De Volta Pro Aconchego: conheça a história da música de Elba Ramalho

Uma das canções mais emblemáticas da música brasileira, De Volta Pro Aconchego embalou gerações e conquistou o Brasil falando de amor, nascendo da tristeza de Dominguinhos.

Quer saber mais sobre essa história? Então continue lendo. Vamos te contar tudo sobre os bastidores de criação dessa canção logo abaixo.

História da Música De Volta Pro Aconchego

Eternizada na voz de Elba Ramalho, De volta pro Aconchego tem uma história peculiar, que começou com a amizade do compositor Nando Cordel e do lendário Dominguinhos, que juntos criaram a melodia e a letra da canção.

Com uma mensagem de saudade e conforto, a canção parecia perfeita para ganhar vida na voz de Elba, que acabou não se interessando pela música quando a ouviu pela primeira vez.

Foi só ao escutá-la pela segunda vez, tocada por Dominguinhos em ritmo de canção lenta, que a cantora se apaixonou pela melodia, e a incluiu no repertório do disco que gravava àquela época, o álbum Fogo na Mistura, de 1985.

A partir de então, De Volta Pro Aconchego se tornaria talvez a canção mais famosa da carreira de Elba, ganhando ainda mais repercussão ao fazer parte da novela Roque Santeiro, naquele mesmo ano, fato que uniu cantora e canção para sempre no imaginário brasileiro.

Um sucesso na Voz de Elba Ramalho

Nascida no Interior da Paraíba e uma das representantes do nordeste na música brasileira, Elba trazia para a melodia de De Volta pro Aconchego a experiência de quem viveu a distância da família e da terra natal, e sentiu a saudade de que tanto fala a canção. Confira outras histórias da música conosco.

Talvez por isso, sua voz tenha se tornado a vestimenta perfeita para a composição da dupla Dominguinhos (1941-2013) e Nando Cordel, também de origem nordestina, raiz que se encontra presente em toda a harmonia da canção.

Com um tom de Soprano de toques melancólicos, Elba imprime a sensação perfeita para uma canção sobre saudade, e não à toa conquistou milhares de brasileiros país afora, sendo ainda hoje associada à imagem dessa música tão emblemática.

Mesmo reinando soberana, no entanto, Ela não foi a única voz a interpretar De Volta Pro Aconchego, que também ganhou versões importantes cantadas por outros artistas consagrados da nossa música.

3 grandes versões de De Volta Pro Aconchego

Com mais de 30 anos de história, De volta Pro Aconchego resistiu ao tempo, sendo gravada por nomes importantes e amadores da indústria musical brasileira desde então, fato que a tornou um verdadeiro hino de saudade.

Mas apesar da quantidade de versões que ganhou, 3 se tornaram importantes para a trajetória da canção, cantadas por figuras ainda mais relevantes da música brasileira.

Veja quem são:

  • Dominguinhos – Uma lenda da música nordestina e um dos pais dessa canção, Dominguinhos gravou sua versão da música mais de uma vez, com destaque para aquela feita em som de orquestra em uma apresentação ao vivo;
  • Nando Cordel – O segundo pai da canção também deu vida à música na sua voz, chegando a gravá-la em um DVD Ao Vivo, além de tocá-la em parceria com outros artistas;
  • Gilberto Gil, Elba e Dominguinhos – Representando uma parceria de peso entre tantas que a cantora já fez, está essa versão, cantada pela própria Elba ao lado de Gilberto Gil e também de Dominguinhos, lançada em 2012.

Além desses, vários outros artistas emprestaram sua voz à canção ao longo dos anos, com nomes que vão desde Guilherme Arantes a Paula Fernandes, fato que apenas consolida a perenidade e importância de uma música tão grandiosa.

A repercussão da canção e suas possíveis interpretações

Alimentada por uma voz tão poderosa, De Volta pro Aconchego teve um grande estouro ainda no mesmo ano do seu lançamento, quando fez parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro (1985-86), exibida pela TV Globo.

Como tema do protagonista Roque, vivido por José Wilker, a canção ganhou repercussão por todo o Brasil, ganhando a primeira posição nas paradas de rádio durante quase 1 ano, e conquistando atenção até mesmo fora do país, em exibições do folhetim no exterior.

Com uma letra de tanta paixão, a mensagem da canção embalava a trama da novela, tocada no retorno de Roque Santeiro à cidade de Asa Branca, fato que a tornou, na imaginação de muitos, uma música sobre a saudade da família e da terra natal.

Apesar disso, o compositor Nando Cordel afirma que a criação da letra partiu de uma experiência do próprio Dominguinhos, que um dia, em um almoço, lhe contou que havia brigado com sua esposa, e que queria mais do que tudo voltar para casa.

Dessa forma, De Volta Pro Aconchego fala na raiz sobre a saudade de um amor, e o calor reconfortante de um beijo do ser amado.

Analisando a letra de De Volta Pro Aconchego

Trazendo já o tema da saudade, as primeiras estrofes da letra da canção contam o ponto de eu lírico, que retorna pro seu aconchego com o cansaço no corpo e a vontade de sentir um abraço.

Confira os primeiros versos:

Estou de volta pro meu aconchego

Trazendo na mala bastante saudade

Querendo um sorriso sincero, um abraço

Para aliviar meu cansaço

E toda essa minha vontade

Na estrofe seguinte, o eu lírico sente o prazer de reencontrar quem ama, podendo beijar e abraçar sua amada, da qual a beleza é comparável a uma estrela no céu.

Que bom poder tá contigo de novo

Roçando o teu corpo e beijando você

Pra mim tu és a estrela mais linda

Seus olhos me prendem, fascinam

A paz que eu gosto de ter

Por fim, após seu retorno para casa, o narrador se dá conta do quanto a distância de um amor faz falta, e da felicidade que sente quando finalmente está de volta.

É duro ficar sem você, vez em quando

Parece que falta um pedaço de mim

Me alegro na hora de regressar

Parece que eu vou mergulhar

Na felicidade sem fim

Sobre a carreira de Elba Ramalho

Nascida na Paraíba, Elba Ramalho ingressou no mundo artístico ainda na faculdade, quando fez parte de uma banda só de mulheres chamada As Brasas, na qual atuava como baterista.

Anos depois, seguiu carreira no teatro como atriz, se apresentando em várias regiões do Brasil, mas foi só em 1979 que lançou seu primeiro trabalho como cantora, o disco Ave de Prata.

A partir daí, se tornaria um dos maiores ícones da música nacional e nordestina, ganhando títulos como “Madonna do Agreste”, por sua presença de palco e carisma, e conquistando dois prêmios Grammy Latino de melhor álbum em 2008 e 2009.

Relembre a melodia de uma de suas canções mais icônicas. Clique no Player abaixo e escute de novo o som de De Volta Pro Aconchego.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *