• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Lançamentos

Álbum Mistura Homogênea, de Martinho da Vila, traz participações especiais e diversificadas

O mais novo trabalho inédito de Martinho da Vila conta com participações que vão desde Zeca Pagodinho até o rabino Nilton Bonder. Compositor junta a família, cruza rap com samba rural e sonha com mundo de união e respeito.

Alison Pitangueira POR Alison Pitangueira
14 de março de 2022
Em Lançamentos
Tempo de Leitura: 6 mins para ler
Capa do álbum Mistura Homogênea, de Martinho da Vila

Foto: Divulgação

Siga o Versos e Prosas no Google News

O álbum Mistura Homogênea, do cantor e compositor Martinho da Vila, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais, desde quinta-feira (10), com edição da Sony Music.

O mais novo trabalho inédito de Martinho da Vila conta com participações que vão desde Zeca Pagodinho até o rabino Nilton Bonder, mostrando todo o dinamismo do artista. Compositor junta a família, cruza rap com samba rural e sonha com um mundo de união e respeito às diferenças.

Artigos Relacionados

Capa do single O Poeta e o Violeiro, de Zé Geraldo e Francis Rosa

Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro

Capa do single Que Clichê, de Fi Bueno

Fi Bueno lança Que Clichê, em single inédito com Zeca Baleiro

Confira, com o Versos e Prosas, todos os detalhes de Mistura Homogênea, o mais novo disco de inéditas de Martinho da Vila, que conta com convidados pra lá de diversificados, além de ter participações mais do que especiais de seus filhos e netos.

Índice

  • A Mistura homogênea de Martinho da Vila
  • O repertório do álbum
  • Mistura Homogênea e a presença forte da poesia
  • As parcerias com Moacyr Luz, Carlinhos Brown, um rabino e um pastor
  • Martinho da Vila e a participação dos filhos e netos no álbum

A Mistura homogênea de Martinho da Vila

Martinho da Vila se lembra pouco do que aprendeu no curso de auxiliar de química industrial que fez no Senai na adolescência. Mas o que sobreviveu em sua memória — como tudo que se planta na cabeça de um poeta — virou poesia. É dessa época que ele resgata a ideia de “mistura homogênea”, termo que batiza o disco que lança agora, aos 84 anos. E que, o próprio Martinho afirma, é provável que seja seu último no formato — ele pretende continuar gravando, mas lançando apenas singles, canções isoladas.

Na química, mistura homogênea é uma mistura na qual não se consegue perceber diferença entre as substâncias que a compõem — água com açúcar, por exemplo. Nas mãos de Martinho, “Mistura Homogênea”, editado pela Sony Music, é um encontro sem fronteiras definidas entre poesia e música, entre rap e partido alto, entre brancos e negros, entre samba rural e samba-enredo, entre reza e festa. Para atestar, há um time de participações especiais que vão de Zeca Pagodinho ao rabino Nilton Bonder, de Djonga a Hamilton de Hollanda, além de filhos e netos do compositor.

Mais do que um caminho estético, a proposta é a afirmação de um princípio para Martinho:

“A mistura é a solução”, crava sem pestanejar o compositor. “Na minha família, os Ferreira, tem umbandista, candomblecista, evangélico, católico… A gente se reúne todo ano. Cada um leva uma comida, a gente bebe, come, canta, reza. Todo mundo junto. Manda um cântico protestante depois da umbanda, é assim que tem que ser”, defende o artista, que empregou este conceito em seu novo disco, com louvor, pregando o respeito e a convivência pacífica com o diferente.

O repertório do álbum

Essa certeza do compositor baseou Unidos e Misturados, canção que abre o disco e que serviu de estopim para Martinho idealizá-lo. Com participação de Teresa Cristina, a música lançada como single em 2021 é uma ode à força da união em nome do bem. Com tempero do ponteio rural do cavaquinho (herança da Duas Barras, cidade natal de Martinho, no interior do Rio de Janeiro), a dupla propõe juntar os bons pra fazer um roçado. Pra quê? Cortar as ervas daninhas, “tais como as quais que estão lá no cerrado” — referência malandra à turma que ocupa o Palácio do Planalto hoje.

Da roça para o partido alto. Vocabulário de Um Partideiro brinca com palavras que raramente são ouvidas numa roda de partido alto — formato de samba originalmente improvisado. A lista começa com “desembargar” e termina com “Guandu”, passando antes por outras como “parangolés”, “kiwis” e “brocoió”. Zeca Pagodinho e Xande de Pilares são os reforços da faixa, que ganhou um arranjo de pegada pop assinado por Rildo Hora.

Rildo é um dos muitos responsáveis pela sonoridade do disco. Além dele, o time de arranjadores inclui Rafael dos Anjos, Bruno Carvalho, Julio Alecrim e Maíra Freitas. Ou seja, a mistura proposta por Martinho foi fundo. A ideia de trabalhar com vários arranjadores de gerações e estilos diferentes veio de conversas do compositor com os produtores do disco, Celso Filho e Martinho Antônio — Preto Ferreira completa o time da produção como assistente.

Mistura Homogênea e a presença forte da poesia

O álbum segue com Sim Senhora, que Martinho musicou a partir de um poema de Geraldo Carneiro. Nela, a mistura homogênea do disco inclui lirismo e humor (“Aqui em casa eu mando em tudo/ Revelo a verdade agora/ Tenho a última palavra/ E declaro: ‘Sim, senhora’”, diverte-se Martinho ao lado de Tunico da Vila, seu convidado na faixa).

Canção de Ninar, que vem em seguida, também nasce de um poema, este de Salgado Maranhão — um dos preferidos de Martinho. Na cadência inconfundível do cantor (“Devagar, bem devagar”, diz um dos versos), se desenha um samba de amor curto e delicado.

A poesia é elemento fundamental na química do álbum, como reforça Dois Amores, que reúne Martinho, Hamilton de Holanda e a escritora moçambicana Paulina Chiziane. Sobre o bandolim de Hamilton, o compositor declama e canta uma louvação a seus dois amores: a música e a poesia. No fim, é Paulina (vencedora do Prêmio Camões em 2021 e fã de Martinho) quem declama versos seus feitos especialmente para o disco. Confira outros lançamentos conosco.

As parcerias com Moacyr Luz, Carlinhos Brown, um rabino e um pastor

Zuela de Oxum é parceria com Moacyr Luz, que lançou a canção em 2003. Agora Martinho dá sua leitura a ela, saudando orixás sobre o arranjo que une agogô, acordeon e trombone. Depois do “saravá”, a faixa Oração Alegre propõe um alegre encontro ecumênico, como os das festas da família Ferreira. O pastor Henrique Vieira, o rabino Nilton Bonder e o líder muçulmano César Kaab Abdul, além do próprio Martinho, lançam suas mensagens de harmonia religiosa, apoiados no batuque de Carlinhos Brown, de pés fincados no terreiro.

Na sequência, vêm Vidas Negras Importam e Era de Aquarius, ambas lançadas como single em 2021. A primeira, parceria de Martinho com Noca da Portela, é um xote que — a partir das palavras de ordem lançadas pelo movimento Black Lives Matter — clama pela igualdade entre as raças. Já Era DE Aquarius imagina um cenário de paz e felicidade para a Humanidade nas vozes de Martinho e de Djonga — mas enquanto o sambista projeta o sonho para o futuro, o rapper puxa sua realização para o presente.

Martinho da Vila e a participação dos filhos e netos no álbum

Em Semba Africano, Martinho junta a canção angolana “Muadiakime” com “Semba dos ancestrais”, antiga parceria de Martinho com a violonista Rosinha de Valença. Ao lado de sua filha Alegria Ferreira, que faz sua estreia como cantora, o cantor celebra a ancestralidade (“muadiakime” em quimbundo significa “ancião”). A gravação também foi lançada como single em 2021. Outra filha de Martinho, a cantora Mart’nália, é a homenageada de Viva Martina. O cantor lembra que ela era a única filha para a qual, ao longo da carreira, ele não havia composto uma canção. Com leveza, ele traça um retrato preciso com um fecho de ouro: a rima de “pirralha” com “Mart’nália”.

Parceria de Martinho com João Bosco, já gravada anteriormente por ambos, Odilê Odilá serve de alegre cenário para o encontro de Martinho com seus netos Raoni Ventapane e Dandara Ventapane. E prepara o terreno para a grande reunião familiar em torno do patriarca em Canta, Canta, Minha Gente! A Vila é de Martinho, samba-enredo da Vila Isabel para o carnaval de 2022, em homenagem ao compositor. Estão na gravação seus filhos Mart’nália, Tunico, Analimar, Martinho Antônio, Maíra, Juliana, Alegria e Preto, além dos netos Raoni e Dandara.

Gravado como se fosse na Sapucaí, com direito a anúncio do locutor, fogos de artifício na abertura e participação da bateria da Vila (sob batuta do mestre Macaco Branco), o samba descreve Martinho, de um lado o “profeta, poeta, mestre dos mestres” e de outro o que vai “pela 28, chinelo de dedo” — em referência ao Boulevard 28 de Setembro, via principal do bairro de Vila Isabel.

Antes da despedida, entram ainda citações a sambas clássicos que Martinho levou à Avenida, como Glórias Gaúchas, “Quatro Séculos de Modas e Costumes e “Sonho de Um Sonho. Deste, Martinho tira as palavras que dão o toque final à “Mistura homogênea”: “Sonhei, sonhei”. E — o álbum confirma mais uma vez — segue sonhando e materializando sonhos em melodia e poesia.

Para ouvir, faixa a faixa, do álbum Mistura Homogênea, de Martinho da Vila, basta se conectar a seu aplicativo de áudio. Agora, para assistir ao lyric video de Vocabulário de Um Partideiro, clique no player abaixo.

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Cantora Claudya faz show de novo álbum em São Paulo, destacando a Bossa Nova e a Jovem Guarda

Matérias Relacionadas

Capa do single O Poeta e o Violeiro, de Zé Geraldo e Francis Rosa
Lançamentos

Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro

Capa do single Que Clichê, de Fi Bueno
Lançamentos

Fi Bueno lança Que Clichê, em single inédito com Zeca Baleiro

Casuarina homenageia Rolando Boldrin em novo álbum
Lançamentos

Casuarina completa 20 anos e lança novo álbum em homenagem a Rolando Boldrin

Capa do single O Exercício da Preguiça, de Leoni
Lançamentos

O Exercício da Preguiça, de Leoni, fala das virtudes deste sentimento

Capa de Que Tal Um Samba?, de Chico Buarque
Lançamentos

Que Tal Um Samba? Dá nome a single e turnê de Chico Buarque

Capa do single Morrendo de Saudade, de Rick e Renner
Lançamentos

Single Morrendo de Saudade, de Rick e Renner, fala da perda de um grande amor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Emicida e IZA, que se recusaram a gravar tema de abertura de Cara e Coragem

IZA e Emicida se negam a gravar tema de abertura de Cara e Coragem

Maiara e Maraisa se frustram, após apresentação de fã no The Voice Kids

The Voice Kids: Maiara e Maraisa se frustram após apresentação de fã e botão não funcionar

Capa do EP Juliette, da campeã do BBB21, Juliette Freire

EP Juliette, da campeã do BBB, chegou com tudo às plataformas

Telo Borges, que tem gosto musical diversificado, mas não abre mão do Clube da Esquina

Telo Borges tem gosto musical diversificado, mas não abre mão do Clube da Esquina

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum
  • Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH
  • Zé Geraldo e Francis Rosa recebem Xangai no single O Poeta e o Violeiro

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles, nos Estados Unidos

Antonio Carlos e Jocafi fazem show em Los Angeles e preparam novo álbum

Arnaldo Antunes se junta à Orquestra Opus, para show em BH

Arnaldo Antunes faz show inédito junto à Orquestra Opus em BH

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
.
Configurações de CookiesACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR