A vida e carreira de Leonardo: do começo humilde ao sucesso nacional
Leonardo, nome artístico de Emival Eterno Costa, é um dos maiores nomes da música sertaneja de todos os tempos.
Nascido em Goianápolis, interior de Goiás, em 1963, ganhou o coração do Brasil ao Lado do irmão Leandro, e se tornou um dos nomes mais relevantes e influentes da música nacional.
Conheça as origens, a trajetória e os sucessos desse grande nome do sertanejo no Brasil.
Origens e raízes na música
Leonardo nasceu como o quarto de oito irmãos em 25 de julho de 1963, filho de Avelino Virgulino da Costa e Carmen Divina Eterno.
Desde cedo, foi apaixonado por música e via o seu pai e o seu irmão Luís José da Costa, o Leandro , sempre com uma viola na mão.
A vida, porém, não foi fácil para o garoto sonhador. Vivendo na roça, a família se mudou para Goiânia em busca de melhores oportunidades, fazendo com que tivessem que trabalhar para ganhar o sustento.
Mesmo assim, a paixão de Emival pela música continuava, e durante os trabalhos na plantação, o pai e Luís José já percebiam a boa afinação do garoto, que mostrava talento para o meio.
Àquela época, o irmão mais velho já arriscava a vida na música sertaneja, tendo entrado para a banda Os Dominantes, onde tentava emplacar uma carreira.
Sem sucesso com o grupo, Luís José decidiu voltar para perto da família e passou a ensaiar mais com Emival. Foi nesse momento que o irmão mais novo passou a aprimorar suas habilidades e enriquecer seu repertório musical.
Começo de carreira e o sucesso da dupla Leandro & Leonardo
Com a vida em Goiânia, os irmãos, que adotaram os nomes de Leandro & Leonardo, começaram a se apresentar em bares e boates da região. Ganhando prestígio, conseguiram gravar o primeiro disco em 1984, e partiram para São Paulo em busca de uma gravadora.
Foi nesse período que sua canção, “Contradições”, começou a ganhar repercussão entre o público, consolidando ainda mais a presença dos irmãos no cenário musical, e abrindo caminho para o seu primeiro grande sucesso, o hit “Entre Tapas e Beijos”.
Já no quarto disco gravado, os irmãos estouravam mais um hit, “Pense em Mim” , um dos maiores sucessos da sua carreira, dando mais popularidade da dupla, que fez sucesso em todas as rádios.
Com o sucesso crescente, a dupla teve muita popularidade ao longo dos anos, saindo do espaço do meio sertanejo e conquistando todo o Brasil, além de lançar vários álbuns, participar de festivais e fazer turnês pelo país.
Morte de Leandro e a carreira solo
Com muito sucesso ainda por vir, Leonardo foi impactado no auge da sua carreira, quando em 1998, a dupla sofreu um grande golpe, com o adoecimento e posteriormente a morte de Leandro, em 23 de junho de 1998, em decorrência de um câncer raro de pulmão.
Após a morte de Leandro, Leonardo pensou em abandonar a carreira, devido à tristeza e o vazio de não ter mais o irmão ao lado.
Apesar disso, o cantor se reergueu, investindo em uma carreira solo e lançando vários álbuns e sucessos posteriores, além de colaborações com outros artistas, como no projeto Amigos, iniciado em 1995, ao lado de Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano; e no projeto Cabaré, inicialmente, com Eduardo Costa e, na sequência, com a dupla Bruno e Marrone.
Apesar do revés e da perda do irmão, Leonardo se manteve relevante e popular na música sertaneja e no imaginário nacional com os anos que se seguiram, lançando novos trabalhos e fazendo shows e turnês pelo Brasil, mostrando a força e qualidade musical que nunca deixou de ter.
Nessa nova fase, o cantor deixou o passado de lado, sem nunca abandonar seu legado, e investiu em novas canções, lançando sucessos que também fizeram sua carreira nos anos seguintes.
Conheça os maiores sucessos do cantor
Ao longo de toda a carreira musical, Leonardo teve inúmeros hits, seja ao lado de Leandro, ou trabalhando como artista solo, fato que reforça sua importância e sucesso no meio musical brasileiro.
Entre os maiores sucessos de Leonardo estão canções como:
- Não Aprendi Dizer Adeus;
- Pense Em Mim;
- Eu Juro;
- Cadê Você;
- Talismã;
- Sonho Por Sonho;
- Temporal de Amor;
- Deixaria Tudo;
- Uma Lágrima;
- Fantasias;
- Mano.
Com a voz marcante e a força do nome entre o público nacional, Leonardo conseguiu emplacar grandes sucessos, fazendo com que se tornassem populares e tivessem grande impacto na sua carreira, ajudando a estabelecê-lo como um ídolo soberano da música sertaneja.
Legado de Leonardo para o sertanejo e para a música brasileira
A vida e carreira de Leonardo foi marcada por altos e baixos, mas, mesmo com as tristezas e sofrimentos da caminhada, o cantor nunca deixou de lado a paixão pela música, se mantendo dedicado ao seu sonho de ser um artista.
Mesmo após tantos anos de carreira, Leonardo continua sendo um dos artistas mais populares e mais respeitados do cenário sertanejo, tendo acumulado prêmios e homenagens ao longo dos anos, além de ter entrado para o hall dos grandes cantores do gênero de todos os tempos. Confira outros perfis de artistas conosco.
O cantor transmite um legado significativo para a música brasileira e para o meio sertanejo, com mais de 40 anos de carreira e vários álbuns lançados.
Sendo um dos primeiros a se apresentar fora do Brasil, o cantor também abriu as portas para que novas gerações de artistas explorassem o cenário mundial, e marcou gerações de fãs ao redor do mundo, inspirando muitos outros artistas sertanejos, sejam eles os artistas atuais, ou as gerações futuras.
Em um cenário musical competitivo e cheio de riscos, Leonardo mostrou que é possível alcançar o sucesso e a realização de um sonho mesmo saindo de uma realidade desfavorável, se houver muita dedicação e perseverança.
Sua história inspira pessoas, artistas e um povo, e seu legado o torna um verdadeiro ícone e um tesouro nacional.
Confira os maiores sucessos do cantor goiano, no canal oficial de Leonardo no YouTube.