Novo álbum de Ney Matogrosso comemora os 80 anos do artista
O novo álbum do cantor e compositor Ney Matogrosso, Nu Com a Minha Música, será lançado ainda este ano, de acordo com comunicado divulgado pelo próprio artista e sua nova gravadora, a Sony Music, com quem o cantor sul-mato-grossense assinou contrato na última semana.
Para iniciar os trabalhos, um EP com quatro canções do novo álbum de Ney Matogrosso será disponibilizado no dia 1 de agosto, data em que o cantor completa 80 anos de vida. Dentre as músicas que serão disponibilizadas, estão a faixa-título Nu Com a Minha música, composição de Caetano Veloso.
Saiba todos os detalhes, deste mais novo álbum de Ney Matogrosso, a seguir, com o Versos e Prosas. Vamos nessa conosco?
A trajetória de Ney Matogrosso
Ney de Souza Pereira, o Ney Matogrosso, nasceu na cidade de Bela Vista, Mato Grosso do Sul, no dia 1 de agosto de 1941, é cantor, compositor, dançarino, ator e diretor.
Ex-integrante da banda Secos & Molhados entre 1973 e 1974, Ney Matogrosso foi o artista que mais sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo, com o disco Água do Céu — Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes.
Ney Matogrosso é considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos.
Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade.
Em 1983, o artista completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de platina e dois Discos de Ouro, inclusive pela enorme repercussão da canção Homem com H, de 1981.
Ney além da música
Como iluminador de espetáculos, Ney Matogrosso tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no “show” Ideologia (1988) de Cazuza e no “show” Para todos de Chico Buarque em 1993, ao que afirma: “quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas”.
Ney Matogrosso também vem atuando no cinema. Ele estreou, em 2008, no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez.
O EP do novo álbum de Ney Matogrosso
O novo álbum de Ney Matogrosso, que comemorará seus 80 anos, será lançado ainda este ano, conforme as últimas divulgações feitas pelo artista.
Antes disso, no entanto, ele lança, no dia de seu aniversário, 1 de agosto, um EP trazendo quatro canções deste mais novo álbum, para dar um aperitivo do que vem aí.
O EP, que contemplará parte do repertório do novo álbum de Ney Matogrosso, apresenta a música-título do disco, Nu Com a Minha Música (1981), composição lançada há 40 anos na voz de seu próprio autor, Caetano Veloso.
Além disso, o EP ainda contará com as faixas Estranha Toada (Martins e PC Silva, 2019), Noturno (Vitor Ramil, 2004) e Se Não For Amor, Eu Segue (Lenine e Lula Queiroga, 2011).
Outras faixas do disco
O novo álbum de Ney Matogrosso, Nu Com a Minha Música, contará, ao todo com 12 canções, que serão liberadas até o fim deste ano.
Além das quatro do EP que será lançado no dia 1 de agosto, o disco ainda contará com canções como Espumas ao vento (Accioly Neto, 1997), Boca (Felipe Rocha, 2020), Quase Um segundo (Herbert Vianna, 1984), Sei dos Caminhos (Itamar Assumpção (1949 – 2003) e Alice Ruiz, 1991).
Confira aqui, mais notícias sobre a MPB
Outras faixas que farão parte do novo álbum de Ney Matogrosso serão: Gita (Raul Seixas (1945 – 1989) e Paulo Coelho, 1974), Sua estupidez (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1969), Unicórnio (Sílvio Rodríguez, 1982) e Xique xique (Tom Zé e José Miguel Wisnik, 1997).
O jornalista Júlio Maria, autor de inédita biografia de Ney Matogrosso, revelou as canções que vão integrar o novo álbum de Ney Matogrosso.
A expectativa para o novo álbum
O novo álbum de Ney Matogrosso, que será lançado ainda este ano, comemora os 80 anos do artista sul-mato-grossense. O próprio Ney falou da expectativa para o novo trabalho, no dia em que assinou contrato com sua nova gravadora, a Sony Music.
“Estou muito feliz por fechar um contrato com a Sony Music e lançar um álbum em homenagem aos meus 80 anos”, comemora Ney Matogrosso.
O Presidente da Sony Music Brasil, Paulo Junqueiro, falou, com entusiasmo, sobre a contratação de Ney Matogrosso.
“Ney é um dos artistas que mais admiro e respeito. Poder voltar a trabalhar com Ney é um sonho que se torna realidade! A família Sony Music está mais rica com a sua chegada e só posso agradecer a confiança, com a certeza que a nossa parceria será linda e duradoura”, crava o presidente da gravadora.
Então, esperemos o dia 1 de agosto para começarmos a desfrutar do mais novo álbum de Ney Matogrosso, “Nu Com a Minha Música” que, apesar de contar com releituras, promete a interpretação única de Ney!
Enquanto não sai a novidade, acompanhe o canal do YouTube do artista com os seus grandes sucessos!