História da música Lady Laura, de Roberto Carlos

Uma das canções mais famosas de Roberto Carlos, Lady Laura marcou sua carreira e sua mudança  de estilo com uma letra que fala sobre o amor de mãe, e até hoje é impossível não lembrar do seu refrão.

Quer saber mais sobre a história da criação e repercussão dessa canção? Então continue acompanhando esse dossiê completo que preparamos para você.

Confira:

História da música Lady Laura

Nascida com um refrão icônico que marcou época, Lady Laura foi  composta pelo Rei e pelo amigo e grande parceiro musical, Erasmo Carlos, em 1976.

 

Os primeiros esboços foram escritos pelo próprio Roberto Carlos em um momento solitário em um quarto de hotel de Nova York, mas a música só ganharia o Brasil em 1978, como parte do álbum de estúdio que leva o mesmo nome do cantor.

 

Falando sobre as reflexões de um filho que relembra os momentos de infância, a música se tornou um dos maiores sucessos do Rei, marcada pelo tom romântico que vinha se consolidando como o seu estilo favorito, e mais tarde o tornaria uma estrela da música nacional.

 

A letra simples e emotiva traz ao ouvinte um sentimento comum a muitos filhos, a vontade de buscar o carinho e o alento de uma mãe nos momentos de dificuldade da vida adulta, e unida à voz forte e serena do cantor, ganhou o coração de um público muito diverso.

 

Afinal, quem foi Lady Laura?

 

Quem ouve atentamente o refrão famoso e a letra sentimental, pode acabar se perguntando  de quem o cantor está falando, quem seria, afinal a Lady Laura que dá vida à canção? E a resposta para isso é muito simples.

 

Lady Laura não é ninguém menos que Laura Moreira Braga, a própria mãe de Roberto Carlos. Figura importante na vida do cantor em toda a sua trajetória musical, sua mãe era conhecida pelo título de Lady, apelido do qual sempre fez jus em vida, e que lhe rendeu uma bela homenagem na canção.

 

O Rei já revelou  que sua mãe sempre o apoiou na carreira musical, que começou aos nove anos de idade, e foi por influência dela que, ainda pequeno, teve contato com um grande repertório de cantores antigos.

 

Lady Laura também acompanhava de perto a vida musical do filho, indo em shows e viagens do cantor com frequência, por isso a homenagem musical se torna mais que merecida.

 

 3 Versões de Lady Laura

 

Apesar de ser uma das canções mais conhecidas do artista, Lady Laura ganhou poucas regravações desde o ano de lançamento, e além da música original de Roberto Carlos, apenas 3 outras versões oficiais foram feitas, uma delas pela própria voz do Rei.

 

Confira abaixo as 3 principais versões de Lady Laura:

 

  • RC na veia –  Tocada pela Banda de Rock de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, essa versão traz uma veia diferente do ritmo original, e apesar de não ter sido gravada em álbum, fez parte do repertório ao vivo do grupo em vários shows.

 

  • Muamba – A banda de Juiz de fora/ MG  gravou a sua versão da música em 2018, dando uma  cara agitada e jovial à canção clássica do rei, e ganhou  até mesmo um clipe oficial muito bem recebido na época.

 

  • Lady Laura em espanhol –  Fazendo parte da coletânea Pra sempre em Espanhol, a canção ganhou uma versão oficial nesse idioma cantada e lançada pelo rei no álbum de 2007, junto a regravações de vários outros sucessos da sua carreira.

 

Apesar das 3 versões oficiais, Lady Laura também foi regravada  e adaptada por vários artistas amadores e consagrados ao longo dos anos, consolidando ainda mais a sua relevância.

O marco de uma carreira em um hino maternal

 

Criada na fase mais clássica da trajetória musical de Roberto Carlos, Lady Laura marcou a  carreira do rei não apenas pelo sucesso, mas por carregar muito do estilo que ele passava a adotar na década de 70.

 

Àquela época, o cantor já havia se consagrado como artista de Rock, seguindo a trilha de Elvis Presley e o sucesso estrondoso do gênero no mundo, além de também ter sido uma figura importante da jovem guarda, marcando a criação de um novo estilo musical no cenário brasileiro.

 

Foi só nos anos 70 que o rei passou a encontrar sua voz mais verdadeira, se consolidando como um dos cantores românticos mais consagrados do mundo, e a partir daí viram grandes sucessos, como a canção que fez para a mãe.

 

Quem já ouviu os versos de Lady Laura não pode negar que o ritmo clássico é o maior charme dessa música, que conquistou, com uma mensagem maternal, os corações de mães e filhos no Brasil e se tornou até mesmo um hino para o dia das mães.

Analisando a letra de Lady Laura

Ao analisar a letra da canção, já nos  primeiros versos podemos  perceber as reflexões de um eu lírico que sente falta da infância e do consolo da mãe, criando uma conexão com a vida de muitos filhos pelo Brasil.

 

Confira o trecho:

 

Tenho às vezes vontade de ser

Novamente um menino

E na hora do meu desespero

Gritar por você

Te pedir que me abrace

E me leve de volta pra casa

Que me conte uma história bonita

E me faça dormir

Seguindo seus pensamentos, os versos agora trazem a vontade do filho de ouvir as mesmas palavras de apoio que recebia na infância, palavras que  nunca deixaram de consolá-lo, mesmo depois de adulto.

Só queria ouvir sua voz.

Me dizendo sorrindo:

Aproveite o seu tempo

Você ainda é um menino

 

Apesar da distância e do tempo

Eu não posso esconder

Tudo isso eu às vezes preciso

Escutar de você

E finalmente vemos o refrão, onde o filho Roberto Carlos chama pela própria mãe, e se torna ele o sujeito que pede por alento,  precisando do conforto de casa e de uma boa história para dormir:

Lady Laura, me leve pra casa

Lady Laura, me conte uma história

Lady Laura, me faça dormir

Lady Laura

 

Lady Laura, me leve pra casa

Lady Laura, me abrace forte

Lady Laura, me beije outra vez

Lady Laura

Sobre a carreira de Roberto Carlos

Roberto Carlos Braga nasceu em 19 de abril de 1941, em Cachoeiro de Itapemirim/ES, e sua longa carreira começou nos anos 60, época em que deu início, junto a Erasmo Carlos, às primeiras tentativas de popularizar o Rock no Brasil, feito que alcançou com muito sucesso.

 

Conhecido no Brasil e em muitos países como O Rei, o cantor conquistou uma carreira meteórica, ganhando fãs no Brasil e no mundo e se tornando  o artista solo com mais álbuns vendidos da MPB.

 

Seu legado cultural como cantor romântico permanece até hoje, e sua voz continua a encantar gerações sem nunca perder a força.

 

Relembre uma das canções mais carinhosas e maternais da carreira do cantor.

Clique no Player abaixo e cante junto o refrão de Lady Laura.

Marcos Aurélio

Um comentário em “História da música Lady Laura, de Roberto Carlos

  1. A música Lady Laura, de Roberto Carlos, foi gravada também por uma cantora espanhola de nome Tamara. Ficou muito bonita e agradável aos ouvidos, pois a cantora, além de ser linda, simpática, alegre e super afinada, impõe também à interpretação da música um certo tom de sentimentadidade, característica esta que lembra muito o seu criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *