Trilha sonora de Mar do Sertão: músicas brasileiras ganham destaque na novela das Seis da Globo

A Trilha Sonora de Mar do Sertão, nova Novela das Seis da TV Globo, que estreia nesta segunda-feira (22), é dominada por canções nacionais e conta com nomes clássicos, como Zé Ramalho, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, e também uma novidade: a estreia da campeã do BBB21, Juliette Freire, emplacando uma música em trilhas de novelas globais.

Mar do Sertão, escrita por Mário Teixeira, e que substitui Além da Ilusão, se passa na cidade fictícia de Canta Pedra e tem, como protagonistas, Isadora Cruz e Sergio Guizé.

A trama se passa em um lugar que, segundo consta, já foi mar e virou sertão. O público vai acompanhar o desenrolar do triângulo amoroso vivido por Candoca (Isadora Cruz), seu grande amor Zé Paulino (Sergio Guizé), e Tertulinho (Renato Góes).

Também estará em destaque o poder dos coronéis da região, principalmente, se nas mãos deles estiver o bem mais precioso da região: a água. O prefeito e o delegado pouco ligam para o povo da cidade.

E a trilha sonora de Mar do Sertão, é claro, dará o tom desta história e, para isso, as canções que ambientarão a telenovela foram escolhidas, tendo como destaque as nacionais.

Acompanhe, com o Versos e Prosas, algumas das canções que vão integrar a nova Novela das Seis da TV Globo, Mar do Sertão.

Sobradinho – Chico César

“O sertão vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão”.

Este clássico trecho de Sobradinho, composta em 1977 por Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra, agora ganha a releitura de Chico César, cantor e compositor paraibano, feita exclusivamente para a trilha sonora de Mar do Sertão.

O produtor musical Ricardo Leão lidera os trabalhos da trilha e escolheu Sobradinho, a versão de Chico César, como tema de abertura de Mar do Sertão.

“alegria imensa estar na trilha desse folhetim do Brasil profundo interpretando esse clássico de Sá & Guarabyra, sob a batuta do mestre Ricardo Leão. agradeço à vida”, disse Chico César, pelas redes sociais.

Trilha sonora de Mar do Sertão: Deus Me Proteja – Juliette Freire

Juliette, campeã do Big Brother Brasil 2021, o BBB21, também confirmou que terá uma música na trilha sonora de Mar do Sertão. A faixa, no caso, é a releitura de Deus me Proteja, composta por Chico César, e que fez grande sucesso na própria voz de Juliette, quando ela cantou trecho da música enquanto estava confinada na casa do BBB.

Juliette, orgulhosa das raízes nordestinas, celebrou a inclusão de sua música na trama da TV Globo, que irá homenagear a cultura nordestina:

“Essa música, nessa novela. Só gratidão”, disse ela, ao Altas Horas, do último sábado (20).

Deus me Proteja foi composta por Chico César e lançada pelo próprio autor, no álbum Francisco, forró y frevo, de 2008, e voltou a ganhar destaque, 13 anos após seu lançamento, após a interpretação de Juliette, na casa do BBB.

“Deus me proteja de mim

E da maldade de gente boa

Da bondade da pessoa ruim

Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim”, diz trecho da canção do também paraibano, tal como Juliette, Chico César. Confira outras listas de músicas conosco.

Xote das Meninas – Trio Mana Flor

A trilha sonora de Mar do Sertão ainda conta com o clássico Xote das Meninas, canção composta por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e Zé Dantas, e que ganhou a releitura do Trio Mana Flor.

O clássico recebeu outras gravações famosas, como as de Marisa Monte, Dominguinhos e João Bosco e Gilberto Gil.

Originalmente, O Xote das Meninas foi gravado por Luiz Gonzaga, no disco RCA Victor, em 1953.

“Ela só quer, só pensa em namorar(Ela só quer, só pensa em namorar)

Ela só quer, só pensa em namorar(Ela só quer, só pensa em namorar)”.

Trilha sonora de Mar do Sertão: Bicho de Sete Cabeças – Geraldo Azevedo e Elba Ramalho

Bicho de Sete Cabeças foi lançado nu disco de Geraldo Azevedo, de 1979, homônimo à canção, e já ali contava com a participação especial de Elba Ramalho, bem como na versão da novela Mar do Sertão.

Bicho de Sete Cabeças foi composta por Azevedo, Zé Ramalho, como tema instrumental, e, posteriormente, ganhou letra de Renato Rocha.

“Não dá pé não tem pé nem cabeça

Não tem ninguém que mereça

Não tem coração que esqueça

Não tem jeito mesmo

Não tem dó no peito

Não tem nem talvez”.

Xique Xique – Tom Zé

A trilha sonora de Mar do Sertão conta também com Xique Xique, feita em parceria entre Tom Zé e José Miguel Wisnik.

Recentemente, o Ecad fez um levantamento das canções mais tocadas de Tom Zé, no Brasil, e a faixa, que agora integra a trilha sonora de Mar do Sertão, ficou em primeiro lugar.

“Eu vi o cego lendo a corda da viola

Cego com cego no duelo do sertão

Eu vi o cego dando nó cego na cobra

Vi cego preso na gaiola da visão”, diz trecho da canção de Tom Zé.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *