25 anos de LS Jack, a parceria com Vinny e o amor de todos pela música

A banda carioca LS Jack comemora 25 anos neste 2022 e, para isso, realiza uma turnê, por vários cantos do país, para celebrar não apenas a data, mas também a parceria com o Cantor Vinny Bonotto, que assumiu os vocais da banda em 2020, após negociações iniciadas no ano anterior.

O primeiro show ocorreu em São Paulo, no sábado (16) e matou a saudade dos fãs de canções clássicas da banda, como Carla e Uma Carta, dentre outras.

Os integrantes da banda, Vinny Bonotto (vocal), Vitor Queiroz (baixo), Bicudo (bateria) e Serginho Ferreira (guitarra), gravaram, para o canal do YouTube do Versos e Prosas, em um clima bastante descontraído, e falaram sobre vários assuntos, como os 25 anos da banda, a arte de se compor individualmente e em grupo, além, é claro, da chegada de Vinny aos vocais do grupo, bem como de sua ligação antiga com o LS Jack.

A trajetória do LS Jack

LS Jack é uma banda de rock formada em 1997, no Rio de Janeiro (RJ). A banda cessou as apresentações em 2005 em decorrência dos problemas advindos de complicações cardiorrespiratórias causadas ao então vocalista Marcus Menna, durante o período de recuperação de um procedimento de lipoaspiração. As complicações o deixaram em estado de coma por mais de dois meses e implicaram sérios problemas de coordenação motora.

Em 2020, no entanto, o grupo retorna com Vinny na função de vocalista, mas processo se iniciou meses antes, como os integrantes contaram, ao Versos e Prosas.

Como se deu a chegada de Vinny ao LS Jack?

Como vimos, o cantor e compositor Vinny, famoso na década de 1990, por hits como Heloísa, Mexe a Cadeira e Shake Boom, entrou, de forma oficial no LS Jack, em 2020, mas tudo começou um ano antes, como nos conta o baterista Bicudo, que começa falando sobre a ideia de se dar sequência ao projeto do grupo:

“Dentro de mim, ainda havia aquela chama da banda, as nossas composições, a gente estava até testando os shows, uma música ou outra. Eu achava que a gente tinha muito potencial ainda, para desenvolver, tinha uma história bonita por trás, e não valia a pena deixar morrer”, inicia ele, que prossegue, relatando como o próprio Vinny se colocou como vocalista da banda:

“Um dia, eu saí com o Vinny, nossas esposas, aí contei para ele da nossa vontade de resgatar a banda, querendo até tentar mudar um pouco a cara da banda, colocar, de repente, uma cantora na banda, uma dupla, um cara e uma menina, fazer uma coisa diferenciada, quando o Vinny se emocionou e falou: ‘Se tem alguém que deveria estar perto de vocês nesta empreitada, ninguém melhor do que eu, que já faço parte da história de vocês’. No começo, ele botou aquela pilha”.

Na sequência, o baterista falou de um sonho do baixista Vitor Queiroz, em que o Vinny já integrava e cantava na banda:

“Ele (Vitor) pegou o telefone e perguntou ao Vinny: ‘Aquela ideia que você botou, aquela pilha, tá valendo mesmo ou é historinha? Vão bora, vamos pensar nisso’? No dia seguinte, o Vinny retornou, dizendo assim: ‘Firmeza, mano! Vamos!’”.

De acordo com os integrantes, todo este processo se deu em 2019 e ficou oficializado no ano seguinte. Já em 2021, o LS Jack lançou um EP com seis músicas, o LS Jack e Vinny Volume 1, que deu o pontapé de forma oficial na parceria.

Apesar de, no início, eles decidirem unirem as forças, atualmente o grupo se identifica apenas como LS Jack, já que, de acordo com os integrantes, eles formam uma só banda e todos estão integrados a ela.

Vinny fala sobre o processo de composição individual e coletivo

Ao comentar sobre sua entrada no LS Jack e sobre o fato de ser um parceiro antigo da banda carioca, Vinny aproveitou para discorrer sobre o processo de composição pelo qual ele passou. Segundo o artista, antes, ele compunha a maioria de suas canções para si próprio e, agora, ele aprendeu a dividir as composições, observando as visões diferentes de cada membro da banda:

“Eu sempre fui meio que solitário assim, porque 99,9% das coisas que eu gravei, eu compus para mim, e devo admitir que, grande parte do que eu fiz, eu não gosto tanto assim, porque você acaba se repetindo, por mais diverso que você tente ser. Então, você vê essas quatro personalidades diferentes essas quatro formas de ver a mesma coisa, mas de forma diferente, isso é uma riqueza!”, acredita o artista, que completa:

“A gente já compõe junto há muito tempo, para o LS Jack, para a minha carreira solo também. Compor, hoje, ou compor há três anos, quando a gente fez esse projeto, é diferente, porque uma das coisas que mais me agradaram, foi quase que uma condição, é que a gente faça tudo, ou o máximo de coisas possíveis, juntos. Então, esse coletivo, para mim, foi muito estranho e, hoje, eu sinto um tesão mesmo, em fazer música dessa forma. Primeiro, porque ela toma caminhos surpreendentes, diversos, e é um prazer danado você saber que, aquela música ali, é fruto de quatro cabeças pensando, sabe?, da ideia de quatro pessoas em comunhão. Isso é uma coisa nova para mim e, muito feliz, fico por fazer parte dessa parada!”, conclui.

Após gravarem o vídeo, os membros do LS Jack fizeram o clipe de duas das mais importantes canções para a banda, Carla e LS Jack e você poderá conferir no canal do YouTube do Versos e Prosas.

Agora, para acompanhar o material, na íntegra, que Vinny, Vitor Queiroz, Bicudo e Serginho Ferreira gravaram para o Versos e Prosas, acesse o player abaixo.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *