Fernando Nunes, ex-baixista de Cássia Eller, realiza encontro musical em Maceió

Ocorre, neste fim de semana, o primeiro show do projeto Sururu Music, A Arte do Encontro, com entrada gratuita e transmissão ao vivo, direto do Teatro Deodoro, em Maceió, capital de Alagoas.

Idealizado pelo baixista e produtor Fernando Nunes, ex-integrante da banda de Cássia Eller, radicado em São Paulo, o Sururu Music é o primeiro coletivo de música alagoana formado por artistas da cena local como Chau do Pife, Dêza, Junior Almeida, Vitor Pirralho e Wado, ou que há muito tempo levam a cultura do Estado para outros cantos, caso também do trompetista Natan Oliveira e do violonista Fernando Melo (criador do Duofel).

O Sururu Music reúne artistas de diversas gerações para mostrar a diversidade da música alagoana para os demais cantos do país.

Fernando Nunes saiu cedo de Maceió, mas sempre manteve conexão com os músicos e a cena alagoana. Nos anos 80 já viajava em turnê pelo Brasil e ficou conhecido nacionalmente pelo seu trabalho ao lado de Cássia Eller, Zeca Baleiro e da banda Altas Horas; e pela produção de projetos consagrados como o álbum “Jah-Van”, em homenagem ao mais conhecido alagoano da música popular brasileira, Djavan.

“Tem muita música boa sendo feita em Alagoas, uma cena cultural vibrante, um movimento que eu sinto que todo mundo deveria conhecer. Fico impressionado com a nova geração fazendo música”, comenta Fernando Nunes, que idealizou o Sururu Music com o objetivo de propagar a cultura do estado de Alagoas através da música, além de articular parcerias entre artistas das diferentes gerações.

Em 2019, já com a ideia do movimento, Fernando reuniu outros músicos alagoanos residentes em São Paulo, onde realizaram os primeiros shows do Sururu Music. Confira outras notícias conosco.

Agora, o coletivo volta a se reunir no evento “Sururu Music, A Arte do Encontro” que, além de dois shows com 13 artistas, nesta sexta-feira (19), no Teatro Deodoro, em Maceió, e no próximo dia 27 de novembro, no Circuito de Cinema, em Penedo, no interior do estado de Alagoas, terá exposição fotográfica e oficinas de Fotografia e de Composição Musical para crianças, jovens e adultos da comunidade da Orla Lagunar de Maceió, responsável no Estado pela maior cadeia produtiva de cultivo e extração do Sururu (marisco que é a principal fonte de renda de muitos pescadores e o ingrediente principal das tradicionais receitas de Alagoas, como o Caldo e a Fritada de Sururu).

Em Maceió e Penedo, os shows terão a participação de Dêza, Fernanda Guimarães, Fernando Melo, Fernando Nunes, Junior Almeida, Lore B, Mar (Martha Brandão), Natan Oliveira, Negra Cinthia, Pedro Salvador, Vitor Pirralho, Wado e do ilustre Chau do Pife (patrimônio vivo da cultura de Alagoas).

Os artistas mostrarão seus trabalhos autorais, em apresentações solo ou em pequenos grupos, e serão acompanhados por uma banda base formada por  Junior Bragazion, Anderson Almeida, Leo Costa e Toni Augusto.

O coletivo Sururu Music tem agregado cada vez mais artistas, construindo uma rede de produção colaborativa que pretende fortalecer a cadeia produtiva da música alagoana. Assim como o marisco Sururu, que vive em colônia, o Sururu Music acredita no fazer coletivamente e no encontro como forma de fortalecer, agregar e produzir artisticamente. Além de divulgar a música alagoana para além do Estado, a ideia é também colaborar com a formação artística da população local.

O Sururu Music, a Arte do Encontro, contará com duas apresentações em Alagoas e terão entrada gratuita, bastando apenas retirar o ingresso. A primeira será nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Teatro Deodoro, em Maceió. Você pode fazer a retirada do ingresso pelo site da Sympla. Além disso, haverá a transmissão dos shows, ao vivo, pelo canal do coletivo Sururu Music no Youtube.

Vale lembrar que o show terá intérprete de Libras. O espetáculo integra as comemorações dos 111 anos do Teatro Deodoro.

Já no dia 27 de novembro, o coletivo Sururu Music desembarca em Penedo, no interior de Alagoas. O show também terá entrada gratuita e será na Praça 12 de Abril e se inicia às 23h. Também haverá intérprete de Libras. O show integra a programação do Circuito Penedo de Cinema.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *