Single Samba Menor resgata dueto de Carlinhos Vergueiro e João Nogueira

O single Samba Menor, que resgata um dueto histórico de Carlinhos Vergueiro com o saudoso cantor e compositor João Nogueira, já está disponível em todos os tocadores de áudio digitais, desde esta terça-feira (6).

O single Samba Menor dá o pontapé inicial para o lançamento de um álbum completo, gravado por Vergueiro em 1988, e que comemorava seus 15 anos de carreira, naquela época.

Para o disco, que chega por completo em outubro, Carlinhos Vergueiro convidou grandes amigos de estrada, tais como Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Paulino da Viola, Ney Matogrosso e Martinho da Vila, dentre outros.

Confira os detalhes do single Samba Menor, dueto de Carlinhos Vergueiro com João Nogueira, bem como do álbum com grandes relíquias que vem aí, para o digital, a seguir, com o Versos e Prosas.

Single Samba Menor dá início a projeto de relíquias

Lançado para celebrar os 15 anos de carreira do compositor e cantor Carlinhos Vergueiro, em 1988, o projeto repleto de participações especiais – ítem de colecionador, há tempos fora de catálogo – chega completo às plataformas de streaming em outubro.

Na ocasião, Carlinhos levou para o estúdio um time dos sonhos de amigos, parceiros e músicos, para criar novas versões para canções marcantes de seu repertório autoral. Paulinho da Viola, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Djavan, Martinho da Vila, Toquinho, Marçal, Edu Lobo, Luiz Melodia e João Nogueira terçam vozes com Carlinhos Vergueiro em 11 das 12 faixas do álbum histórico.

Samba Menor e a parceria com João Nogueira

Antes do lançamento do projeto na íntegra, o single Samba Menor chega às plataformas nesta terça-feira, dia 6 de setembro. A faixa registra o encontro de Vergueiro com o saudoso João Nogueira (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1941 — Rio de Janeiro, 5 de junho de 2000), cantor e compositor que nos deixou há 22 anos.

“A primeira vez que vi o João Nogueira foi em 1970, em um show chamado “Cartola Convida”, onde vários artistas se apresentavam. Após o show, fui pra um boteco conversar com Cartola e o João se juntou a nós. Depois disso, fiquei um tempo sem vê-lo, até que o reencontrei em 1975 e ficamos muito amigos”, lembra Carlinhos, que viria a compor “Samba Menor”, sua primeira parceria com João, em 1980. “Era véspera da véspera de Natal. João, Novelli e eu fomos jogar bola e depois do jogo seguimos pra casa do João, onde ficamos até alta madrugada, quando o samba ficou pronto. Considero o João Nogueira um dos maiores cantores de samba do Brasil, além de um grande compositor. Quando surgiu a ideia de gravar um disco com vários convidados, convidei o João para cantarmos esse nosso primeiro samba. Ele veio com toda a sua energia e talento. Foi uma honra muito grande dividir essa faixa com ele”, finaliza Carlinhos Vergueiro. Confira outros lançamentos conosco.

Os arranjos do álbum “Carlinhos Vergueiro e Convidados”, que ganha nova edição via Biscoito Fino, ficaram a cargo de Rafael Rabello, Guilherme Vergueiro, Cláudio Guimarães, Alberto Arantes, Ruy Quaresma e Nelson Ângelo.

Enquanto o disco repleto de relíquias não chega, confira a primeira delas, o single “Samba Menor”, que uniu Carlinhos Vergueiro ao saudoso João Nogueira.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *