Almir Sater comenta da emoção de fazer Pantanal com seu filho

O cantor e compositor Almir Sater, que é natural da região pantaneira, vai voltar a atuar no remake de Pantanal, que estreará no dia 28 de março, na faixa das 21 horas, na TV Globo.

Na primeira versão da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela extinta TV Manchete em 1990, Almir viveu o peão Trindade que, agora, será interpretado por seu filho, Gabriel Sater.

Agora, no remake da trama, escrito pelo neto de Ruy Barbosa, Bruno Luperi, Almir dará vida ao chalaneiro Eugênio e contracenará com nomes como Renato Góes, o José Leôncio da história.

Almir Sater ainda teve um papel fundamental nesta nova versão do folhetim. Foi depois de uma visita à fazenda do cantor e ator que o autor Bruno Luperi, o diretor artístico Rogério Gomes, o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza e a gerente de produção Luciana Monteiro, que estiveram no Pantanal ainda em 2020, começaram a definir os locais mais bonitos e viáveis da região para a nova produção.

Como já dissemos, Almir deu vida ao peão Trindade na primeira versão da trama, papel que, no remake de Pantanal, caberá a seu filho, Gabriel Sater. Almir disse, ao à TV Globo, ter ficado feliz com a coincidência:

“A arte está acima disso tudo. Quando eu soube que seria o Gabriel quem faria o Trindade, fiquei muito feliz. O Bruno [Luperi, autor da novela] criou uns enfrentamentos do Trindade com o Eugênio, enfrentamentos musicais. Eu falei para o meu filho, não vou dar moleza, hein”, contou em entrevista para a emissora carioca, diretamente de sua fazenda, aquela que foi visitada pela equipe de produção da novela, para as gravações iniciais. (Confira outras notícias conosco.

Almir continua elogiando o filho e diz torcer para que o personagem Trindade também seja marcante na carreira de Gabriel: “Meu filho toca bem, toca violão erudito. Há uns anos começou a estudar viola. É um cara que se dedica muito. Eu espero que seja tão bom para ele quanto foi para mim, o personagem Trindade”.

O cantor conta que a participação na novela foi, sem dúvidas, “um divisor de águas” em sua vida artística.

“Quando eu entrei na novela, ela já era sucesso. Comecei a tocar, de cara o Sérgio Reis falou que eu podia levantar o queixo, colocar preço no show, porque estava fazendo sucesso. Comecei a trabalhar muito, como nunca trabalhei na vida, ganhei meu primeiro dinheirinho e comprei essa terra aqui onde estamos”, disse o cantor e compositor, ao se recordar de sua primeira atuação em Pantanal.

Sater afirmou que “se acovardou” ao receber convites para fazer papeis grandes na nova versão. Ele conversou com o autor Bruno Luperi e, juntos, os dois encontraram um papel em que o artista se encaixou.

“Não adianta ser um papel que não toco. Eu sou músico. Eu faço um chalaneiro, viúvo, cara que vive nesse rio desde que se entende por gente. É um papel bonito, tem falas bonitas. É um papel do Bruno (Luperi). Quando comecei a gravar agora me emocionei”, contou Sater à TV Globo.

Após mais de 30 anos da estreia da versão original, Almir Sater conta que é como se estivessem gravando outra novela.

“Vejo o Renato Góes, novos atores, Chico Teixeira e Fabio Neppo, estou achando muito bonito. As condições técnicas melhoraram muito também. Na época a gente não tinha luz aqui, nossas baterias tinham que carregar a noite inteira, gerador ligado, todo mundo era famoso já com a novela, fazendo o maior sucesso no Brasil e dormíamos todos juntos, seis no mesmo quarto, no local onde era o antigo açougue da fazenda. E nenhuma rusga, como não vejo agora nenhum também. Felicidade total. No começo as pessoas podem ter se assustado um pouco com mosquito, fumaça, poeira e assim mesmo estamos todos felizes”, conclui Almir Sater.

Renato Teixeira também estará em Pantanal. Confira outros nomes

O remake de Pantanal vai ocupar o espaço de Um Lugar ao Sol, como a nova Novela das Nove da TV Globo. A estreia está prevista para 28 de março, após a trama ser adiada em duas semanas, devido a casos de Covid-19 na produção do folhetim.

A novela, originalmente ao ar em 1990 pela TV Manchete e escrita por Benedito Ruy Barbosa, ganha nova versão.

Bruno Luperi, neto de Ruy Barbosa, é o autor responsável pelo remake da saga familiar, que tem o amor como fio condutor e a natureza como protagonista.

“O Pantanal resgata heróis. É uma característica muito forte da obra do meu avô, que tem um caráter épico e fala sobre valores com esses personagens fortes e inspiradores”, diz Bruno, ao portal G1.

A história original passa por mudanças e atualizações necessárias para conversarem com uma nova realidade e uma nova geração.

No elenco do remake de Pantanal estão Alanis Guillen, que interpreta a icônica personagem Juma Marruá, vivida por Cristiana Oliveira na versão original; Bruna Linzmeyer e Karine Teles, no papel de Madeleine; Renato Góes e Marcos Palmeira, nas diferentes fases do personagem José Leônico, e Irandhir Santos, que vive o velho Joventino.

Dira Paes, Jesuita Barbosa, Leandro Lima, José Loreto e Juliano Cazarré são outros nomes do elenco da Novela das Nove global.

O papel de Tibério, personagem de Sérgio Reis na versão original de Pantanal, será do cantor mineiro Guito. Almir Sater volta para a trama, como vimos acima, e vive o chalaneiro Eugênio, que leva e traz as pessoas ao Pantanal.

Almir fará algumas participações musicais ao lado de Chico Teixeira (filho de Renato Teixeira), que dará vida ao peão Quim na primeira fase da novela, personagem que será vivido pelo próprio Renato, em sua segunda fase. Já durante as famosas rodas de viola que marcaram a segunda fase da versão original, Eugênio participará ao lado de Tibério (Guito) e Trindade, papel de Gabriel Sater, que encara o desafio de refazer o personagem original de seu pai.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *