Músicas juninas mais tocadas na última década
As músicas juninas embalam grandes eventos juninos, que marcam aquele friozinho gostoso, comidas típicas da época, enfim, um costume secular por todo o país, no Nordeste em particular. Nestes tempos de festa junina, mesmo que à distância, este evento tão tradicional não pode deixar de acontecer, celebrando uma marca bastante forte de anos e anos por aqui!
E você já parou para pensar quais músicas juninas são as mais tocadas? Qual aquela que não sai da sua cabeça? Qual sempre toca naquele evento que você curte, aí em sua cidade?
Um levantamento realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou as dez músicas juninas mais tocadas nos últimos dez anos por aqui. Você faz ideia de quais são? Ainda não? Sabia que o grande Luiz Gonzaga possui quatro canções suas nesta lista? Então, acompanhe a lista completa, na sequência, com o Versos e Prosas!
A importância do eterno rei do baião
Das dez músicas juninas mais executadas nos últimos dez anos, de acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), nada mais do que quatro delas pertencem a Luiz Gonzaga do Nascimento, o eterno Gonzagão (13 de dezembro de 1912 – 2 de agosto de 1989). As dez músicas foram lançadas, originalmente, entre os anos de 1936 e 2000.
A primeira das músicas juninas de Gonzagão que tem destaque na lista é Olha Pro Céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes, 1951), clássico junino lançado por Gonzagão há 70 anos, que desponta em segundo lugar na lista do Ecad.
Além deste destaque, há também outras três canções do grande rei do baião que entraram nesta seleta lista de músicas juninas que se destacaram na última década, inclusive com algumas delas nem sendo compostas originalmente para os festejos, como no caso de Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1947) e O xote das meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1953).
Elas aparecem na lista, em terceiro e sexto lugar, respectivamente. Além disso, o animado Pagode russo (Luiz Gonzaga e João Silva, 1947), está em quinto lugar da lista do Ecad.
Por que Gonzagão segue dominante?
O predomínio de Luiz Gonzaga na lista das músicas juninas é reflexo da beleza e da força perene da obra do compositor pernambucano, ainda a mais perfeita tradução de um nordeste que faz festa para driblar a ardência de terra sertaneja que ainda gera muita pobreza, fruto da desigualdade social do Brasil.
Conheça a história de diversas músicas que publicamos aqui no portal
Luiz Gonzaga ainda é rei nos arraiais porque deixou obra sólida fincada no chão nordestino. Obra que atravessa modismos e gerações por retratar alegrias e dores de quem vive na roça, mesmo que, por hora, dançam quadrilhas virtuais, o que ocorre desde o ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, enquanto esperam por dias melhores e mais fartos.
As 10 músicas juninas mais executadas nos últimos 10 anos
As músicas juninas mais tocadas nos últimos dez anos, de acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), são, pela ordem:
Festa na Roça – Mario Zan e Palmeira
Entre as músicas juninas mais tocadas, a líder foi Festa na Roça, composta por Mario Zan e Diego Mulero, o Palmeira, em 1951. Esta canção foi a música junina mais tocada nos últimos quatro anos, de acordo com o Ecad.
Músicas juninas: Olha Pro Céu – Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho
“Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo”. Com certeza, você já cantou esta música junina em algum arraia por aí, não é verdade? Olha Pro Céu foi composta por Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho e lançada em 1951. Apesar de completar 70 anos, segue bastante tocada em eventos juninos Brasil afora!
Asa Branca – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Mais uma das músicas juninas que ranqueia bem na lista do Ecad é Asa Branca, esta composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, no longínquo 1947. Apesar de não ser uma toada junina, ainda sim Asa Branca se destaca nesta modalidade de evento!
“Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai
Por que tamanha judiação?”.
Músicas juninas: O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
A quarta posição das músicas juninas mais tocadas na última década é o Sanfoneiro Só Tocava Isso, composta por Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros, em 1950. A canção fez grande sucesso, dentre outros, nas vozes da dupla sertaneja Tonico e Tinoco.
“O baile lá na roça foi até o sol raiar
A casa estava cheia mal se podia andar
Estava tão gostoso aquele reboliço
Mas é que o sanfoneiro
Ele só tocava isso”.
Pagode Russo – Luiz Gonzaga e João Silva
O hit que fecha o top cinco das músicas juninas é Pagode Russo, de Luiz Gonzaga e João Silva, música de 1947. A canção é bastante animada e propícia para este clima junino!
“Ontem eu sonhei que estava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Cossacou
Ontem eu sonhei que tava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Cossacou
Parecia até um frevo, naquele cai e não cai
Parecia até um frevo, naquele vai e não vai”.
Músicas juninas: O Xote das Meninas – Luiz Gonzaga e Zé Dantas
A sexta colocada do top dez das músicas juninas também não sai da cabeça das pessoas! O Xote das Meninas foi composta por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, em 1953.
“Ela só quer, só pensa em namorar
(Ela só quer, só pensa em namorar)
Ela só quer, só pensa em namorar
(Ela só quer, só pensa em namorar)”. Quem nunca se pegou cantarolando este refrão por aí?
Pula a Fogueira – Getúlio Marinho e João Bastos Filho
“Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor”. Pula a Fogueira foi composta por Getúlio Marinho e João Bastos Filho, lá em 1936. Apesar da longevidade da canção, todo ano ela segue firme e atualíssima nas festas juninas pelo Brasil!
Músicas juninas: Eu Só Quero Um Xodó – Dominguinhos e Anastácia
A oitava posição da lista do Ecad fica com Eu Só Quero Um Xodó, um clássico de Dominguinhos e Anastácia, composto em 1973.
“Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só”. Salve Dominguinhos!
Quadrilha Brasileira – Gerson Filho e Aguiar Filho
A penúltima das músicas juninas da lista do Ecad é Quadrilha Brasileira, de Gerson Filho e Aguiar Filho, que foi composta em 1958.
“Ihul!
Atenção, atenção pessoar!
Muita atenção, muita atenção!
E muita animação!
Porque nós vamos dançar quadrilha
Mas antes eu quero ouvir
Viva Santo Antônio!
Viva São João!
Viva São Pedro!”.
Músicas juninas: Esperando na Janela – Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeom
Para fechar a lista de músicas juninas, o Ecad nos indica Esperando na Janela (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeom, 2000). O hit ficou bastante conhecido na voz do inesquecível Gilberto Gil.
“Por isso eu vou na casa dela, ai, ai (ai, ai)
Falar do meu amor pra ela, vai (ah, vai)
Tá me esperando na janela, ai, ai (ah, ah)
Não sei se vou me segurar”.
Para acompanhar o top 10 das músicas juninas mais curtidas nos últimos dez anos, realizada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), acesse a playlist do Versos e Prosas!