Biografia Simone – Conheça a sua trajetória até o sucesso

É incrível como a Bahia é um grandíssimo celeiro de grandes talentos, não é mesmo? A biografia de Simone, por exemplo, começou por lá e alcançou o mundo. Aliás, esse era o destino claro para alguém com o seu talento e estímulo para a carreira.

Sem sombra de dúvidas, Simone é uma das principais intérpretes e representantes da Música Popular Brasileira. Então, vale a pena conhecer como ela construiu todo esse caminho até o sucesso absoluto.

Para descobrir com a gente, é só ficar por aqui até o fim desta leitura!

Simone
Foto: Divulgação

Simone e sua origem

Como já adiantamos, Simone Bittencourt de Oliveira, é um presente da Bahia para o cenário musical. É tanto “presente”, que nasceu exatamente no dia do Natal, de 1949.

Sua inclinação para a música não foi nenhuma surpresa. Isso porque, ainda menina, Simone foi introduzida no mundo musical, através do seu pai e de sua mãe, cantor e musicista, respectivamente.

Com essa imersão, já era claro o caminho que Simone trilharia. Suas referências na área também não poderiam ser melhores. Afinal, Ângela Maria e Elizeth Cardos eram apenas alguns dos grandes nomes na playlist da casa.

O começo da carreira

É difícil definir exatamente como tudo começou. Pois, a biografia de Simone começa com ela ainda muito pequena se apresentando em um parque de diversões, em troca de ingressos para se divertir. Empreendedora desde sempre!

A verdade é que outras paixões da cantora deram sinais de que ela poderia mudar de área. 

Mas, mesmo sua paixão pelos esportes não foi o suficiente para mantê-la longe dos palcos. Ao contrário, foi exatamente nesse mundo que ela conheceu Moacir Machado, responsável por encaminhá-la à gravação oficial do seu primeiro álbum, em 1973.

E não deu outra. O resultado foi excelente e, então, a carreira de Simone como cantora começou a ser projetada. Dali em diante, a cantora construiu seu espaço e começou a ocupar um espaço importante no cenário musical, do Brasil e do mundo.

Primeiro grande sucesso

O primeiro grande sucesso na Biografia de Simone aconteceu quatro anos após o início de sua carreira. A propósito, a junção do talento de Simone com a genialidade de Chico Buarque na composição, não poderia mesmo dar errado.

Como resultado da qualidade da música, “O que será” foi parte da trilha sonora de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. E, a partir dessa aparição, a música e a intérprete ganharam ainda mais destaque no cenário musical brasileiro.

Grandes sucessos na carreira de Simone

Outros grandes sucessos foram emplacados na Biografia de Simone. Aliás, muitos outros, já que a cantora se empenhou em lançar e promover álbuns reiteradamente e com qualidade absurda.

A carreira da cantora é um antro de boa música. Mas, entre tantas canções brilhantes, algumas delas se tornaram uma espécie de símbolo de sua carreira. Reunimos as principais, mas, há muito mais em 50 anos de carreira.

Veja só:

Fica comigo esta noite

“Fica comigo esta noite” é, inegavelmente, uma das canções mais expressivas da carreira de Simone. Seu lançamento foi bem depois da consolidação de sua carreira. E, entre tantas promessas de sucessos da cantora, o título do seu vigésimo primeiro álbum explodiu em números de audições e fez parte da trilha sonora de “Laços de Família”.

Bárbara

Aqui se tem outros desses grandes exemplares entre os sucessos de Simone. Considerando a sua época de lançamento, a música retratando um amor homossexual foi um grande símbolo de rompimento cultural. Além de Simone, outros grandes nomes gravaram a canção de Chico Buarque e Ruy Guerra.

Então é Natal

Se você nunca ouviu essa pérola natalina em suas comemorações familiares de fim de ano, você está vivendo errado. A versão original é de John Lennon, mas, em português, a cantora Simone fez um grande trabalho. A canção faz parte de um álbum totalmente natalino lançado pela cantora. A propósito, não poderia ser outra música o título desse álbum.

Cigarra

Aqui se tem o resultado de uma parceria de peso. Apesar de a ideia ter sido de Simone, foi Milton Nascimento que cuidou para que o projeto se realizasse. Com toda a destreza de Ronaldo Bastos na estruturação da letra, a canção nasceu e se tornou um dos emblemas da carreira de Simone.

Tô voltando

A música “Tô Voltando”, além de ser um bom entretenimento, também é um achadinho cultural. Apesar de não ter sido composta com essa intenção, a canção acabou se tornando um marco do reencontro dos exilados da ditadura com suas famílias.

A vida de Simone hoje

Aos 71 anos, Simone segue construindo a sua biografia.

Mesmo no período de pandemia, enquanto estava isolada, a cantora continuou na ativa, inclusive, entrando na onda das lives. Aliás, lives que fizeram muito sucesso.

Em 2022 ela lançou o Álbum “Da Gente” a fim de elevar a cultura musical nordestina. Foi assim também que ela deu início às comemorações de seus 50 anos de carreira. A turnê comemorativa ainda está a todo vapor, e Simone segue com agenda cheia por todo o país.

O legado de Simone para o cenário musical brasileiro

Uma autêntica representante da MPB, Simone criou muitos marcos na história musical do Brasil. Entre letras românticas, críticas sociais e protestos, a cantora explorou assuntos importantíssimos através de suas canções. 

Ela faz parte do time de artistas que teve de enfrentar a censura.  Mas, apesar disso, seguiu firme, ultrapassou as barreiras impostas pelo regime e se saiu brilhantemente na resistência cultural. A propósito, ela o fez tanto na vida profissional quanto em seus interesses pessoais.

Apesar de uma vida pessoal sempre reservada, alguns aspectos chamam a atenção na vida da cantora.

Simone não se casou ou teve filhos, contrariando o que era ditado como padrão até pouco tempo. Além disso, a sua própria visão sobre sexualidade foi uma disrupção, em uma época onde o assunto era um tabu.

Passeando pelo Versos e Prosas você vai encontrar muito mais sobre artistas da mesma época de Simone e histórias fascinantes do mundo musical. 

Além de inspiração musical e entretenimento, é um grande estímulo ao conhecimento e história da construção do nosso cenário musical brasileiro.

Então que tal continuar mergulhando nesse mundo maravilhoso da nossa música? Não perca tempo e confira os outros posts do nosso site.

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *