para eternizar um bordão da época. 

Como podemos ver, deu muito certo, já que até hoje a composição é sucesso.

Galopeira

Originalmente, essa composição é espanhola. Mas, aqui no Brasil, ninguém fez mais sucesso interpretando do que Chitãozinho e Xororó. Desde a sua primeira gravação pela dupla, em 1970, a música reflete o sucesso até hoje.

Evidências e Chitãozinho e Xororó

Conforme já adiantamos, unir Chitãozinho e Xororó com “Evidências” não foi a primeira ideia da dupla de compositores. Exatamente por causa disso, os autores enviaram a composição, juntamente com outras nove, para diversos artistas, incluindo Chitãozinho e Xororó.

A ideia inicial da composição era contar a história de um amor bem sucedido. O ar de romantismo é uma espécie de preferência dos autores e, mesmo que a história não seja um “felizes para sempre”, fica a expectativa de que a saudade junte novamente os dois personagens.

Analisando da letra da canção

A essa altura desse post, o contexto da canção já deve estar bem claro: romance. ]

Então, cada linha da composição aponta para a necessidade de alguém que tentava negar um sentimento, o que talvez tenha estragado o final perfeito. Então, é uma espécie de confissão de amor.

Veja uma estrofe da letra:

Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero
Eu tenho medo de te dar meu coração
E confessar que eu estou em tuas mãos
Mas não posso imaginar
O que vai ser de mim
Se eu te perder um dia

Trechos como a estrofe acima relatam essa insistência em negar o amor. Na verdade, é uma espécie de desistência da negativa e rendição aos sentimentos. 

Chega de mentiras
De negar o meu desejo
Eu te quero mais que tudo
Eu preciso do seu beijo
Eu entrego a minha vida
Pra você fazer o que quiser de mim
Só quero ouvir você dizer que sim!

Finalmente, o ponto alto da letra de Evidências é a declaração de que não adianta mais negar. Então, a rendição é a única resposta possível capaz de resolver a equação. Ao que tudo indica, o que vem em seguida é um pedido de que a situação seja retomada e que a pessoa amada retome a relação. 

Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você pensa muito em mim
Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você quer viver pra mim

Conheça Chitãozinho e Xororó

Na verdade, se você chegou nesse post, é bem possível que você saiba bem de quem estamos falando, não é verdade?

José Lima Sobrinho e Durval de Lima formam uma das duplas sertanejas mais conhecidas no país inteiro. Com certeza está entre as maiores do segmento sertanejo e uma das pioneiras nas apresentações de rádio e TV. 

A carreira de Chitãozinho e Xororó vai muito além de “Evidências”, como você pode ver aqui mesmo. Depois do primeiro disco, em 1970, a dupla nunca mais saiu dos holofotes. Inclusive, aqui no Versos e Prosas você encontra boas informações sobre suas músicas e carreira.

A dupla está junta até hoje, e, mais do que isso, ainda se apresentam pelo país após mais de 50 anos de carreira. Por isso, seus sucessos lançados há muitos anos ainda fazem muito sucesso hoje em dia.

E para relembrar isso, lá vai uma palhinha de Evidências, com mais de 80 milhões de visualizações no Youtube.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *