• Notícias
  • Lançamentos
  • História da Música
  • TOP+
  • Reality Show
  • PERFIL
No Result
View All Result
Versos e Prosas
Versos e Prosas
No Result
View All Result
Home Diversidades

Tuia Lencioni curte de músicas mais antigas até a nova geração da MPB

Cantor e compositor paulista vai de Renato Teixeira e os Mutantes, até nomes da chamada nova MPB, como Zeca Baleiro, Chico César e Paulinho Moska, passando ainda pela fase romântica, de duplas como Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó.

Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira POR Alison Pitangueira and Nathalia Ferreira
2 de janeiro de 2022
Em Diversidades
Tempo de Leitura: 5 mins para ler
Tuia, que ouve das canções mais antigas, até a nova geração da MPB

Foto: Facebook Oficial

Siga o Versos e Prosas no Google News

Tuia Lencioni, ou simplesmente Tuia, como também é conhecido, será nosso focalizado da vez, no especial que o Versos e Prosas está fazendo, para conhecer um pouco mais sobre o outro lado musical do artista. O que será que Tuia, cantor e compositor paulista, da vertente conhecida como rock rural, costuma ouvir quando está com os amigos, em um ambiente descontraído? E no carro, qual será o estilo musical que Tuia mais acompanha?

O gosto musical de Tuia é bastante amplo e engloba desde nomes do rock nacional e internacional dos anos 1970, como Renato Teixeira, Os Mutantes e Secos e Molhados, como integrantes da chamada nova geração da MPB, tais como Zeca Baleiro, Chico César e Paulinho Moska. Além disso, ainda há espaço para a chamada canção romântica, como Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó e nomes do Clube da Esquina, como Beto Guedes e Lô Borges.

Artigos Relacionados

Gabriel Sá e sua inseparável viola

Salve o Pantanal, de Gabriel Sá: um grito pela preservação ambiental

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira

Tuia Lencioni veio do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e despontou no cenário nacional no início dos anos 90 com a banda Dotô Jéka, que tinha a proposta ousada e inovadora de realizar a mistura de rock com música caipira. Por sua originalidade, a banda ganhou destaque.

O primeiro trabalho de Tuia foi com o Dotô Jéka e contou com o mesmo produtor dos Raimundos, e foi lançado pela gravadora Virgin EMI Records. A banda esteve presente em programas como: Jô Soares Onze e Meia, Programa Livre e Xuxa Hits. O grande destaque ficou por conta da versão da música Romaria, de Renato Teixeira. Com este CD a banda conseguiu vender cerca de 30 mil cópias.

Em 2003, a banda, já com o nome Tuia e Dotô Jéka, esteve presente em importantes festivais de música caipira. O Caipiragroove, e o Viola Turbinada.

Atualmente, Tuia segue carreira solo. Lançou em 2009 o CD/DVD Tuia ao Vivo. Em 2013, o CD Jardim Invisível, e em 2016, o CD Reverso Folk. O disco tambémfoi escolhido pelo importante site de música Tramp, como um dos 100 melhores discos do ano.

E é Tuia Lencioni, ou simplesmente Tuia, que participa conosco sobre o outro lado musical do artista. Ao ser questionado sobre o que costuma ouvir, o cantor paulista deixou clara sua diversidade de gêneros. “Eu gosto muito dos anos 70, acho que é uma época que me inspira muito, tanto na música brasileira, quanto na internacional. Então, têm discos do Renato Teixeira, dos anos 70, do Zé Geraldo, Mutantes, Secos e Molhados. A galera do Nordeste, Fagner, Belchior, Ednardo, enfim, essa turma toda. Gosto também dos discos de rock dos anos 70 e 80, Casa das Máquinas, mesmo a Rita Lee com Tutti Frutti, acho muito legal”.

Tuia prosseguiu, agora falando de artistas contemporâneos que costuma acompanhar. “E eu também ouço muita coisa atual, eu sou um cara que gosto de acompanhar o que está acontecendo no mundo da música, mesmo que seja algo que não seja o meu gosto, mas é legal sacar, em termos de produção, como os arranjos estão acontecendo, as produções, então eu estou sempre ligado. Tem uma banda brasileira que eu gosto muito, o Vanguart, que lançou um disco ótimo agora. Eu ouço essas coisas, que são essa MPB mais moderna, eu ouço de tudo, para a gente ter referência, independente da minha música, mas é importante ter referência”, acredita o cantor paulista, que completa.

“E eu gosto de rock também ouço uma banda dos anos 90, mas que tem a pegada dos anos 70, que é a The Black Rose. Enfim, acho que o meu som fica entre MPB, fulk e rock mesmo, sempre foi”. Confira outras matérias especiais conosco.

Tuia também fez questão de destacar a música sertaneja, especialmente o de raiz, e aquele chamado romântico. “Eu gosto muito de música sertaneja de raiz, desde Tonico e Tinoco, (Rolando) Boldrin, o Renato Teixeira, o Almir Sater, que já são mais da MPB. Tem um disco que eles fizeram juntos, que se chama Ar, que é muito bonito, principalmente o primeiro, para mim esse disco é um clássico. Até mesmo o sertanejo dos anos 80, algumas coisas do Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, no começo, tem uma coisa assim meio romântica, meio Roberto Carlos, que eu acho legal”.

Ao comentar o que ouve com os amigos, em uma festa descontraída, Tuia Lencioni manteve seu amplo gosto, mas com uma pequena restrição: “O que eu ouço em festa, é basicamente o que falei anteriormente, mas quando é mais animado o negócio, um Tim Maia sempre cai bem, um Rolling Stones, Beatles, enfim, esses clássicos, eu gosto muito também. Rita Lee, Raul Seixas, acho que a festa é bem encima desse gosto particular mesmo. Se você me convidar para ir à uma festa que tenha funk, talvez eu não vá (risos), nada contra, pessoal, mas aí, não dá não”.

Já ao ser questionado sobre o que gosta de tocar no violão, quando está com os amigos, Tuia citou mais nomes que curte, especialmente ícones da chamada nova MPB e do movimento vanguardista mineiro Clube da Esquina, demonstrando toda a sua variedade musical. “Eu gosto muito dessa galera da chamada nova MPB, que hoje já está virando o novo clássico, como Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Lenine, Chico César, eu acho muito legal essa galera e gosto bastante de tocar um som deles”, disse o artista, que completou.

“Eu estava falando de discos antigos, faltou falar do Clube da Esquina: Beto Guedes, Lô Borges, Tavito, essa turma mineira me influencia muito! Imagina! Eu ouço muito eles e gosto de tocar também!”, reverencia Tuia.

Quando respondeu sobre o que curte no carro, Tuia fez questão de, novamente, ressaltar sua admiração por dois grandes nomes da nossa MPB e também valorizou o bom e velho rádio, citando três estações tradicionais de São Paulo (SP), que executam a boa música. “No carro, um exemplo é o disco do Almir e do Renato, o Ar. Eu ouço bastante ele. E também ouço muito rádio, gosto de ouvir rádio de MPB e de rock. Ouço muito a NovaBrasil FM, a Alfa FM, a 89 A Rádio Rock. Eu gosto de ouvir bastante isso no carro”.

Ao ser perguntado sobre o que gosta de cantar no chuveiro, durante um banho relaxante, Tuia, com muito bom-humor, respondeu. “Então, no chuveiro não sou muito de cantar não (risos). Eu sou meio desajeitado, então eu tomo cuidado, senão é capaz de eu causar um acidente! Eu não canto no chuveiro não (rsrsrs)”.

 

Tuia, é claro, também montou sua playlist para o Versos e Prosas, com as dez canções que mais ouve. Confira lá e comente conosco o que achou da seleção de Tuia.

Alison Pitangueira
Website | + posts

Formado em jornalismo pela PUC Minas, em 2009, Alison Pitangueira trabalhou por mais de seis anos no portal “O Tempo”. Atualmente, é freelancer na Etus Media, site de economia e finanças. Além disso, trabalha para o site Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d'Além-mar, vencedor do Grammy Latino
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    Gabi da Pele Preta lança seu primeiro EP
  • Alison Pitangueira
    https://versoseprosas.com.br/author/alisonpitangueira/
    História da música Pai, de Fábio Junior
Nathalia Ferreira
Website | + posts

Poetisa mineira, Nathália Ferreira, apaixonada por Versos e Prosas, sempre gostou da Música Popular Brasileira, bem como de acompanhar tudo sobre seus bastidores. Para ficar mais perto dos artistas, decidiu criar um blog para falar sobre o assunto. Agora, para ampliar os horizontes, resolveu transformá-lo em um site, o Versos e Prosas, que fala da boa Música Popular Brasileira, bem como de seus intérpretes e compositores.

  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Em noite fria Belo-horizontina, Orquestra Opus e Sá e Guarabyra aquecem o coração de todos
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Gênesis: o samba orquestrado de João Bosco
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Amor nas pontas dos dedos é o som de Sérgio Britto no piano em Belo Horizonte
  • Nathalia Ferreira
    https://versoseprosas.com.br/author/nathaliaferreira/
    Os lançamentos da semana escrevem um novo capítulo da música brasileira

Matérias Relacionadas

Gabriel Sá e sua inseparável viola
Diversidades

Salve o Pantanal, de Gabriel Sá: um grito pela preservação ambiental

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira
Diversidades

40 anos sem Elis Regina: obras reverenciam brilhante carreira

Vinny, que curte as antigas e já compôs hit no chuveiro
Diversidades

Cantor Vinny curte as antigas e já compôs hit da carreira no chuveiro

Rodrigo Borges, que tem gosto musical bastante variado
Diversidades

Rodrigo Borges curte de Clube da Esquina a samba enredo

Beto Ehong, que canta e curte o reggae, além de outros estilos variados
Diversidades

Beto Ehong canta e curte o reggae, além de outros estilos variados

Jussara Silveira, que considera a música a própria vida
Diversidades

Jussara Silveira: para mim, a música é a própria vida

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recomendadas

Capa do single Veleiro, que uniu Lô Borges e Milton Nascimento

Lô Borges e Milton Nascimento se juntam em novo single

Integrantes da Plutão Já Foi Planeta, que ouvem de rock progressivo a jazz

Plutão Já Foi Planeta: integrantes da banda de indie pop ouvem de tudo

Capa do álbum Fugadoce, da banda Daparte

Álbum fugadoce, da banda Daparte, fala de renovação e alto astral

Capa do álbum Meu Coco, de Caetano Veloso

Álbum Meu Coco, de Caetano Veloso: um olhar para os acontecimentos atuais

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

NAVEGUE POR TÓPICOS

gal costa discografia gal costa idade gal costa jovem gal costa live gal costa musicas

Trazemos para você, as melhores informações sobre o mundo da música.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

Notícias Recentes

  • Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar, vencedor do Grammy Latino
  • Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito
  • Gabi da Pele Preta lança seu primeiro EP

Categorias

  • Diversidades
  • História da Música
  • Lançamentos
  • Nathalia Ferreira
  • Notícias
  • PodProsa
  • Reality Show
  • TOP+

Noticias Recentes

Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar

Zeca Baleiro lança edição Deluxe do álbum Canções d’Além-mar, vencedor do Grammy Latino

Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito

Lucas Vasconcellos e Mauro Santa Cecília se reúnem em EP inédito

No Result
View All Result
  • Home

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.
.
Configurações de CookiesACEITO
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR