História da música Fogão de Lenha de Chitãozinho e Xororó

Consagrada há muitos anos como um clássico da música Sertaneja, Fogão de lenha é um dos maiores sucessos da carreira de Chitãozinho e Xororó, e conquistou o Brasil com uma mensagem de arrependimento e compaixão.

Quer saber tudo sobre a história e sucesso dessa canção tão marcante para mães e filhos no Brasil inteiro? Então continue lendo e descubra tudo isso e muito mais logo abaixo.

Boa leitura.

História da música Fogão de lenha

Segunda canção do disco “Meu Disfarce” de 1987, Fogão de lenha nasceu como uma composição de Carlos Colla, Maurício Duboc e Xororó, e já estava destinada a se tornar um clássico.

Meu Disfarce tinha sido lançado pela gravadora Copacabana e  acabou vendendo mais de 1,5 milhão de cópias no total,  se tornando  um  novo sucesso na carreira dos irmãos que já  estouravam no Brasil inteiro.

Parte dessa conquista, no entanto, foi trazida certamente por Fogão de lenha, que fez sucesso entre o público e até mesmo rendeu à dupla um convite para o especial de Roberto Carlos naquele ano.

Contando a história de um filho que deixa sua casa para ser independente, a música falava com todas as pessoas, tocando o coração de  muitas mães e filhos pelo país, e talvez por isso tenha entrado para a história da música sertaneja.

A canção também reprisa, no contexto da vida sertaneja, a famosa parábola do filho pródigo da bíblia, confirmando que a história de arrependimento de um filho pode ser vivida em qualquer época e qualquer lugar.

A emoção de um filho que foi embora

Fogão de Lenha conta a história de um filho arrependido que deixou a família para ganhar a vida em busca de sucesso, mas não contava com o sofrimento que a vida longe das pessoas queridas pode trazer.

Então, mandando um recado para sua mãe, ele a pede para preparar tudo em casa, do jeito que as coisas eram antes de partir, e diz que está voltando, arrependido por não se dar conta  de que tudo que importava na vida sempre esteve lá.

A mensagem acaba conversando com a realidade da maioria dos filhos, onde quer que estejam, que buscam muitas vezes a independência a todo custo, sem nunca imaginar a consequência de suas ações. Confira outras histórias das músicas conosco.

Com isso, além de emocionar com a melodia poderosa,  fogão de lenha acaba também transmitindo uma lição valiosa a todos os amantes da música de Chitãozinho e Xororó, a de que nunca devemos buscar a independência de maneira irresponsável, ou deixar os entes queridos para trás.

Uma das mais regravadas do sertanejo

Com o sucesso garantido,  a canção se tornou praticamente um hino da música sertaneja, se consolidando, com folga, como uma das mais tocadas entre os artistas desse gênero.

Ao longo dos anos, muitos cantores e duplas sertanejas regravaram esse clássico, que chegou até mesmo a atingir artistas de fora, como  o lendário Fábio Jr.

Veja quais foram os principais artistas a cantar Fogão de lenha ao longo dos anos:

Também vale mencionar a versão tocante feita pela dupla Luis Marcelo e Gabriel em uma live no seu canal do Youtube, e a participação de Michel Teló em uma gravação memorável  da canção junto aos irmãos Chitãozinho e Xororó e a dupla Teodoro e Sampaio.

A canção de amor para todas as mães

Com uma mensagem de arrependimento e compaixão, fogão de lenha aqueceu o coração de mães e filhos durante anos, emocionando famílias inteiras com sua letra fraterna e caridosa.

Não à toa, a canção acaba sendo relembrada em épocas que celebram os laços familiares, como o dia das mães e até mesmo o dia dos pais, e cantada como homenagem dos filhos às figuras maternas e paternas da sua vida.

Esse ritual ganhou tanta fama, que até mesmo famosos como Luiza Possi, que gravou sua própria versão, a dedicou a sua mãe, Zizi Possi, em uma homenagem emocionante, feita cara a cara.

Além dessa , muitas outras homenagens são feitas todo ano, consagrando a canção mais uma vez como um clássico incontestável da música brasileira.

Analisando a letra de Fogão de Lenha

Narrada do ponto de vista do filho arrependido, a letra de Fogão de lenha abre com a conversa deste com a sua mãe, relembrando as coisas boas do tempo em que passou com ela e contando  que está voltando para casa.

Espere minha mãe estou voltando

Que falta faz pra mim um beijo seu

O orvalho das manhãs cobrindo as flores

Um raio de luar que era tão meu

Então, o filho conta que o sonho de grandeza o afastou da família, reconhecendo o fato de que isso o levou a perder seu rumo de vida.

O sonho de grandeza, ó mãe querida

Um dia separou você e eu

Queria tanto ser alguém na vida

Apenas sou mais um que se perdeu

Após uma confissão arrependida, o eu lírico então traz o refrão, onde anuncia sua volta para casa, depois de muitos anos perdido.

Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava

Deixe um bule de café em cima do fogão

Fogão de lenha, e uma rede na varanda

Arrume tudo mãe querida, que seu filho vai voltar

Sobre a carreira de Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho & Xororó é o nome da dupla de cantores José Lima Sobrinho e Durval de Lima, duas das maiores figuras da música sertaneja de todos os tempos.

Tendo vendido mais de 37 milhões de discos no Brasil, a dupla também ganhou cinco Grammys Latinos, e são responsáveis por abrir caminho para  a música sertaneja a nível nacional na década de 80, influenciando toda uma geração de novos artistas  nos anos seguintes.

A canção Evidências, lançada por eles, se tornou uma das músicas mais conhecidas e tocadas em todo o país, considerada por alguns como um verdadeiro hino brasileiro, liderando uma longa lista de sucessos, em que está, é claro, Fogão de Lenha.

Que tal ouvir novamente essa canção tão emocionante?

Clique no Player  abaixo e escute esse hino clássico da música sertaneja.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *