Live Orquestra Opus e Wilson Sideral celebra o Dia Mundial do Rock

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral celebrará o Dia Mundial do Rock, comemorado no próximo dia 13 de julho. O evento será neste fim de semana.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral faz parte da série “Concertos Virtuais Tracbel”.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral contará com clássicos do rock nacional, tais como Tempo Perdido, Beth Balanço, Marvin, Pais e Filhos, Monte Castelo e muito mais.

Acompanhe, a seguir, com o Versos e Prosas, todos os detalhes da Live Orquestra Opus e Wilson Sideral, que celebra mais um Dia Nacional do Rock. Você vem com a gente?

Live Orquestra Opus e Wilson Sideral
Foto: Naiara Napoli / Divulgação

O Dia Mundial do Rock

Você sabe porque o Dia Mundial do Rock é comemorado no dia 13 de julho? Ainda não? O Versos e Prosas te explica.

No dia 13 de julho de 1985, aconteceu o chamado Live Aid, realizado principalmente em Londres e na Filadélfia, embora tenha contado com alguns shows na Austrália, na Rússia e no Japão também.

Este festival foi histórico! O evento foi idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia. A produção contou com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores.

Grandes nomes participaram

O festival incluiu alguns dos nomes mais memoráveis do rock: a lista tem Sting, U2, Phil Collins, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton, Mick Jagger e Bob Dylan. É uma turma da pesada, não é mesmo?

Por ser um momento tão inesquecível para a música, o próprio Phil Collins em certo ponto sugeriu que aquele “devia ser considerado o dia global do rock”.

Apesar disso, e de ser chamado de Dia Mundial do Rock, a data é comemorada apenas aqui no Brasil. Você acredita nisso? Por volta de 1987, a data começou a ser celebrada principalmente por rádios rock brasileiras.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a data considerada é 9 de julho, dia em que estreou o programa American Bandstand, que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 1950 e 1980.

Live Orquestra Opus e Wilson Sideral: a trajetória da Orquestra Opus

a Orquestra Opus realizou, em 15 anos de trabalhos, mais de 200 espetáculos por oito estados brasileiros, onde pode fomentar a música orquestral, motivo que levou à criação do projeto “Orquestrando Brasil”, iniciado em 2006. Além desses concertos onde busca democratizar a música de concerto com uma comunicação mais próxima do público, a Orquestra Opus começou a convidar artistas da MPB para realizar o projeto “Orquestra OPUS convida”, como ocorrerá com a Live Orquestra Opus e Wilson Sideral.

Com este projeto, a Orquestra Opus já realizou espetáculos com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Leo Jaime, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Derico Sciotti, Sandra de Sá e Nando Reis, o que deu uma notoriedade e experiência nessa mistura de música popular com música erudita.

Ao longo dos últimos anos, a Orquestra Opus gravou dois CDs e levou a música brasileira para outros países, como Alemanha, França e Peru.

A trajetória de Wilson Sideral

Wilson Sideral, nome artístico de Wilson da Silveira Oliveira Filho, nasceu em Alfenas, no dia 5 de maio de 1975. Sideral é cantor, compositor, guitarrista e produtor musical brasileiro.

Irmão do músico Rogério Flausino, da banda Jota Quest, além de primo do músico Marcus Menna, com quem tem canções em parceria de grande sucesso, Wilson Sideral vem de uma família com bastante envolvimento na indústria musical.

Suas composições misturam elementos do rock, soul, MPB e blues. Com indicações aos prêmios Grammy Latino e Prêmio Multishow de Música Brasileira, Wilson Sideral é também reconhecido por seu trabalho como compositor de sucessos para artistas consagrados da música pop brasileira, como Jota Quest (“Na Moral”, “Fácil”, e “Já Foi”…).

Acompanhe mais detalhes da carreira de Wilson Sideral com o Versos e Prosas.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral vai celebrar o Dia Mundial do Rock, um dos gêneros musicais mais populares do mundo, comemorado no próximo dia 13 de julho. O rock possui um estilo próprio, sendo responsável por grandes sucessos da música nacional.

E são esses hits que vão embalar a próxima apresentação da Orquestra Opus, na série “Concertos Virtuais Tracbel”, no sábado (10/07), com a participação do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral está marcada para o próximo sábado, e será exibida no canal oficial do Grupo Tracbel no Youtube.

A série “Concertos Virtuais Tracbel”, da qual a Live Orquestra Opus e Wilson Sideral faz parte, é apresentada pelo Grupo Tracbel, através de recursos diretos. A empresa é patrocinadora da Orquestra Opus desde o seu primeiro concerto, em 2006.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral aproveitou a proximidade com o Dia Mundial do Rock e selecionou grandes hits do ritmo nacional, para compor o evento. Músicas que foram eternizadas por Raul Seixas, Cazuza, Legião Urbana, Titãs e outros estarão no repertório do espetáculo.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral terá canções como Tempo Perdido, Beth Balanço, Marvin, Pais e Filhos, Monte Castelo, Meu Erro, Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Gita, Para Lennon e McCartney, Linda Juventude, Faz parte do meu show, Lanterna dos Afogados, Dois Rios, Do seu lado e Fácil, verdadeiros clássicos do rock nacional que serão apresentados no show online.

A Live Orquestra Opus e Wilson Sideral será neste sábado, às 20h30, no canal do YouTube do Grupo Tracbel, exibida de forma totalmente gratuita! Não perca!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *