Mano: conheça a história da música de Leonardo

Nascida da tristeza de uma perda irreparável, Mano marcou a carreira de Leonardo como um sucesso singelo, e uma mensagem de amor ao irmão.

Que tal conhecer a história dessa canção feita em homenagem a Leandro, um ícone da música sertaneja que se foi muito cedo?

Se quer saber mais, continue lendo. Vamos te contar tudo sobre a criação e história dela logo abaixo.

História da Música Mano

Lançada no primeiro álbum solo de Leonardo, o disco Tempo, de 1999, Mano foi composta por Chitãozinho, Paulinho Rezende, Paulo Debétio e Xororó, e se tornou uma das canções mais especiais da carreira de Leonardo, falando sobre a relação íntima que tinha com seu irmão.

Feita em homenagem a Leandro, que havia morrido 1 ano antes, a canção traz um sujeito que reflete, em confissões ao irmão, sobre os momentos felizes que viveram, as primeiras músicas que fizeram juntos, e os conselhos que ele lhe deu, lembrando dos momentos que passaram juntos no palco.

Segundo o próprio Leonardo, Mano é uma das canções mais difíceis de cantar, pois traz junto com ela a memória de Leandro, e dos momentos felizes que viveram em uma carreira de grande sucesso.

Ao longo dos anos, a canção emocionou público e artistas pelo Brasil, seja em shows solo do cantor, ou em apresentações com outros cantores, como o grupo do Show “Amigos”, nomes do sertanejo que conheceram e viveram com a dupla durante sua trajetória.

Mano e a perda precoce de Leandro

Lançada pouco depois da morte triste de Leandro – ou Luiz José Costa (Goianápolis, 15 de agosto de 1961 – São Paulo, 23 de junho de 1998), Mano trazia na letra toda a gratidão e emoção que Leonardo carregou durante o tempo em que o irmão tratava sua doença, um câncer raro no pulmão, mostrando nos versos o amor intenso que ele sentia.

Por conta disso, a canção sempre o emocionou nos palcos, fazendo com que chegasse a tirá-la do repertório por um tempo, já que ela sempre o fazia chorar. Confira outras histórias da música com a gente.

Mano e o álbum Tempo, também marcam um início de carreira especial de Leonardo, que , sem o irmão, começava a superar a vontade de desistir da música, fato que ele mesmo conta em entrevista.

“Quando ele faleceu, fui para a fazenda, foi um refúgio para mim. Meus familiares foram comigo e a gente ficava lá meio que escondido. Passei uns oito meses sem pensar em cantar”, disse Leonardo.

Com tudo isso, Mano consolida o amor e a dor da perda em uma canção, mas também anunciava um novo começo, e a vontade de continuar, apesar da tristeza.

Mano e os principais sucessos de Leonardo

Emplacando a carreira com o sucesso singelo de Mano, Leonardo ganharia o Brasil em carreira solo, e, sem nunca abandonar o legado do irmão, emplacaria grandes hits ao longo dos anos, mostrando sua capacidade musical sempre marcante.

Confira 5 grandes sucessos da carreira solo do cantor:

Além dos hits solo, não podemos esquecer das canções que marcaram sua carreira ao lado de Leandro, como os sucessos  Não Aprendi Dizer Adeus, Pense Em Mim, Talismã e Desculpe Mas Eu Vou Chorar, verdadeiros hinos da música Sertaneja, que alçaram a dupla ao sucesso nacional.

Com tantas canções de sucesso na bagagem, Leonardo começou sua carreira com o pé direito, trazendo uma das músicas mais importantes da sua trajetória, e uma carta de amor à imagem do irmão.

Uma canção amorosa no primeiro álbum sem Leandro

Mais do que um sucesso na bagagem de Leonardo, Mano ficou marcada como uma carta de amor, com uma letra que relembra, com versos singelos, cada momento importante que os irmãos viveram juntos, e as lembranças de amor e irmandade que nunca vão ser esquecidas.

Nos versos, Leonardo relembra, agradece e se emociona, constatando o orgulho que sentiu por poder fazer parte de uma história de sucesso, vivida ao lado de um grande irmão e amigo.

Além da história dos cantores, Mano também faz refletir, no fim das contas, sobre a presença importante de um irmão, que nos traga um conselho, um apoio e uma companhia, e a importância do amor fraterno e da força da família, que nos une e dá sentido à vida.

Analisando a letra de Mano

Com um tom emotivo, a letra de Mano começa com uma declaração do cantor para seu irmão, constatando que, apesar de tudo, eles nunca vão se separar, e que sempre será orgulhoso de ter cantado ao seu lado.

Mano, você é meu sangue, é mais que um amigo

Me dizia coisas que até hoje eu sigo

E será para sempre um pedaço de mim

Mano, cantar ao seu lado me deixa orgulhoso

Agradeço a Deus, é maravilhoso

E sempre sonhei com momentos assim

Nas próximas estrofes, o cantor relembra dos momentos que viveram na infância, e como cantar juntos foi sua grande paixão.

Mano, eu me lembro do nosso pequeno universo

O primeiro acorde, o primeiro verso

Parei pra lembrar hoje no camarim

Juntos, nós somos a voz de uma linda canção

Digo a você lá no fundo do meu coração

Nossa missão é cantar e levar alegria

Mano, você é a letra, eu sou a melodia

Por fim, Leonardo lembra dos conselhos que recebeu, e como pode sempre contar com seu irmão, mesmo sabendo que não estão mais juntos.

Mano, as suas palavras me fizeram de aço

Em tudo que vejo, em tudo que eu faço

Eu posso cantar e contar com você

Juntos, nós somos a voz de uma linda canção

Digo a você lá no fundo do meu coração

Nossa missão é cantar e levar alegria

Mano, você é a letra, eu sou a melodia

Sobre a carreira de Leonardo

Nascido em Goianápolis, em 25 de julho de 1963, Leonardo começou a carreira 20 anos depois, quando, junto com Leandro, formou uma das maiores duplas sertanejas da história, vendendo mais de 30 milhões de discos e fazendo turnês internacionais.

No dia 23 de julho de 1998, o cantor e irmão Leandro veio a falecer, fato que o deixou profundamente abalado e quase o tirou dos palcos.

No ano seguinte, lançaria o primeiro álbum solo, que trazia a canção Mano, e conquistaria novamente o Brasil com sua voz inconfundível, mantendo o legado do irmão e construindo uma carreira de grande sucesso.

Que tal relembrar uma de suas canções mais marcantes? Clique no player abaixo e escute a melodia singela de Mano.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *