História da música Através dos Tempos, do Biquini

Lançada em novembro de 2021, Através dos Tempos trouxe uma nova cara para o som já consagrado do Biquini Cavadão, agora denominado apenas Biquini, refletindo o tom positivo do novo disco que foi lançado em meio a pandemia de Covid-19.

Quer saber tudo sobre os bastidores dessa canção que fala de amor em um tom descontraído? Então continue lendo, vamos te contar tudo sobre a criação e inspiração por trás dela, a história real que deu origem à letra e muito mais.

Veja logo abaixo:

História da Música Através dos Tempos 

Através dos Tempos nasceu com o mesmo nome do mais recente disco de estúdio do Biquini, lançado em novembro de 2021. O álbum conta com nove canções inéditas e foi produzido durante a pandemia de Covid-19.

Como música-título do disco, a canção fala sobre um amor cheio de encontros e desencontros, e brinca com a história do mundo ao colocar a narração do eu lírico em várias épocas importantes da humanidade.

A canção carrega o ritmo leve e descontraído que marcou a produção do álbum, com um som de reggae e guitarras bem marcadas, chamando atenção para o tom descolado com toques de humor e boas energias.

Segundo o vocalista Bruno Gouveia, a escolha dos arranjos foi um trabalho conjunto de todos os membros, mas surgiu primeiro em uma demo que gravou sozinho em casa, depois de compor a letra a partir de uma história da sua própria vida.

Uma canção de amor inspirada na vida real 

Narrando uma história de amor pelo ponto de vista de um sujeito apaixonado, a letra de Através dos Tempos foi inspirada, na verdade, pelo romance do próprio Bruno Gouveia com a sua esposa, Izabella Brant.

O cantor conta que a canção retrata o momento exato em que os dois se declararam no telefone, e após ter passado minutos contando o quanto gostava dela, a então pretendente finalmente respondeu: “estou completamente apaixonada por você”.

E é com bom humor que o eu lírico da canção diz: “Meu deus do céu, como não pude perceber?”, como se em resposta a situação da vida do cantor.

Com tanta graça, a letra ainda é coroada com uma brincadeira com o título da canção, dando a impressão de que o eu lírico vem perseguindo esse amor perfeito desde o início dos tempos.

Nada mais apropriado para um disco que reflete justamente a esperança e a resiliência do ser humano.

 Principais faixas do álbum Através dos Tempos

Apesar de ter sido lançado por inteiro no fim de 2021, o disco Através dos Tempos ganhou corpo durante a pandemia, e algumas faixas chegaram a ser liberadas antes mesmo do álbum sair.

Entre elas, se destacam 5 canções, lançadas como single nas plataformas de streaming.

Confira quais são elas:

Entre as 5 músicas estão parcerias criativas com outros artistas, como a presença de Marcelo Hayena, do grupo Uns e Outros, em Nada é Para Sempre, ou a composição de Dudy Cardoso (1982 – 2022) em Colhendo Flores, parceiro de longa data da banda.

Os singles também trazem a verve alto astral do disco, reforçando a mensagem positiva que o grupo pretendia transmitir aos fãs, como um alívio em meio à turbulência da pandemia.

Através dos Tempos e a mensagem positiva no período de pandemia

Ao falarem sobre a criação do álbum, os membros da banda contam que ele surgiu a partir de uma oração de energias positivas que acabou virando a canção Nada é Para Sempre. Então veio a ideia de espalhar essa energia e produzir um álbum inteiro.

A vontade de fazer um trabalho que ressaltasse a força da resiliência humana também surgiu desse pensamento, já que na mesma época todos passavam pela tristeza e angústia trazidas pela pandemia de Covid-19.

Em entrevista, Bruno Gouveia afirma que a intenção do trabalho era dar um alívio e trazer mensagens positivas a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, foram vítimas da pandemia, fato que é percebido também na faixa-título, que trata de amor.

O tom otimista e esperançoso ganhou mais força em Nada é para Sempre, canção que também reforça o amor visto em Através dos Tempos, mas foi com descontração e perseverança que o disco inteiro ganhou a atenção dos fãs. Confira outras histórias das músicas conosco.

Analisando a letra da canção

O tom descontraído de Através dos Tempos aparece já nos primeiros versos, onde o eu lírico, brincando com o título, revela que busca encontrar seu par desde séculos atrás, e foi contaminado por um amor que o faz sofrer por não estar perto da sua amada.

Veja as primeiras estrofes:

Você a olhar pra mim talvez não tenha ideia

Mas te amo desde séculos atrás

Descobri o fogo pra aquecer o nosso lar

Criei a roda que fez a vida girar

E o que é o amor?

Essa sensação

Que me fez sofrer, que me fez chorar

Que me envenenou aos poucos por não ser seu par

Inconformado, nos próximos versos o eu lírico conta as aventuras que viveu em busca desse amor cheio de desencontros, tendo sido desde príncipe a mendigo, sem nunca conseguir o que queria.

Fui escravo, fui plebeu

Um príncipe, mendigo

Mas seu lindo coração nunca foi meu

Dei-te terras, frutas, novas pedras preciosas

Mas, por puro azar, sempre um de nós morreu

 

E finalmente, após tanto esperar, o eu lírico descobre no refrão que sua luta foi bem sucedida, e ao se declarar para sua amada, percebe que ela também sempre o amou.

Meu Deus do céu

Como não pude perceber

Enquanto eu me declaro, você ri demais

E diz que sempre me quis ter

Revela em uma frase o que a eternidade

Dos meus atos quis saber

Me beija forte assim, chegou o dia enfim

Deixa o amor acontecer

Sobre a trajetória do Biquini Cavadão 

Na ativa desde 1985, o Biquini Cavadão, que recentemente excluiu, oficialmente, o Cavadão do nome, é uma das bandas mais bem sucedidas da seara do Rock dos anos 80, tendo como membros originais os amigos Bruno Gouveia, Álvaro Birita, Miguel Flores e André Sheik, formação que mudou com o passar do tempo.

O grupo foi apadrinhado desde cedo por Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, e ganhou notoriedade antes mesmo de gravar o primeiro disco, com a canção Tédio, dando origem a demo que lhes rendeu o primeiro contrato com uma gravadora.

Marcada por um estilo descontraído e letras inteligentes que traziam críticas sociais, a banda ganhou diversos prêmios e alcançou o sucesso entre público e crítica, sem nunca ter parado de produzir nos mais de 30 anos de estrada.

Relembre o estilo descontraído e otimista da banda em uma de suas canções mais recentes.

Clique no Player abaixo e escute a melodia de Através dos Tempos.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *