Trilha sonora do remake de Pantanal traz clássicos e muita moda de viola
A trilha sonora do remake de Pantanal também promete marcar bastante, tal como a novela que a TV Globo leva ao ar, a partir desta segunda-feira (28), no horário das 21h.
Pantanal é uma das obras mais importantes da teledramaturgia do país. O remake da Globo de 2022 é uma adaptação da trama original, criada por Benedito Ruy Barbosa, e exibida pela extinta TV Manchete, em 1990. Agora, o neto de Barbosa, Bruno Luperi, escreve a telenovela global.
A sinopse e a importância da trilha sonora
Em suma, Pantanal é uma saga familiar que tem o amor como fio condutor e a natureza como protagonista. No tronco central dessa jornada, repleta de dramas familiares e conflitos, está a história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). A vida como peão de comitiva os levou para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem”.
Além das músicas, grandes intérpretes também vão atuar na trama de Luperi. Dentre eles, destacam-se Almir Sater, que dará a vida ao chalaneiro Eugênio, Gabriel Sater, seu filho, que será o violeiro e peão Trindade, personagem vivido pelo pai, na trama original, e Chico Teixeira, filho de Renato Teixeira, que viverá o peão Quim na trama.
E nesta história, a trilha sonora do remake de Pantanal, tal como ocorreu com a novela exibida pela TV Manchete, tem suma importância. Confira, com o Versos e Prosas, as músicas que compõem a trilha sonora do remake de Pantanal, exibida no famoso horário da Novela das Nove da TV Globo.
Trilha sonora do remake de Pantanal: Pantanal, de Maria Bethânia
A clássica canção de abertura, homônima à novela, Pantanal, foi composta pelo cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Marcus Viana e também foi o tema de abertura da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa. Naquela oportunidade, o próprio Marcus Viana deu voz à canção, acompanhado de sua banda, a Sagrado Coração da Terra.
Agora, para 2022, a Globo, que cogitou a possibilidade de alterar o tema de abertura, recuou, após um clamor popular e perceber que a canção de Marcus Viana era, de certa forma, a alma da novela.
A atual versão, no entanto, ganhou a releitura de Maria Bethânia, acompanhada da viola caipira de Almir Sater. O autor da canção, Marcus Viana, falou, ao Versos e Prosas, que se sentiu bastante honrado com a escolha da artista baiana para a nova interpretação da música composta por ele.
Peabiru, de Almir Sater
A trilha sonora do remake de Pantanal também conta com a inédita Peabiru, interpretada pelo violeiro da região pantaneira, Almir Sater.
A canção será tema de José Lucas de Nada, personagem de Irandhir Santos, que entra na segunda fase da novela.
Trilha sonora do remake de Pantanal: Chalana, de Roberta Miranda
Esta é clássica e fez parte da trilha da versão original de Pantanal. Composta por Mário Zan e Arlindo Pinto, a canção, que ficou famosa nas vozes de Renato Teixeira e Almir Sater, agora ganha a releitura de Roberta Miranda.
Trilha sonora do remake de Pantanal: Boiada
A canção será tema dos personagens Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).
Amor de Índio, de Gabriel Sater
O clássico composto por Beto Guedes e Ronaldo Bastos, famosa dupla integrante do Clube da Esquina, Amor de Índio agora ganha a releitura de Gabriel Sater, filho de Almir, e que também atuará em Pantanal, como o violeiro e peão Trindade.
Canção será tema dos personagens Juma Marruá (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) e contou com um toque todo especial do maestro João Carlos Martins no piano.
Trilha sonora do remake de Pantanal: Dois Animais, de Alceu Valença
Dois Animais, do cantor e compositor Alceu Valença, é tema de Juma Marruá (Alanis Guillen) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Comentário a respeito de John, de Belchior
A clássica canção, foi lançada pelo artista cearense no álbum Belchior, de 1979. Um dos trechos mais famosos diz que “A felicidade é uma arma quente”.
Trilha sonora do remake de Pantanal: The Passenger, de Iggy Pop
A canção internacional divulgada pela TV Globo, para integrar a trilha sonora do remake de Pantanal, é The Passenger, de Iggy Pop. A canção será tema de Jove (Jesuíta Barbosa).
E quem é fã de uma boa moda de viola, é claro, pode se preparar, porque a trilha sonora do remake de Pantanal contará com muitas delas, que tão bem representam a região pantaneira.
Vale lembrar que a trilha sonora do remake de Pantanal, de forma completa, será liberada ao longo da trama, pela TV Globo.
Confira, a seguir, o tema de abertura de Pantanal, com Maria Bethânia, e a viola caipira de Almir Sater.