Mauricio Tizumba faz live para lançar álbum em homenagem a Vander Lee

O cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro, Mauricio Tizumba, vai lançar, este fim de semana, em uma live colaborativa, seu mais novo álbum: Mauricio Tizumba Canta Vander Lee.

O evento será marcado por uma live colaborativa no Instagram do artista – na qual o público e artistas que estiverem assistindo serão convidados a participar, em estilo jam session.

O álbum, que foi gravado ao vivo em junho de 2020, traz sucessos de Vander Lee e algumas canções ainda desconhecidas do artista mineiro de quase 20 anos de carreira.

Maurício Tizumba é instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural, nascido em Minas Gerais, com carreira artística estabelecida desde 1973.

Um dos mais populares artistas de Minas Gerais, Tizumba também é um dos criadores da Companhia Burlantins, um grupo teatral de rua marcado pela musicalidade e em atividade desde 1996, e do Tambor Mineiro, grupo de percussão com influência do congado, ambos culturalmente expressivos.

Entre suas composições mais conhecidas estão Sá Rainha e Maurice a Paris.

Por sua vez, com quase 20 anos de carreira, o cantor e compositor Vander Lee gravou nove discos autorais – entre registros ao vivo e de estúdio -, e teve suas composições gravadas por grandes nomes da música nacional como Elza Soares, Gal Costa, Emilinha Borba, Maria Bethânia, Nando Reis, Rita Ribeiro, Margareth Menezes, Luiza Possi, entre vários outros.

O artista ficou conhecido por brincar com as palavras para falar do amor e do cotidiano, e cantava sua simplicidade por meio da música.

O músico morreu em 5 de agosto de 2016, com apenas 50 anos, após um processo cirúrgico proveniente de um Infarto, na tarde do dia anterior, enquanto fazia hidroginástica.

O cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro, Mauricio Tizumba, lançará o álbum Mauricio Tizumba canta Vander Lee, no próximo fim de semana. O evento será marcado por uma live colaborativa no Instagram do artista – na qual o público e artistas que estiverem assistindo serão convidados a participar, em estilo jam session. No próximo dia 11, quinta-feira, o trabalho já estará disponível em todas as plataformas digitais.

Amigos e compadres, Tizumba e Vander Lee foram parceiros musicais ao longo de toda a trajetória artística dos dois, desde o início de suas carreiras quando tocavam em bares de Belo Horizonte. Quando a morte levou prematuramente Vander Lee, em 2016, Tizumba assumiu como missão manter seu legado vivo.

“Quanto mais o escuto, mais fico encantado por sua poesia. A minha proposta é contribuir para manter viva essa obra, que é tão bonita e tão importante para Minas Gerais. Meu irmão Vander Lee, esse grande poeta, nunca será esquecido enquanto cantarmos suas canções ”, diz Tizumba. Confira outras notícias com o Versos e Prosas.

O álbum Mauricio Tizumba Canta Vander Lee foi gravado ao vivo no dia 6 de junho de 2020, no contexto do início da pandemia de Covid-19, marcando o primeiro show online de Tizumba, acompanhado por quase 2 mil pessoas. No repertório, canções do artista que fizeram bastante sucesso, como Onde Deus Possa me Ouvir e Esperando Aviões, mescladas a algumas ainda desconhecidas de um público mais amplo, como Seção 32 e Aversão Brasileira.

“A preparação do repertório me trouxe grande emoção, relembrei da amizade, da parceria, do amor, da cumpadragem que dividimos ao longo da vida. Suas músicas são muito fortes e sua presença se faz sentir na hora que cantamos”, completa Tizumba.

O álbum tem participação de Éverton Coroné (violão) e produção de Elias Gibran, da Napele Produções Artísticas.

A finalização do disco foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Vale lembrar que a live de lançamento do álbum Mauricio Tizumba Canta Vander Lee será neste sábado (13), a partir das 20h, no Instagram do cantor e compositor mineiro.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *