Biografia Pitty – A trajetória de uma das principais representantes do rock nacional

A biografia de Pitty é uma prova mais do que concreta de que o rock nacional é totalmente competente. Isso porque, muita gente associa o rock a figuras internacionais. A propósito, a maioria delas e icônica mesmo. Mas, por aqui temos representantes com zero defeitos dessa categoria da música.

Pitty é uma dessas figuras, que despontou como uma figura de rebeldia. Isso porque, uma mulher tão empoderada, livre e talentosa como ela, não era uma figura tão comum quando começou sua carreira. 

A carreira de Pitty é uma boa referência que retrata bem sua evolução musical no quesito técnica e qualidade. Isso começou bem cedo em sua vida e traçou um caminho que vale a pena conhecer. 

Então, reunimos as principais informações sobre o assunto para que você descubra tudo sobre a vida e carreira dessa estrela do Rock.

Continue lendo.

Pitty
Foto: Divulgação

O nascimento da estrela

O nome artístico de Pitty é uma referência ao seu nome de batismo. Priscilla Novaes Leone é uma baiana arretada, nascida em Salvador, no dia 7 de outubro de 1977. 

O fato de ter pai músico adiantou em muito o interesse da cantora pela arte. Mas, ao invés do axé de Porto Seguro, suas primeiras referências já estavam mais voltadas para estilos como MPB e rock. 

Afinal, era comum que Raul Seixas, Elvis Presley e Beatles fizessem parte da trilha sonora do bar da família.

E a carreira começou

Nenhuma surpresa está no no fato de Pitty ter iniciado cedo sua carreira. Afinal, a biografia de Pitty conta com um talentos artísticos percebidos ainda na infância. Mas, foi ao 19, depois de se mudar para Salvador, que encontrou seu lugar no rock.

Sua primeira banda foi bem um retrato da sua veia feminista; uma banda totalmente formada por mulheres, em um ambiente musical considerado masculino  na época.

Uma pena que a banda “Shes” durou pouco tempo. Mas, durante sua existência de quatro anos, o grupo alcançou relevância e lançou bons trabalhos como “Pilha Pura” e o videoclipe da música “Soneto”.

Apesar de a banda ter acabado, Pitty continuou envolvida com a música. Inclusive, foi enquanto cursava Música, na UFBA, que conheceu o produtor Rafael Ramos. A partir disso, com banda nova e muito talento, a banda de Pitty realmente decolou.

Primeiro grande sucesso na biografia de Pitty

Indiscutivelmente, “Equalize” e “Teto de Vidro” são dois dos sucessos mais expressivos na carreira de Pitty. 

Mas, a primeira canção da cantora a ganhar projeção nacional foi “Máscara”, de cara, no primeiro álbum da artista. A Propósito, já no início da carreira, Pitty viu a sua música ser tocada na trilha sonora de “Senhora do Destino”, uma as novelas de maior sucesso da TV Globo.

A música é mais um retrato da personalidade autêntica da cantora. Assim, a ideia da canção é estimular que as pessoas sejam elas mesmas, e não um personagem. 

Ninguém é mesmo igual, e não teria graça se fosse, então, ignorar a tentativa de cumprir um padrão e assumir suas peculiaridades seria a melhor forma de viver.

Principais sucessos  da carreira de Pitty

Em quase três décadas de carreira de uma artista como Pitty cabem muito mais sucessos do que teríamos espaço para citar. 

Contudo, muitas das letras da artista marcaram seu espaço no rock nacional, e muitas delas são críticas sociais totalmente relevantes. Talvez por isso seu sucesso ecoe até hoje. 

Algumas alcançaram números estrondosos e romperam muitas barreiras na música e no contexto social. Reunimos as principais delas, apesar de existirem muitas outras igualmente importantes:

Na sua estante

Com certeza, Na sua estante é uma das músicas mais tocadas na carreira de Pitty. Talvez, por ser fazer referência a uma desilusão amorosa que certamente já foi parte da vida de todo mundo. 

Essa sensação de identificação e, claro, a qualidade do conjunto musical, fez com que a música alcançasse números estrondosos.

Equalize

Já citamos antes, mas essa é uma das principais responsáveis pela decolagem da banda de Pitty. Inclusive, ela está no álbum de estreia da banda, o que diz muito sobre a qualidade inquestionável do trabalho da cantora e sua equipe.

Teto de Vidro

Também no primeiro disco, “Teto de Vidro” ganhou bastante evidência ao ser trilha sonora de Malhação. 

Aliás, a letra é atemporal e lembra o fato de ninguém ser perfeito. Todo mundo tem algo de que não se orgulha, o que tira o direito de apontar o dedo para as falhas alheias.

Me adora

Aqui está outro desses exemplares do grande sucesso de Pitty. 

A música traz um uma reflexão super atual do comportamento comum de se destruir aquilo que não se gosta. Inclusive, a letra ganhou uma conotação diferente, já que surgiu bem na ocasião do falecimento de Michael Jackson. 

À época, o trecho “não espere eu ir embora para perceber” fez muito sentido na atenção à necessidade de que as pessoas sejam valorizadas enquanto ainda estão aqui.

Agora só falta você

Apesar de ser uma excelente compositora, Pitty também deu voz a composições incríveis de outros artistas. Essa, por exemplo, é uma letra de Rita Lee, igualmente rainha, e que fez muito sucesso na voz de Pitty.

Por onde anda Pitty?

Como a maioria dos artistas, e por razões óbvias, Pitty deu uma pausa nas apresentações durante os anos pandêmicos. Mas, desde 2022 está de volta aos palcos e ativíssima no cenário musical.

Mas o tempo foi importante para que a cantora lançasse outros projetos, como seu próprio selo musical.

 Atualmente, sua agenda segue a todo vapor, lotada e esgotando lotes de eventos. Aos 45 anos, está em plena forma musical e entregando tudo, como sempre fez.

O legado de Pitty para o rock brasileiro

A biografia de Pitty é também uma espécie de biografia coletiva. Isso porque, com ela, outras áreas vieram se construindo no cenário musical. 

A partir de sua carreira, a presença feminina vem se tornando mais natural no mundo do rock. Afinal, sua trajetória é prova de que rock é coisa de quem gosta de rock, e ponto.

Além disso, a revolução na sua técnica musical é inegável. E, claro a mensagem de suas canções alcançam situações e críticas sociais atemporais, o que ultrapassa o entretenimento e vira objeto de reflexão.

O rock nacional é cheio de representantes que elevam a categoria em todos os sentidos.  E, aliás, você pode conhecer muito mais sobre outros artistas que estão contribuindo para isso. 

O Versos e Prosas tá recheado de informações e novidades sobre eles! 

Então confira os outros posts do nosso site!

Marcos Aurélio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *