Chico César: conheça a vida, carreira e sucessos de um dos cantores mais consagrados da MPB

Para os fãs da MPB da nova geração, lembrar ou conhecer o nome de Chico César pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, com tantos nomes de peso dominando o cenário atual, alguns medalhões que fizeram história no passado acabam restando apenas na lembrança dos fãs saudosistas. E esse é o caso do cantor Paraibano Chico César.

Dono de uma das canções mais famosas da década de noventa, Chico é um dos nomes mais criativos e relevantes da música e da cultura brasileira, e um que vale a pena ser conhecido pelas novas gerações.

Confira nesse artigo a história, trajetória e vida de um dos maiores nomes da nossa MPB.

Origem e primeira fase da vida

Francisco César Gonçalves, o Chico César, nasceu em Catolé do Rocha, na paraíba, em 26 de janeiro de 1964.

Ainda na infância, Chico começou a ter contato com grandes nomes da música e da literatura mundial, quando começou a trabalhar em uma loja de discos e livros aos 8 anos.

A diversidade de estilos e ideias com que se deparou abriram sua mente para o mundo, mostrando o que era possível ser feito no meio artístico, e criando uma verdadeira formação cultural para o menino, que ainda nem tinha chegado à adolescência.

Foi com essa escola que Chico começou a se interessar pela música e pelas letras, começando suas primeiras aventuras como músico ainda aos 13 anos, quando participou de um festival de música, conquistando o quarto lugar.

A influência literária e artística era tão forte, que aos 16 anos deixou a cidade natal e foi cursar Jornalismo em João Pessoa, sem nunca deixar de lado o gosto pela música.

Aos 21 anos, já formado, acabou se mudando para São Paulo, onde começou a seguir uma carreira como jornalista, e a reaprender a tocar e cantar, buscando se aventurar novamente como artista.

O começo da carreira na música

Com a carreira de jornalista encaminhada, Chico César também mantinha vivo o sonho de ser artista, tendo participado desde cedo de grupos musicais.

Foi nessa época que começou a compor e se apresentar como músico, acumulando seu próprio público e mostrando toda a qualidade musical e poética que uma formação cultural, desde a infância, tinham dado ao artista.

E foi em 1991 que sua carreira mudou.

Tendo sido convidado para fazer uma turnê na Alemanha, Chico encontrou uma nova percepção de mundo, e enxergou sua música de outra maneira, o que fez com que, ao voltar para o Brasil, resolvesse largar tudo para viver dessa paixão.

Nessa época, formou seu primeiro grupo de grande importância, a banda Cuscuz Clã, e começou a se apresentar nas casas noturnas de São Paulo.

Mas foi só em 1995 que lançou seu primeiro disco solo, o CD “ Aos Vivos”, entrando de vez no cenário musical como um artista solo, escolha que daria frutos muito em breve.

Primeiro grande hit e reconhecimento no meio musical

Foi em 1996 que Chico César viu sua carreira decolar por completo. Lançando o segundo disco de estúdio que levou o mesmo nome da primeira Banda, Chico trouxe suas primeiras canções de sucesso, ganhando reconhecimento no meio musical, e estourando internacionalmente com o Hit “Mama África”, a canção de maior sucesso da sua carreira.

A música virou um sucesso completo, rendendo a Chico o primeiro grande estouro da carreira e uma repercussão que virou o Brasil, chegando até outros continentes, o que abriu portas para o seu trabalho em países como a Espanha, a Alemanha e a Finlândia.

O clipe de “Mama África” foi um grande sucesso, ganhando o prêmio MTV Video Music Brasil como Melhor Clipe de MPB em 1997, sendo um dos marcos da presença da Emissora no Brasil.

Com Mama África, Chico mostrou seu talento e sua qualidade musical para todo o Brasil, se tornando um nome conhecido e apreciado entre o público e os artistas da MPB, e logo virando um dos cantores mais culturalmente ricos da cena nacional.

Maiores sucessos da carreira de Chico César

Após o sucesso de Mama África no Brasil e no mundo, Chico César continuou a carreira na música com muitos trabalhos de relevância para a cena nacional, lançando novos discos autorais e emplacando composições nas vozes de outros artistas, além de também ter músicas suas tocadas em novelas e programas de TV.

Entre os hits da carreira do cantor que mais conquistaram o público, podemos citar:

  • Mama África;
  • À primeira vista;
  • Deus Me Proteja;
  • Mand’ela;
  • Onde Estará O Meu Amor;
  • Respeitem Meus Cabelos, Brancos;
  • Felicidade;
  • Estado de Poesia;
  • Da Taça.

Trabalhos fora da música

Com uma formação multicultural de berço e uma personalidade inquieta e criativa, Chico César seguiu caminhos artísticos e culturais diversos, trabalhando não só na sua música, mas também em projetos literários e poéticos. Confira outros perfis de artistas conosco.

Com uma qualidade poética visível em suas canções, Chico também buscou se mostrar como autor, lançado livros e trabalhos de poesia, como as obras “O Agente Laranja e a Maçã do Amor”, “Cantáteis” e “Versos Pornográficos”, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Jabuti, na categoria de Melhor Livro de Poesia, em 2016.

Além da carreira artística, Chico também já seguiu carreira Política, presidindo a Fundação Cultural de João Pessoa, em 2009, e sendo Secretário da Cultura da Paraíba , de 2011 a 2014.

Todas as etapas da carreira mostram a competência e qualidade que sempre teve como figura artística e movimentador cultural, fato que lhe rendeu não apenas reconhecimento nacional, mas uma importância cultural para o Brasil.

Importância do cantor para a cultura brasileira

Com composições ricas, poéticas e críticas, e uma qualidade musical e artística ímpar, Chico César continua sendo um dos principais nomes de importância para a MPB nacional, mesmo estando fora do pop e da música de massa.

Com um trabalho dedicado minucioso e poético, Chico entrou para a história dos grandes nomes do Nordeste que revolucionaram a música brasileira, e vai ser sempre lembrado pelo legado musical e literário que trouxe para o meio cultural do país, e pelas belas músicas que entraram para o panteão de sucessos dessa arte tão brasileira.

Confira os grandes sucessos do artista paraibano, no canal de Chico César no YouTube.

Marcos Aurélio

Olá, sou Marcos Aurélio! Sempre gostei do universo da internet e de criar na web. Decidi unir isso à minha grande paixão, a música, e assim nasceu o Versos e Prosas. Aqui, compartilho análises de letras, as histórias por trás das canções, notícias e lançamentos, perfis de quem faz a música acontecer e listas (TOP+) com os sons que mais curtimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *