O Exercício da Preguiça, de Leoni, fala das virtudes deste sentimento

O Exercício da Preguiça é o mais novo single do cantor e compositor Leoni e já está disponível, em todos os aplicativos de áudio, desde sexta-feira (17).

Em um mundo hiperconectado, em que o trabalho passou a ser ininterrupto e a produtividade se transformou num valor maior, o artista resolve trabalhar com a virtude da preguiça: um sentimento considerado, por muitos, subversivo.

Para a faixa, o cantor se junta à banda Outro Futuro, em um trabalho coletivo de conceituação e arranjos.

Confira, com o Versos e Prosas, os detalhes do single O Exercício da Preguiça, do cantor e compositor Leoni.

A trajetória de Leoni

Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior, o carioca Leoni, é cantor, compositor e escritor. Participou das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência, e está em carreira solo desde 1993, tendo lançado nove discos individuais e inúmeros singles.

Entre seus sucessos mais conhecidos, estão “Garotos II”, “Como eu quero”, “Só pro meu prazer”, “Exagerado”, “A fórmula do amor”, “Por que não eu?”, “Dublê de corpo”, “Temporada das flores”, “Os outros”, dentre tantos mais. Tem parcerias com grandes compositores da nossa música como Cazuza, Zélia Duncan, Herbert Vianna, Francis Hime, Frejat, Paulinho Moska, Leo Jaime e Ivan Lins.

Em tempos de pandemia, Leoni — pioneiro no mundo digital — foi um dos primeiros artistas a promover lives no YouTube, arrecadando dinheiro para a campanha do projeto “Voz das Comunidades”.

Além disso, também produziu diversos conteúdos em suas redes, trabalhando simultaneamente músicas novas e contando histórias de seus sucessos em seus canais, se conectando com o seu público, chegando até a relançar seu livro de 1995 “Letra, Música e Outras Conversas”, uma compilação de bate-papos de Leoni com grandes nomes da música como Herbert Vianna, Renato Russo, Marina Lima, Lobão, Roberto Frejat, Samuel Rosa, Adriana Calcanhoto e Nando Reis.

O Exercício da Preguiça e a exaltação ao sentimento

O Exercício da Preguiça, mais novo single de Leoni, em parceria coma banda Outro Futuro, já está disponível em todos os players de áudio digitais, desde sexta-feira (17).

A música é mais uma canção composta para o show “Vem alegria”, ainda inédito, do qual o artista já lançou, em 28 de janeiro de 2022, o single Defesa da Alegria.

São muitas as novidades desse lançamento, a começar pelo intérprete. A banda Outro Futuro, formada por Antonio Leoni, Carolina Mathias, Gustavo Corsi e Lourenço Monteiro, passa a assinar as faixas junto com Leoni, já que se trata de um trabalho coletivo de conceituação e arranjos.

A canção foi escrita para abrir um bloco do espetáculo que exalta a preguiça – mãe de todas as artes e nobres virtudes, segundo o marxista francês Paul Lafargue. Num mundo hiperconectado, em que o trabalho passou a ser ininterrupto e a produtividade se transformou num valor maior, nada mais subversivo que a preguiça, que a contemplação, que o tempo livre.

A letra da canção de Leoni

Barulho de mar, o ranger de uma rede, um ukulele e o refrão preguiçoso (É terça, quatro da tarde / e ele balança na rede / é terça, quatro da tarde / de vez em quando boceja) abrem a faixa, que vai ganhando contornos políticos, sobre um perigoso movimento chamado “preguicismo”, inimigo número 1 do utilitarismo neoliberal.

Esse movimento tem a vantagem de não precisar de nenhuma ação, nenhuma mobilização. Não precisa fazer nada. A letra termina subvertendo o senso comum por elevar a preguiça ao nível das virtudes. O personagem da letra, preguicista radical, se inspira, claro, em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Confira outros lançamentos conosco.

O arranjo tem tons praianos, mas o baixo cita “Walk on the wild side”, de Lou Reed. No especial, aparece um tom marcial, alertando para a revolução do dolce far niente, mas logo o clima bem-humorado e relaxado retorna para terminar na rede, à beira mar, onde começou.

Então, confira como ficou “O Exercício da Preguiça”, de Leoni e Outro Futuro”, em seu aplicativo de áudio.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *